quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Curso de Formação Missionária Ad Gentes 2010: formação integral para missionários

Brasília (Agência Fides) – Teve início domingo, 8 de agosto, no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, o Curso de Formação Missionária Ad Gentes 2010. Estão inscritos no curso 37 sacerdotes, religiosos e leigos que se preparam para ser enviados em missão à África, Ásia, Europa e à própria América Latina.
Uma nota enviada à Agência Fides pelo padre Stefano Raschietti, secretario executivo do CCM, explica que a iniciativa de duração de três semanas (incluindo três dias de retiro espiritual), “quer fornecer aos missionários uma preparação humana, intelectual, espiritual e prática. É necessário que os missionários e missionárias tenham um momento para encontrar-se consigo mesmos, com os próximos e com Deus, e desta forma, possam preparar-se para responder aos desafios da missão além-fronteiras. O curso oferece um importante momento de reflexão e estudo antes de partir para esta experiência grande e fascinante de ser hospedes nas casas dos outros”.
O Curso de Formação Missionária Ad Gentes 2010 aborda a missão segundo o ensinamento do Evangelho de Lucas: a missão como realização das Escrituras; a missão como chamado à conversão e ao perdão para todas as nações; a missão a partir de Jerusalém; a missão como testemunho; a missão como ação do Espírito (cfr Lc 24,44-49). A universalidade desta visão missionária se manifesta no surpreendente encontro com a pessoa de Jesus. Partindo destas premissas evangélicas, o curso deve analisar as principais questões relativas à experiência missionária além-fronteiras, seguindo sete pontos de vista: humano-afetiva; bíblica, histórica, antropológica, teológica, prática e espiritual. O Curso Ad Gentes 2010 se encerra em primeiro de setembro.
(CE) (Agência Fides, 10/08/2010)

domingo, 8 de agosto de 2010

SÓ OBSERVANDO!

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante; então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.
Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido.
Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada; ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '

22 a 27 de janeiro de 2013


Já se encontra em pleno processo a organização do 4° Congresso Missionário Ameri­cano (9° Congresso Missionário Latino-Americano), que será realizado em Maracaíbo (Venezuela), em janeiro de 2013. Transcre­vemos a seguir algumas informações publicadas no Boletim n° 1 de preparação do evento.

Um Congresso Missionário
Um Congresso Missionário é uma reunião, um conjunto de pessoas em marcha missionária, com compromissos concretos em suas respectivas Igrejas locais. São pessoas que se encontram e vivem a graça de estar juntos para partilhar a centralidade de sua fé em Jesus Cristo. São pessoas que se encontram para partilhar experiências missionárias muito variadas e cheias de vida. São pessoas que celebram sua fé com expressões festivas. Possui também uma dimensão de estudos e de formação.
O resultado mais importante, difícil de ser percebido e expresso em toda a sua riqueza, é talvez a graça do encontro, de partilhar e celebrar a fé em comum.


Congressos anteriores
Estes Congressos Missionários continentais têm sido realizados de quatro em quatro anos. Até o momento foram realizados oito Congressos Missionários Latino-Americanos:




* Comla 1, em Torreón (México), em 1977, que teve como lema Missão Universal... Compromisso de Todos. Foi o 7° Congresso Missionário do México, do qual participaram como convidados dois representantes de cada país da América Latina. Percebeu-se a necessidade de passar de somente receber a também dar, da Missão "ad gentes" a partir da América.
* Comla 2, em Tlaxcala (Mé­xico), em 1983, que teve como tema Com Maria... Missionários de Cristo. A participação de todas as Igrejas da América Latina aumentou consideravelmente. A Missão "ad gentes" apareceu como necessidade urgente para nossas Igrejas, com condição de sua própria vitalidade.


* Comla 3, em Bogotá (Co­lôm­bia), em 1987, que teve como lema América, Chegou a Tua Hora de Ser Evange­li­za­dora. Foram dados novos passos importantes em relação ao papel das Igrejas locais na Missão "ad gentes", de pobre a pobre. Descobriu-se que cada Igreja local, ou cada diocese, é a base da atividade missionária da Igreja.


* Comla 4, em Lima (Peru), em 1991, teve como lema América, a Partir de Tua Fé Envia Missionários. O Papa João Paulo II havia publicado recentemente a Encíclica Redemptoris Missio. Esta encíclica foi de grande apoio e enriquecimento para este Comla que quis revigorar a resposta das Igrejas locais na animação missionária e dinamizar a Nova Evangelização.


* Comla 5, em Belo Ho­ri­zonte, MG (Brasil), em 1995, que teve como lema Vinde, Vede e Anunciai. Deu preferência às culturas indígenas e afro-americanas; também deu especial atenção à cultura moderna, especialmente concentrada nas grandes cidades; e tudo isto, visto à luz da Missão universal.

* Comla 6, Paraná (Argen­tina), em 1999, que teve como lema América com Cristo... Sai de Tua Terra. Este Congresso contou pela primeira vez com a participação de delgados do Canadá e dos Estados Unidos, tornando-se assim o 1° Con­gresso Missionário Ameri­ca­no (CAM 1). Apro­fundou-se na ocasião a urgência da evangelização inculturada; o fomento do ecumenismo e do diálogo inter-religioso; a animação missionária na pastoral ordinária; as Pontifícias Obras Missionárias como instrumento prioritário de animação e cooperação missionária.

* CAM 2-Comla 7 (Guate­mala), em 2003, que teve como lema Igreja na América, Tua Vida É Missão! Este Congresso visava "animar a vida das Igrejas particulares do continente a que, a partir de sua experiência evangelizadora, assumissem responsável e solidariamente o compromisso da Missão "ad gentes" (de primeiro anúncio aos povos não cristãos). Em preparação, o Brasil realizou seu 1º Congresso Missionário Nacional.

* CAM 3-Comla 8 (Equador), em 2008, que teve como lema América com Cristo: Escuta, Aprende e Anuncia. Este Congresso procurou evidenciar o essencial na ação da Igreja: discipulado, pentecostes e evangelização. Em preparação, o Brasil realizou seu 2º Congresso Missionário Nacional. No encerramento, foi lançada oficialmente a Missão Continental.

* CAM 4-Comla 9 (Vene­zuela), em 2008, em fase de últimas definições, será realizado na cidade venezuelana de Maracaibo, de 22 a 27 de janeiro de 2013. O tema deverá abordar três linhas-mestras: Missão "ad gentes", pluriculturalidade e secularização, à luz da realidade de sermos discípulos-missionários de Jesus Cristo. Em preparação, estão previstos dois simpósios missiológicos: em janeiro de 2011, em Caracas (Venezuela), e em janeiro de 2012, no Panamá.
(CAM 4-Comla 9, Boletín 1, POM-Venezuela)





AMÉRICA/BRASIL - Curso para sacerdotes no Centro Cultural Missionário coloca as Missões em evidência

Brasília (Agência Fides) – A formação missionária requer hoje uma intensa preparação humana, espiritual, intelectual e prática. Por este motivo, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) realizou de 22 a 31 de julho um curso de teologia e espiritualidade Missionária para sacerdotes, com o tema “consagrados e enviados a todos os povos”.
O objetivo deste curso é redescobrir o ministério sacerdotal à luz da perspectiva missionária, reforçar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão, para enfrentar as questões fundamentais, aumentar a consciência missionária dos participantes e guia-los a uma prática de evangelização sempre mais inculturada, considerando o horizonte universal.
Segundo o secretário executivo do CCM, Padre Stefano Raschietti, o curso suscitou a redescoberta do ministério sacerdotal na missão de hoje. “A missão se refere à identidade mais profunda do sacerdote; do mesmo modo, a missão se refere à própria essência da Igreja”. Padre Raschietti vê o efeito positivo do Vaticano II na crescente atividade missionária. “Com efeito, o Concílio Vaticano II diz que a Igreja peregrina é missionária por natureza. Não é por acaso que a pratica missionária representa uma dimensão privilegiada no exercício do ministério sacerdotal”.
O secretario nacional da Pontifícia União Missionária e um dos relatores, padre Savio Corinaldesi, explicou aos participantes que o sacerdote é um termômetro da sociedade; por isso, o ele deve sempre se manter motivado, seja na vida como no trabalho missionário. “O Sacerdote não pode se acomodar. Devemos estar sempre acordados, prontos, preparados. Isto significa obter o máximo de nosso trabalho, que é a evangelização e a missionariedade”.
O curso, de 10 dias, teve 15 participantes. O CCM promove cursos de formação missionária em sintonia com a Comissão Episcopal da Pastoral Missionária e a Cooperação Intereclesial; a Comissão episcopal para o ministério ordenado e da vida consagrada; a Comissão Episcopal para a Amazônia, o Conselho Missionário Nacional a Conferência dos Religiosos do Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias, a Comissão Nacional dos Sacerdotes e a organização dos seminários e institutos do Brasil.
(CE) (Agência Fides, 03/08/2010)