sábado, 30 de janeiro de 2010

Lei que torna cidade a 1ª pró-vida do país entra em vigor em abril



A cidade de São Bento do Sapucaí tornou-se a primeira cidade Pró-vida do Brasil. O município no interior de São Paulo é pioneiro na promoção da vida e da família garantindo esse direito em suas leis.

O Programa Nacional de Direitos Humanos assinado pelo Governo Federal em 21 de dezembro do ano passado, trouxe propostas polêmicas. Entre elas a defesa da descriminalização do aborto. Mas uma cidade do interior paulista saiu na frente em defesa da vida.

A pequena São Bento do Sapucaí, com cerca de 11 mil habitantes será a primeira cidade Pró-vida no Brasil. Em quatro de abril, vai entrar em vigor alterações nas leis do munícipio que deixam explícitas uma afirmação não muito clara na Constituição Federal.

As mudanças são fruto do trabalho de vereadores favoráveis à vida. A iniciativa tem o apoio e incentivo do prefeito e moradores.

Na prática, a Câmara deve trabalhar para estabelecer e implementar políticas públicas que promovam, valorizem e protejam a vida e a família.

E a luta a favor da vida em São Bento do Sapucaí não é solitária. Em 2005, a Diocese de Taubaté também no interior de São Paulo deu início ao Movimento Legislação e Vida que tem como objetivo sugerir leis que promovam a família e a vida humana.

Assista o vídeo da reportagem: http://www.webtvcn.net//video?id=115833

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275361

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dia da Infância Missionária: “Com as crianças da África... encontramos Jesus”


Madri (Agência Fides) – “Com as crianças da África... encontramos Jesus” é o tema do Dia da Pontifícia Obra da Infância Missionária na Espanha, que se celebra no dia 24 de janeiro em quase todas as dioceses da Espanha. O Secretário Nacional da Santa Infância está fazendo com as crianças espanholas uma longa viagem através dos cinco continentes, que se concluirá em 2013. O itinerário teve início em 2009, na Ásia. Este ano, o objetivo é a África, para encontrar Jesus em companhia das crianças africanas. Por isso, o Dia tem como meta descobrir quem são e como vivem as crianças deste continente, para poder realizar um intercâmbio com elas. O pôster da campanha do Dia traz um jovem Jesus, confiante e alegre, com a seu redor um grupo de crianças de diversas raças, demostrando mais uma vez que Deus não faz distinções entre pessoas e raças.

Na ocasião, Dom Francisco Pérez González, Arcebispo de Pamplona-Tudela e Diretor Nacional das POM na Espanha, escreveu uma mensagem na qual recorda que as crianças estão unidas para promover um mundo mais justo e uma sociedade pacífica. “A Igreja sempre reconheceu a necessidade de defender as crianças das diversas ameaças que enfrentam. É uma vergonha social que 250 mil crianças morram de fome a cada semana e que mais de 300 mil crianças sejam alistadas como meninos-soldado em várias guerras” – continua o Arcebispo, que acrescenta: “A Infância Missionária quer ser a expressão viva e forte que chega às consciências de todos os seres humanos... As crianças da África, neste Dia da Infância Missionária 2010, devem ser as nossas preferidas, e nelas, devemos ver o projeto de uma nova humanidade”. (CE) (Agência Fides, 22/01/2010)

Links:
Site das Pontifícias Obras (Santa Infância) na Espanha:
http://www.domund.org/OMP/infanciamisionera/infanciamisionera.html

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

AMÉRICA/BOLÍVIA - Os dois compromissos dos jovens para 2010: a Missão e o Congresso latino-americano

Vinto (Agência Fides) – Os jovens da Pastoral Vocacional Juvenil boliviana se encontraram em Vinto na semana passada, para o primeiro encontro nacional de 2010. Os jovens vieram com um grande entusiasmo e um grade propósito de reforçar o tema da Missão Permanente. A reunião se concentrou sobre a contribuição da Pastoral Juvenil em vista do III Congresso dos jovens latino-americanos, que se realizará em setembro na Venezuela.
Os trabalhos se desenvolveram em dois níveis: diocesano e nacional. “Estamos conscientes que no âmbito nacional, uma parte essencial deste processo é o de conhecer e amar Jesus para se tornar seus discípulos-missionários, entendemos que os participantes deste encontro são jovens que possuem um processo de formação em andamento” – disse Rosemary Sauma, secretaria executiva da área Comunhão Eclesial da Conferência Episcopal Boliviana .
Do patrimônio de todas os testemunhos apresentados, a equipe nacional selecionou 20 experiências que foram registradas e depois enviadas à página do site internet do CELAM, com o objetivo de partilhar estes testemunhos com os outros jovens da América Latina. Os jovens desejam fazer alguma coisa, não somente participar do Congresso latino-americano, mas fazer de modo que a sua voz chegue ao congresso. A este propósito o grupo organizador do CELAM assinalou alguns temas para as reflexões aos vários países. A Bolívia teve o tema da “Dimensão da fé e a relação com o cosmo” por isso neste encontro de Vinto foi elaborado um projeto com o tema da criação de Deus e de como o homem cuida da criação. Deste modo a Pastoral Vocacional Juvenil inicia o seu percurso com dois objetivos principais: a Missão Permanente e o Congresso dos jovens latino-americanos. (CE) (Agência Fides, 21/01/2010)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Gotas de formação Missionária


1001 - Missão: uma atividade eclesial

Quando Jesus fundou sua Igreja, enviou-a em missão. Ele mesmo fez questão de preparar seus missionários e envia-los pessoalmente. Deixou claro, desde o começo, que o missionário não é um aventureiro ou um franco-atirador que escolhe “sua” missão, mas é um escolhido e enviado Dele e por Ele. Afinal, a missão é Dele. Jesus é o grande Missionário do Pai. O envio é tão importante que a Igreja formalizou um Rito próprio, incluído no Ritual das bênçãos, onde se destaca a presença do bispo (ou algum seu delegado), para ficar bem claro que aquele que parte não o faz em nome próprio, mas da Igreja.
Conheci alguns missionários estrangeiros que sonhavam com a África, prepararam-se durante anos e, na véspera da partida, receberam sua designação para o Brasil. Vieram felizes da vida, como se aqui fosse sua sonhada África (e fazem um belo trabalho!), vendo nisso a vontade de Deus para suas vidas. Entenderam que não são turistas (que escolhem seu destino e preparam a mala á gosto) mas são enviados de Deus, através da Igreja por Ele fundada. Sem dúvida, têm ministérios frutuosos. Entenderam que o/a missionário/a é alguém que, enviado pela Igreja, age como Igreja. Não busca suas satisfações pessoais, sua “promoção”, uma aventura, mas satisfazer a fome de Deus que existe no coração de toda humanidade (ainda que muitos não tenham clara consciência disso).
A missão, seja local, seja além fronteiras, é sempre missão da Igreja. Deve, portanto, ser realizada em profunda sintonia (comunhão) com o pároco, o Bispo local, a Conferência dos Bispos e o Papa. Se algum elo desta cadeia é rompido, pode-se até fazer um bonito trabalho de animação, de promoção humana, etc, etc, mas não será missão da Igreja.
Ao iniciarmos mais um ano, peçamos a Deus por nossos missionários espalhados pelo mundo inteiro para que saibam sempre “sentir com a Igreja”, agir como membros e enviados dela, que se mantenham sempre em profunda comunhão com os Pastores legítimos, que garantem a apostolicidade da única Igreja de Cristo.


Pe. Edson Assunção
Sec. Nac. Infância e
Adolescência Missionárias

Arcebispo de Porto Príncipe é uma das vítimas do terremoto no Haiti


Entre as vítimas do terremoto que abalou o Haiti, a agência de notícias MISNA informa que foi encontrado sob os escombros e sem vida o corpo do arcebispo de Porto Príncipe, dom Serge Miot.

No momento, não há ainda notícias sobre o vigário geral da capital haitiana, monsenhor Benoît Seguiranno, desaparecido após os abalos sísmicos.

“Porto Príncipe está completamente devastada. A catedral, o arcebispado, todas as grandes igrejas e todos os seminários se reduziram a um acúmulo de escombros”, informou o núncio apostólico para o Haiti, arcebispo Bernadito Auza.

A Cáritas internacional está mobilizando um apelo mundial em favor do grande terremoto que atingiu ontem o Haiti nas proximidades da capital Porto Príncipe. Os tremores atingiram milhões de pessoas no país mais pobre da América Latina e já vítima de outros recentes desastres naturais, como os dois furacões em setembro de 2008.

A Cáritas e seus membros estão se preparando para responder as emergências no Haiti através das diversas organizações eclesiais e comunidades parceiras na localidade. A organização já tem ampla experiência na provisão de água potável, abrigo, comida e assistência sanitária através de suas 200 clínicas na região.

O apelo da agência internacional caritativa inclui um pedido de oração por seus colaboradores e a população no Haiti. Está sendo organizado um vôo que deve levar ao país o Diretor de Ajuda humanitária da organização, Alistair Dutton, e a Chefe de Comunicações, Michele Hough, além de especialistas em logística, água, serviços sanitários e abrigo.

Outras agências internacionais da Igreja, como Ajuda à Igreja que Sofre, Secours Catholique, Catholic Relief Services também estão mobilizando seu pessoal além de destinar fundos emergenciais para auxiliar a população local.

Fonte: CNBB