quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alguns cartazes usados para reflexão do mês missionário pelo mundo:


Venezuela

Portugal

Irlanda



Itália

Equador


França



Filipinas


Estados Unidos

Espanha


Dinamarca


Chile


Brasil



Bolívia


Bélgica


Austrália

Argentina


Alemanha

AMÉRICA/ESTADOS UNIDOS - “Sejam missionários”, o convite do diretor nacional das POM a todos os batizados

Albuquerque (Agência Fides) – “A missão, muitas faces: um retrato dos católicos dos Estados Unidos em missão" é o tema do Congresso Missionário 2010, que começa no dia 28 de outubro de 2010, em Albuquerque, Novo México. O congresso, que durará até 31 de outubro, prevê riflexxões, mesas-redondas, trabalhos em grupo e oficinas sobre temas relativos ao trabalho missionários nos Estados Unidos, a missão em outras tradições, perspectivas ecumênicas da missão, os missionários estrangeiros que trabalham no EUA e outras problemáticas. O congresso é promovido pelo “Catholic Mission Forum”, uma associação ligada à organizações missionárias católicas nos Estados Unidos, incluindo as Pontifícias Obras Missionárias. Nas vésperas do Congresso, Dom John E. Kozar, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias nos Estados Unidos, disse à Fides: "Estamos ansiosos para participar do Congresso Missionário, no Novo México, oferecendo a nossa gratidão à Associação Católica Missionária dos Estados Unidos para reunir todos aqueles que estão engajados no trabalho missionário da Igreja. Estamos particularmente satisfeitos de participar deste encontro junto com um colaborador precioso, a Comissão para a Evangelização e Catequese da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. Em nossos esforços para a animação missionária, continuamos a ver muitas oportunidades para a missão da Igreja em nosso país: especialmente no campo das novas mídias e redes sociais. Esperamos que o nosso tempo juntos possa ser fecundo para nos incentivar uns aos outros. Convidamos todos os fiéis católicos batizados a serem missionários, partilhar a fé, e serem protagonistas em levar Jesus, a “Boa Nova”a um mundo que espera!". (AR) (Agência Fides, 27/10/2010)

sábado, 23 de outubro de 2010

As POM’s financiam a vida das jovens Igrejas, formação de seminaristas e sacerdotes, ajuda às crianças e animação missionária de todo o povo de Deus

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – As coletas do Dia Mundial das Missões, ofertas e doações de benfeitores, somadas a contribuições derivadas de iniciativas particulares de animação missionária recolhidas pelos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias das nações, constituem um Fundo comum, o Fundo Universal de Solidariedade. Durante a Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias, habitualmente no mês de maio, todos os Diretores Nacionais, sob a guia do Presidente e dos Secretários gerais das quatro Obras Pontifícias, examinam as milhares de demandas de subsídio provenientes de todo o mundo e enviadas às Secretarias internacionais para a construção de igrejas, capelas ou espaços para a pastoral, para o sustento e a formação de seminaristas e catequistas, para iniciativas de educação e promoção dirigidas à infância. Com base na disponibilidade econômica e em critérios de equidade e justiça, a Assembléia decide a distribuição dos subsídios. Infelizmente, o Fundo Universal de Solidariedade não é suficientemente amplo para consentir o atendimento de todos os pedidos.
Pontifícia Obra da Propagação da Fé
À Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) chegam anualmente milhares de projetos de todo o mundo missionário com pedidos de subsídios referentes principalmente à manutenção e formação de catequistas, à construção e manutenção de igrejas, capelas e conventos, à atividade das organizações diocesanas, às ajudas para o trabalho pastoral de congregações religiosas...
A Assembleia Geral 2010 das Pontifícias Obras Missionárias, ao examinar as demandas recebidas, atribuiu os seguintes subsídios:
ÁFRICA - subsídios ordinários 17.236.000 $; catequistas 7.169.900 $; mídia (Signis) 859.500 $; subsídios extraordinários 24.208.000 $. 
AMÉRICA - subsídios ordinários 2.020.000 $; catequistas 659.000 $; mídia (Signis) 195.000 $; subsídios extraordinários 1.032.400 $. 
ASIA - subsídios ordinários 10.774.500 $; catequistas 4.071.800 $; mídia (Signis) 732.000 $; subsídios extraordinários 10.182.900 $. 
EUROPA - subsídios ordinários 1.184.200 $; catequistas 16.000 $; subsídios extraordinários 143.000 $. OCEANIA - subsídios ordinários 1.478.000 $; catequistas 406.000 $; mídia (Signis) 334.000 $; subsídios extraordinários 595.500 $.


Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo
A Pontifícia Obra de S. Pietro Apóstolo subvencionou um total de 837 seminários entre dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos e não-dependentes: 461 seminários menores e 376 seminários maiores. Os seminaristas sustentados pela Obra são 77.715, assim subdivididos: 51.592 seminaristas menores e 26.123 seminaristas maiores. 
Ao examinar as demandas recebidas, a Obra concedeu subsídios da seguinte forma: aos Seminários menores: 6.427.490 $; aos Seminários maiores e propedêuticos: 15.913.601 $. Para ajudas extraordinárias, foram destinados 6.504.005,98 $. A Obra atribuiu também 836.760 $ aos noviços e 1.432.990 $ às noviças atualmente em território de missão.
Pontifícia Obra da Infância Missionária
A Pontifícia Obra da Santa Infância ou Infância Missionária tem como fulcro o papel dos ‘pequenos’ no âmbito do anúncio do Reino. Os pedidos de subsídio referem-se à realização de programas de instrução religiosa, assistência alimentar e médico-sanitária, fornecimento de uniformes e material escolar, mobílio de salas de catequese e de centros de infância, compra de medicamentos, sustento de crianças pobres, proteção da vida... A Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias 2010, ao examinar as demandas recebidas, atribuiu subsídios num total de 18.015.600,70 $ (3.696.000 $ de subsídios ordinários e 14.206.100 $ de subsídios extraordinários). 
A repartição dos subsídios por continente é a seguinte: África 10.782.300 $; América 933.100 $; Ásia 5.820.800 $; Europa 118.900 $; Oceania 247.000 $. 
A estes, somam-se: 113.500,70 $ de subsídios às Direções nacionais. Em relação aos projetos aprovados: 462 referem-se à pastoral da infância, 45 à animação e formação missionária, 96 à educação pré-escolar, 989 à educação escolar, 254 à formação cristã, 779 à proteção da vida. 


Pontifícia União Missionária


A Pontifícia União Missionária
 foi definida por Paulo VI como ‘a alma das outras Pontifícias Obras Missionárias’. Seus objetivos são a promoção da consciência missionária entre os seminaristas, sacerdotes e religiosos; a animação de todo o Povo de Deus pela Missão, difundindo e promovendo as outras Pontifícias Obras Missionárias, para colocar toda a Igreja ‘em estado de missão’; favorecer a união dos Cristãos.
(SL) (Agência Fides 21/10/2010)

ÁSIA/CHINA - A comunidade católica continental rumo ao Dia Mundial das Missões

Bao Dding (Agência Fides) – Em vista do Dia Mundial das Missões, domingo, 24 de outubro, também a comunidade católica chinesa está intensificando seu caminho através de uma miríade de iniciativas. Segundo o que Faith de He Bei referiu à Agência Fides, a paróquia da Wei Nan da diocese de Tian Shui, que tem mais de 2.500 fiéis, preparou diversos subsídios missionários e sobre a fé cristã que será distribuído no domingo, 24 de outubro, para divulgar Cristo e convidar as pessoas a fazerem parte da família da Igreja. Segundo o pároco, Pe. Lu Na Ni, “haverá uma procissão solene, a terceira este ano, após a Páscoa e Pentecostes. A cada ano organizamos para o Dia Mundial das Missões a procissão de Evangelização, em que enviamos os grupos de Evangelização. A cada ano temos uma média de 80 batizados, nos últimos três anos tivemos 320 batismos de adultos. A Paróquia de Bo Tou, da Diocese de Cang Zhou, aguarda com ansiedade a chegada de Dom Joseph Li Lian Gui que presidirá a solene eucaristia do Dia Mundial das Missões, durante a qual conferirá o mandato missionário. O sacerdote recorda: "Nós sempre demos importância à evangelização através da mídia. Com 5.000 fiéis fizemos 553 assinaturas nos jornais católicos de imprensa, além disso, os sites da internet católicos são os preferidos dos fiéis. Com estes novos métodos de evangelização, temos uma média de 200 batizados a cada ano". Também a diocese de Nan Chong deu grande importância para a evangelização através da comunicação. O boletim paroquial é também a fonte de formação cristã e missionária. Em vista do Dia Mundial das Missões, a diocese imprimiu o texto da mensagem e o material missionário, além da apresentação do dia, tudo será distribuído nas paróquias, no domingo. A diocese de Tai Yuan, com mais de 80.000 fiéis, já organizou os catequistas para acolher os fiéis e os não-católicos em frente à Catedral, e para ilustrar nas paróquias o significado da missão, da fé cristã, do Dia Mundial das Missões. ... A Diocese de Wan Zhou, na conclusão do curso sobre Sagrada Escritura, celebrará o Mandato missionário em 24 de outubro, Dia Mundial das Missões. (NZ) (Agência Fides 21/10/2010)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As Crianças e a Partilha




"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes" (Jo 6,9).


Todos conhecemos a passagem da multiplicação dos pães que Jesus realizou. Mas certamente poucas vezes atentamos para este pormenor: os pães multiplicados por Jesus eram de um menino, que os coloca em comum. Ninguém tinha nada para oferecer, só um menino. E, graças à sua solidariedade, o milagre acontece.


A Campanha Missionária (CM) de 2010, em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF), tem como tema Missão e Partilha. Ela nos convida a servirmos somente ao Senhor, que ouve "o clamor do povo" (Ex 3,7b), e vem libertá-lo, mas que quer contar também com a colaboração humana. Assim como a CF, também a CM nos convida a não nos apegarmos às nossas coisas, nossas posses, e assim sermos solidários com quem tem menos do que nós. Na Missão, retomamos Puebla 368, que nos convida a "dar de nossa pobreza".


Nesse aspecto temos muito que aprender das crianças, desse menino do Evangelho, e também dos milhares de meninos e meninas que são membros da Infância e Adolescência Missionária. Estas crianças e adolescentes fazem, todos os meses, algum sacrifício, e oferecem o seu valor material para o cofrinho missionário, que depois é encaminhado ás POM, e colocado à disposição do Fundo Universal de Solidariedade Missionária, para o mundo inteiro. E as ofertas das crianças do Brasil (em sua maioria, crianças pobres) cresce cada ano.


Os adultos somos convidados a imitar as crianças, ofertando por algumas razões precisas, como:


Por amor a Deus, que nos deu esses dons para compartilhá-los com os irmãos. Ele nos chama a fazê-lo com generosidade de coração, a amá-Lo, servindo-O nos irmãos.


Porque os irmãos necessitam e têm direito da nossa ajuda. São muitas as necessidades materiais e econômicas das Missões; não só para fundar a Igreja com estruturas mínimas (capelas, escolas, salas para catequese, moradia para órfãos, etc.), mas também para sustentar os missionários e as obras de caridade, de educação e promoção humanas, campo imenso de ação, especialmente nos países pobres. Reconhecemos que os necessitados são nossos irmãos, e que, ao ajudá-los, estamos servindo a Jesus presente neles. Que Jesus nos possa dizer: "Eu estava com fome, e me destes de comer" (Mt 25,35).


Por nós mesmos: para salvar-nos, administrando honradamente e compartilhando os bens que Deus nos deu para servir aos irmãos. Salvamo-nos, cumprindo fielmente nossa própria Missão de propagar nossa fé, com tudo o que somos e com tudo o que temos. Comunicamos nossa fé, compartilhando nosso pão. Partilhamos nosso pão, para comunicar nossa fé e fazer discípulos para Jesus.


Como vemos, motivos para sermos solidários com a atividade missionária da Igreja (que é dever de cada um de nós) não nos faltam. Aprendamos, pois, das crianças, e façamos nossa oferta generosa no Dia Mundial das Missões (dia 24 de outubro, penúltimo domingo do mês)!


Nossas vidas pela Missão além-fronteiras!


Pe. André Luiz de Negreiros - Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária

Aumentam as religiosas empenhadas contra o tráfico de seres humanos

Salvador (Agência Fides) – Concluiu-se em Salvador, na Bahia, o encontro de religiosas da Rede “Um grito pela Vida”, que preparou 27 pessoas das regiões do norte e do nordeste do Brasil para atuar na prevenção do tráfico de seres humanos. O encontro teve início em 14 de outubro e alcançou resultados positivos, como afirmou irmã Gabriela Bottani, integrante brasileira da Rede. Durante o encontro, foram apresentados estudos sobre o tráfico de seres humanos, inspirando-se em material didático, pesquisas e até mesmo estudos bíblicos. Um dos temas considerados mais urgentes a serem enfrentados, segundo a Rede, foi a exploração sexual de mulheres e crianças. Foram também utilizados dados oficiais da Organização Internacional para as Migrações (OIM) a respeito deste crime transnacional, assim como dados do Instituto de Pesquisa Nacional sobre o tráfico de mulheres, crianças e adolescentes (PESTRAF, 2002) que permitem aprofundar os aspectos relacionados a este problema. O objetivo do encontro foi formar “multiplicadores” (formadores que, por sua vez, possam formar outras pessoas) na prevenção do tráfico de seres humanos e promover o reforço da Rede na região. Segundo Irmã Gabriela, estiveram representados na reunião os estados de Rondônia e Pará, no Norte, e Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, do Nordeste. Depois desta formação, os participantes poderão formar núcleos em suas áreas de competência, para comunicar aos outros aquilo que aprenderam e alertar para os perigos do tráfico de seres humanos. “É necessário ter e dispor de uma presença mais capilar, ou seja, alcançar lugares diversos e sensibilizar o mais pessoas possível” – evidenciou Irmã Gabriela.
A nota enviada à Agência Fides, informa que está no calendário de 2011 um encontro de religiosas em Foz do Iguaçu, no Paraná, para reforçar e ampliar ainda mais as atividades da Rede “Um Grito pela Vida". “As pessoas estão percebendo como é importante o trabalho das religiosas e estamos criando oportunidades para a participação dos leigos” – concluiu Irmã Gabriela.
A Rede “Um Grito pela Vida” está estritamente ligada à Conferência dos Religiosos do Brasil (CBR), e age na prevenção do tráfico de seres humanos com trabalho de sensibilização, principalmente em meio a comunidades e grupos com maior risco de se tornar vítimas deste crime organizado.
(CE) (Agência Fides, 19/10/2010)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sugestões de atividades para o mês de Outubro

A celebração do Mês Missionário, que é a última e grande campanha do ano, oferece-nos a ocasião para realizarmos atividades capazes de movimentar todos os setores da Paróquia. Às comunidades paroquiais oferecemos algumas sugestões para a preparação e a realização do Mês das Missões.





1) FUNDAR O COMIPA
(Conselho missionário Paroquial). Trata-se de um grupo de pessoas que assume a tarefa de alimentar a dimensão missionária nos diversos setores da comunidade.


2) REFLETIR E CELEBRAR
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) todos os anos organizam e distribuem para todas as dioceses do Brasil, celebrações para reflexão do mês missionário. Neste ano de 2010, a novidade da Campanha Missionária é a substituição da costumeiras Celebrações semanais, por uma Novena Missionária, acompanhada de um DVD com testemunhos missionários. O DVD contém nove breves documentários com temas relacionados à Missão. Cada filme dura em média sete minutos, e os nove temas abordados estão em sintonia com o conteúdo do respectivo dia da Novena. Usem-no em seus encontros. (Procurem este e outros subsídios em sua Paróquia ou na Cúria Diocesana).


3) PROMOVER DEBATES
Às lideranças, grupos e movimentos propomos este debate:
1 - Como vai a nossa ação evangelizadora?
2 - Estamos dando atenção aos "sinais dos tempos" em vista de uma nova evangelização?
3 - Quem estamos atingindo?
4 - A nossa comunidade se preocupa com o mundo ainda a ser evangelizado? Como?
5 - Já enviou e se preocupa com o envio de missionários(as) para a evangelização dos não-cristãos?


4) GINCANA MISSIONÁRIA
Lançar, no início do mês missionário, uma "gincana missionária" envolvendo pastorais, movimentos e povo em geral.


5) TERÇO MISSIONÁRIO
Pode ser organizado pelos catequistas da comunidade, distribuindo cada Mistério e a apresentação dos diversos continentes entre as turmas de catequese. Será um momento forte de missionariedade. As crianças poderão convidar seus familiares e amigos.


6) PREGAÇÃO E LITURGIAS
Nas Santas Missas do mês, a pregação, os comentários, ofertórios vivos... Motivem para um maior empenho e abertura missionária. A própria coleta, no Dia das Missões, seja organizada de maneira que estimule a generosidade dos cristãos.


7) IMPRENSA MISSIONÁRIA
As revistas e sites missionários suscitam o espírito missionário universal! O mês missionário é uma oportunidade a mais para torná-los conhecidos:
- Revista Missões (www.revistamissoes.org.br)
- Revista Mundo e Missão (www.mundomissao.com.br)
- Jornal Missão Jovem (www.missaojovem.com.br)
- Boletim SIM/POM (www.pom.org.br)
- COMINA (www.alemfronteiras.org.br)


8) INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA/JUVENTUDE MISSIONÁRIA
Se ainda não existir, fundem "lnfância e Adolescência Missionária" e a “Juventude Missionária” em sua comunidade. Peçam ajuda a outras comunidades que já possuem a IAM e JM. Estarão trabalhando para formar as futuras lideranças e os missionários de amanhã.

Dia 12 de outubro é dia das Crianças!

Você sabia que em alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil? Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!




Dia Universal da Criança
Existe também o dia universal da criança que é comemorado em muitos países em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.





DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
1) Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2) Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3) Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4) Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
5) Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
6) Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7) Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8) Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9) Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
10) Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

FONTE: www.smartkids.com.br