terça-feira, 30 de novembro de 2010

Despertar missionário anima a Igreja no estado de São Paulo







O Conselho Missionário Regional do Estado de São Paulo – COMIRE Sul 1 da CNBB realizou neste sábado, 27 de novembro, a sua Assembleia anual, na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, Região Lapa da capital paulista. Um momento de oração, inspirado em imagens bíblicas do pastor, do semeador e do pescador, abriu os trabalhos que tinha por finalidade avaliar as atividades realizadas ao longo do ano e fazer propostas para 2011.


O coordenador do COMIRE, Robson Luiz Ferreira, agradeceu a presença dos 40 representantes das oito sub-regiões pastorais do Estado e apresentou dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí como o novo presidente do Organismo no Estado. Dom Vicente mostrou otimismo sobre o que viu. “Estou impressionado pela vitalidade de muitos missionários e missionárias que trabalharam fora do país e que hoje estão aqui. Isso vai servir de grande estímulo para enfrentar com mais coragem e realismo o desafio da Missão Continental o que tornará a Igreja cada vez mais missionária para que façamos da Missão a linha motora da nossa ação evangelizadora”, sublinhou dom Vicente.

Na partilha sobre as atividades realizadas nas dioceses do Regional durante o ano foram destacadas iniciativas em sintonia com a Missão Continental, a articulação da Campanha Missionária do mês de outubro, os trabalhos com a Infância, Adolescência e Juventude Missionária, os cursos de formação, a animação e articulação dos Conselhos Diocesanos.



Convidado para refletir sobre a Missão Continental, padre Alcides Costa, superior provincial dos missionários Combonianos, explicou que a iniciativa lançada em Aparecida, não é apenas um Projeto, mas um jeito novo de ser Igreja. “É uma opção missionária que pretende renovar a comunidade eclesial em seu conjunto, para que todos os batizados, convertidos em discípulos missionários, sejam capazes de dar testemunho da Boa Notícia hoje”, destacou padre Alcides. Nesse sentido, segundo o assessor, a Missão Continental vem a ser “um Projeto de animação missionária para despertar a consciência dos cristãos e resgatar a dimensão missionária da Igreja convocada para uma missão em todo o continente e além de suas fronteiras”, disse.


Padre Alcides recordou ainda a finalidade do COMIRE que existe para “articular todas as forças missionárias em comunhão com a CNBB do Regional, o Conselho Missionário Nacional – COMINA e a Conferência dos Religiosos no Brasil – CRB”, além de “inserir a ação Missionária Universal na pastoral realizada no Regional e nas dioceses, para que estas se tornem decididamente missionárias”, concluiu. Ao longo do ano, o COMIRE Sul 1 realiza quatro reuniões da Equipe Executiva, um Encontro Estadual e a Assembleia. Robson Luiz comunicou algumas normas para sediar o Encontro Estadual. Em 2010 o evento aconteceu em Presidente Prudente e o próximo será na cidade de Santos, em setembro de 2011.


Outro tema discutido foi a proposta feita pela 32ª Assembleia das Igrejas Particulares de São Paulo, realizada no mês de outubro, para as dioceses e o Regional que decidiu fortalecer os Conselhos Missionários Diocesanos e paroquiais, promover encontros diocesanos e regionais com agentes de pastoral para estimular o espírito missionário, designar um padre para coordenar este trabalho em cada uma das oito sub-região pastoral do Estado e inserir na formação das dioceses a dimensão missionária. Demonstrando otimismo, a Assembleia do COMIRE acolheu essa proposta como uma oportunidade para intensificar o dinamismo missionário nas dioceses e por sua vez, sugeriu, entre outras iniciativas, constituir uma equipe de coordenação para articular esse trabalho, em sintonia com os bispos do Estado. Fortalecer os Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais, promover cursos de formação para coordenadores e seguir trabalhando na perspectiva da Missão Continental, foram outras propostas feitas.


Entre as atividades comunicadas, Tiago Scalco, coordenador da Juventude Missionária – JM do Regional, apresentou um novo Projeto além fronteiras que visa enviar, no mês de dezembro de 2011, um grupo de jovens para a Guiné Bissau, África. Os candidatos a serem enviados farão uma preparação de acordo os objetivos das Pontifícias Obras Missionárias – POM. O projeto conta com o apoio do Pontifício Instituto das Missões ao Exterior – PIME, congregação missionária com longa experiência naquele país.


Nádia Maria, coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM, apresentou um breve relatório das atividades com destaque para a 7ª Assembleia Regional da IAM, realizada em São Paulo, no mês de novembro. A IAM é uma das quatro Obras Pontifícias e foi fundada na França, em 1843 chegando ao Brasil em 1858. Está presente em mais de 30 das 44 dioceses do Estado de São Paulo. Para 2011 a IAM fará um grande Encontro Regional e mais de 20 encontros de formação e implantação da obra nas dioceses. Nádia finalizou citando dom Helder Câmara: “É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada, mas graça das graças é não desistir nunca”.


Nas comunicações, padre Pedro Facci, PIME, apresentou o seu livro “Entre Meridianos e Paralelos”, fruto da sua dissertação de mestrado em Missiologia e destacou a importância das revistas missionárias para a formação.




Uma missa presidida pelo padre Alcides Costa, dentro do espírito do Advento, encerrou a Assembleia no final da tarde.


Fonte: Revista Missões

ÁSIA/MONGÓLIA - Pela primeira vez, Ulan Bator é “Cidade pela vida” contra a pena de morte

Ulan Bator (Agência Fides) – Ulan Bator, capital da Mongólia, adere pela primeira vez à iniciativa “Cidades pela Vida”, a grande manifestação organizada pela Comunidade de Santo Egídio contra a pena de morte, que se celebra amanhã, 30 de novembro, em mais de 1.300 cidades de todo o mundo. Dentre as novas adesões, além de Ulan Bator, registra-se o retorno de Bishkek (Quirguistão) depois de três anos em que foi proibida pelo governo.
A Mongólia está também entre os 107 países que votaram a favor da moratória universal da pena capital, durante a 65a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 11 de novembro passado. Em janeiro de 2010, a Mongólia proclamou a moratória unilateral das sentenças de morte e execuções. Agora, um projeto de lei que prevê a abolição da pena capital pelo Código Penal está sendo examinada pelo Parlamento.
Dentre as cidades asiáticas mobilizadas no projeto “Cidades pela vida”, estão também Lahore (Paquistão), Jacarta (Indonésia) e Dushanbe (Tajiquistão).
A iniciativa pede às cidades que participam ativamente que promovam um gesto visível à cidadania e ao mundo, como demonstração de seu compromisso concreto para a sensibilização da sociedade civil. Em muitas capitais do mundo, realizam-se concentrações, marchas, sit-in, espetáculos, assembleias públicas em escolas e universidades. Muitas cidades disponibilizam seu monumento principal como “local vivo”, iluminando-o e usando-o como palco de projeções que ressaltam o empenho e o diálogo com a cidadania por um mundo sem a pena de morte. 
A prima edição da Jornada Mundial das “Cidades pela vida – Cidades contra a Pena de morte” foi lançada pela Comunidade de Santo Egídio em 30 de novembro de 2002 e contou com a participação de cerca de 80 cidades. Hoje, aderem mais de 1.300 cidades em mais de 85 países no mundo, entre as quais 64 capitais, nos cinco continentes. (PA) (Agência Fides 29/11/2010)
VATICANO - O apelo do Papa "para promover uma cultura sempre respeitosa da vida humana, para procurar condições favoráveis e redes de apoio ao acolhimento e ao desenvolvimento da vida” Cidade do Vaticano (Agência Fides) – “Exorto os protagonistas da política, da economia e da comunicação social a fazerem o que está em suas possibilidades, para promover uma cultura sempre respeitosa da vida humana, para procurar condições favoráveis e redes de apoio ao acolhimento e ao desenvolvimento da vida”: é o apelo que o Santo Padre Bento XVI lançou sábado à tarde, 27 de novembro, na Basílica Vaticana, durante a celebração das Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento, precedida pela Vigília de oração pela vida nascente. “O início do Ano Litúrgico nos faz viver novamente a espera de Deus que se fez carne no seio da Virgem Maria, do Deus que se fez pequeno, se tornou uma criança” – disse o Papa na homilia; nos fala da vinda de um Deus próximo, que quis repercorrer a vida do homem, desde o início e isto para salvá-la totalmente, em plenitude. E assim o mistério da Encarnação do Senhor e o início da vida humana estão intimamente e harmonicamente ligadas entre si, entre o único desígnio salvífico de Deus, Senhor da vida de todos e de cada um’. O Santo Padre reiterou que “o ser humano é uma pessoa capaz de entender e querer, autoconsciente e livre, único e insubstituível” que “tem o direito de não ser tratado como um objeto que deve ser possuído ou como uma coisa que pode ser manipulada como quiser, de não ser reduzido a puro instrumento para a vantagem dos outros e de seus interesse. A pessoa é um bem in si mesma e é preciso buscar sempre o seu desenvolvimento integral. O amor para com todos, se é sincero, espontaneamente se torna atenção preferencial para os mais vulneráveis e mais pobres. Nesta linha se enquadra a solicitude da Igreja pela vida nascente, a mais frágil, a mais ameaçada pelo egoísmo dos adultos e pelo obscurecer das consciências”. Diante de algumas tendências culturais atuais, a própria ciência reconhece que o embrião no sei materno não é uma massa de material biológico, mas um novo ser vivo, dinâmico e maravilhosamente ordenado, um novo indivíduo da espécie humana. "Assim foi Jesus no seio de Maria; assim foi cada um nós, no seio da mãe”. Infelizmente – prosseguiu Bento XVI – também depois do nascimento, a vida das crianças continua sendo exposta ao abandono, à fome, miséria, doença, abusos, violência, exploração. As múltiplas violações de seus direitos que se cometem no mundo ferem dolorosamente a consciência de toda pessoa de boa vontade. Diante do triste panorama de injustiças cometidas contra a vida humana, antes e depois do nascimento, faço minhas as palavras do Papa João Paulo II em favor da responsabilidade de todos e de cada um: “Respeita, defende, ama e serve a vida, toda vida humana! Somente neste caminho encontrarás justiça, desenvolvimento, verdadeira liberdade, paz e felicidade” (Enc. Evangelium vitae, 5).” (SL) (Agência Fides 29/11/2010)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Representantes da Diocese de Taubaté viajam a Roma para o Consistório


No sábado, 20, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis,recebeu o barrete cardinalício (chapéu vermelho que é a insígnia dos cardeais da Igreja Católica), durante o consistório (reunião formal de criação dos cardeais) no Vaticano, que criará 24 novos cardeais, pelo papa Bento XVI.


Na ocasião a Diocese de Taubaté esteve representada pelo Bispo Emérito Dom Antonio Afonso de Miranda, pelo o Coordenador Diocesano de Pastoral Padre Kleber Rodrigues da Silva e pelo Mons. Marco Eduardo Jacob Silva.

DEPARTAMENTO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO

ÁSIA/CHINA - Os jovens da diocese de Xia Men são protagonistas da celebração da solenidade de Cristo Rei

Xia Men (Agência Fides) – Os três grupos juvenis da diocese de Xia Men, na província sudeste chinesa de Fu Jian, foram protagonistas da celebração diocesana da solenidade de Cristo Rei do universo, domingo, 21 de novembro. Orientados pelo Bispo diocesano, Dom Cai Bing Rui, consagrado no último dia 8 de maio com a aprovação da Santa Sé, os jovens compartilharam sua experiência de fé e testemunho de vida sob o tema “União de Amor”, para unir os corações que amam Deus e semear o afeto que nutrem por Cristo”. Segundo informações recebidas pela Agência Fides, Dom Cai presidiu a solene Eucaristia em homenagem a Cristo Rei e também o encontro com os jovens. Enfim, disse a todos: “Concluímos o encontro de hoje, mas ele é sinal de um novo início de vida cristã. Vocês, jovens, são a esperança e o futuro da Igreja. Olhando para vocês, vemos a esperança. Agora vocês devem transmitir o Amor de Cristo às pessoas que encontrarem”. Os três grupos paroquiais que participaram da celebração diocesana são compostos por jovens católicos universitários, trabalhadores e empregados. Graças ao empenho e ao acompanhamento espiritual dos sacerdotes e das religiosas, hoje constituem uma realidade luminosa da evangelização e da vida diocesana. (NZ) (Agência Fides 25/11/2010)

ÁFRICA/MALÁUI - A nova diocese de Karonga é uma mensagem de esperança para toda a Igreja africana

Lilongwe (Agência Fides) - “A nova diocese è um ato de coragem pastoral, porque é formada por somente cinco missionários espalhados pelas montanhas que se erguem ao longo do norte do lago Maláui. A diocese se encontra na extremidade norte do país, onde o Maláui confina com a Tanzânia no leste e com o Zâmbia no oeste”. Pe. Piergiorgio Gamba, missionário monfortano, descreve assim à Agência Fides, a nova diocese de Karonga, no Maláui (ver Fides 21/7/2010). “Trata-se de um território muito vasto, com uma população menos numerosa em relação ao sul de Maláui. Durante anos fez parte da diocese de Mzuzu responsável pela evangelização das diferentes tribos do norte que falam várias línguas entre as quais a mais famosa é a Chitumbuka”. Em 20 de novembro se realizou a liturgia de consagração do Bispo de Karonga, Dom Martin Anwel Mtumbuka. “Da celebração participaram milhares de fiéis provenientes também da Tanzânia. A mais de seiscentos quilômetros da capital Lilongwe, vieram todos os bispos do Maláui” – conta Pe. Gamba. “Presidia a liturgia de consagração o Núncio Apostólico, Dom Nicola Girasoli, com os bispos do Maláui e o Arcebispo de Blantyre, Dom Tarcicius Ziyaye. A saudação e as boas-vindas foram feitas pelo Bispo de Mzuzu em inglês, chitumbuka e chichewa, para que todos participassem da cerimônia”. A tarefa de Dom Mtumbuka requie muita dedicação porque a nova diocese tem várias necessidades, que pioraram com os problemas causados pelo terremoto de dezembro de 2009 que atingiu a área de
Karonga. “Além do Bispo existe nove sacerdotes e várias comunidades religiosas de irmãs e irmãos muito dedicados à educação e assistência médica. Uma diocese que inicia daquilo que poderia ser definido como o ground Zero. A igreja que deverá se tornar a catedral ainda não pode ser utilizada por causa do terremoto que causou muitos danos e perdas de vida. Tudo deve ser reconstruído” – afirma Pe. Gamba, mas isto não abate o entusiasmo do missionário, que vê na criação da nova diocese uma mensagem de esperança e de renovação para a Igreja africana: “a Igreja na África está se tornando adulta e lança uma mensagem forte para toda a comunidade cristã”. (L.M.) (Agência Fides 25/11/2010)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AMÉRICA/BRASIL - Da floresta amazônica à Serra Leoa: Tapauá ajuda a missão de Kamabai

Tapauá (Agência Fides) – Desde 2006, quando um grupo de leigos católicos da cidade de Tapauá participou de um encontro de animação missionária na sede da missão de Labrea, a paróquia de Santa Rita de Tapauá decidiu fazer um gesto concreto para encorajar a dimensão missionária da paróquia e ajudar as pessoas em situação difícil. Durante a reunião do conselho pastoral paroquial, propôs-se que toda a coleta da “feira missionária” fosse destinada à missão dos Agostinianos de Kamabai, na Serra Leoa. A proposta foi aprovada por unanimidade. O nome “Serra Leoa” parecia curioso para muitos tapauenses, que não sabiam aonde se encontrava tal localidade. Segundo o testemunho enviado à Agência Fides pelos Agostinianos Recoletos, a feira missionária de 2010 foi no final de outubro, mês missionário: víveres e outros gêneros alimentícios foram coletados e posteriormente vendidos na praça. O dia de festa e de solidariedade, que se encerrou à meia-noite, contou com o empenho do religioso Julio César Hernández, agostiniano, e de sua irmã Dora, religiosa oblata, que projetaram um vídeo sobre as feiras missionárias dos anos passados e sobre a missão de Kamabai, administrada pelos Agostinianos em Serra Leoa. “A generosidade dos tapauenses é enorme e o espírito missionário não dorme – destaca a nota enviada à Fides. Naquele dia, foram recolhidos 2.906 reais, o equivalente a 1.240 euros: seis meses de salário de um trabalhador médio em Tapauá”.
Tapauá situa-se na floresta brasileira, e pode ser acessada apenas por barco ou avião, porque não há vias de acesso por terra. É uma pequena cidade de cerca de 10 mil habitantes, de um município de 90 mil km2 (a dimensão territorial de Portugal), com 20 mil habitantes, metade dos quais residentes em pequenas aldeias espalhadas pela floresta. Em Kamabai, na Serra Leoa, 90% dos projetos de desenvolvimento são realizados pela Missão dos Agostinianos Recoletos: bolsas de estudo, formação de professores, escolas, cisternas de água potável, assistência de saúde extraordinária, formação profissional, etc. (CE) (Agência Fides, 24/11/2010)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ÁSIA/SRI LANKA - As dificuldades que as ex crianças-soldado encontram para ter uma vida normal

Batticaloa (Agência Fides) – Desde quando o Governo de Sri Lanka, cerca de um ano atrás, declarou vitória contra o Liberation Tigers of Tamil Eelam (LTTE), as ex crianças-soldado que militavam em suas filas, voltaram para casa, mas ainda muitos têm problemas de reinserção além de graves feridas psicológicas e dificuldades de sentirem-se aceitas novamente na sociedade. Segundo as últimas estimativas do UNICEF, entre 2002 e 2007, foram recrutados 6.903 crianças do LTTE. Dos anos 80, os tigres tâmil engajaram forçadamente crianças como sentinelas e nos anos 90 também para combater. No final dos conflitos, em maio de 2009, o Governo buscou reintegrar as crianças na sociedade oferecendo a eles assistência e formação profissional, e ajudando-os a se inscreverem nas escolas. Em abril passado, o Governo fechou os últimos centros de reabilitação das ex crianças-soldado na cidade do sul de Vavuniya. 
Segundo o UNICEF, 588 crianças voltaram para suas famílias, nove ficaram em casas de acolhimento e outras 54 voltaram aos colégios para estudar. As crianças têm notáveis mecanismos de defesa que podem bloquear o devastador trauma psicológico que sofreram. Com o tempo, muitas conseguiram esquecer ou colocar de lado suas terríveis experiências do passado. Todavia, o trauma da vida em contato com as armas, mortes, guerras, causam sérias repercussões em seu crescimento psicológico. Muitos têm dificuldade de confiar nos outros ou se relacionar com as pessoas, além de terem problemas com a gestão da raiva. Todos estes fatores influem fortemente na reinserção nas famílias, nas escolas e nas comunidades. (AP) (22/11/2010 Agência Fides)

sábado, 20 de novembro de 2010

Nossa experiência de COMISE

Há mais ou menos quatro anos atrás, dois seminaristas de nossa Arquidiocese de Pouso Alegre /MG, Odair e Fabiano, hoje já padres, participaram de um curso no CCM (Centro Cultural Missionário) em Brasília e voltaram a nossa Arquidiocese com a semente do COMISE (Conselho Missionário do Seminário). Tal semente foi plantada e já há três anos vem dando frutos. Atualmente nosso COMISE conta com a participação de 15 seminaristas das diversas etapas formativas.





Neste ano de 2010 vivemos mais um fruto que vem produzindo reflexão missionária há três anos: Semana Missionária. Sendo assim tivemos entre os dias 27/09/2010 a 01/10/2010 nossa III Semana Missionária, seguindo o tema proposto pelas POM: “Missão e Partilha”. Ao longo dessa semana, vários padres missionários foram convidados para refletirem temáticas missionárias em celebrações eucarísticas; além de um momento formativo que tivemos com a presença de um missionário da Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus – Charles de Folcaud.


Nosso COMISE vem nesses anos alimentando o espírito missionário em nós seminaristas, através de atividades mensais também: terços missionários, reflexões de documentos da Igreja, visitas missionárias, etc. Além disso temos nosso veículo de informação, um blog: http://www.comisepa.blogspot.com/, onde sempre manifestamos nossas atividades através de textos, fotos e vídeos. Confiram.


Ou somos missionários, ou não somos discípulos de Jesus Cristo, isso é o que alimenta nosso COMISE a sermos discípulos-missionários de Jesus Cristo para que os povos tenham vida.


Marcos Eduardo Caliari - 2º ano de Teologia. Arquidiocese de Pouso Alegre MG

Paróquia do Menino Jesus - Taubaté-SP


A Gincana Missionária realizada em nossa paróquia no dia 24 de outubro foi um grande momento de confraternização das comunidades, que participaram com entusiasmo e ardor missionário.

ÁSIA/ÍNDIA - 80% das crianças indianas das tribos Kol estão desnutridas

Rewa (Agência Fides) – O índice de desnutrição infantil na tribo dos Kol, no distrito de Rewa, Madhya Pradesh, continua a aumentar. Um comunicado da Asian Human Rights Commission (AHRC) informa que ultimamente, oito crianças desnutridas de 9 a 18 meses foram recusadas no hospital devido à carência de leitos. Consta que cerca de 80% das crianças das tribos Kol e Mawasi sofrem de desnutrição. Trata-se de uma área de risco no que diz respeito à persistente e grave insegurança alimentar. Desde 2009, muitas crianças afetadas por formas de desnutrição aguda (SAM) tiveram terapias médicas recusadas em instituições de saúde pública e consequentemente, morreram. Na aldeia de Dakra, a maior parte das crianças que sofrem de SAM têm infecções respiratórias agudas, fraqueza muscular, diarreia e febre. As estruturas do Nutrition Rehabilitation Centre, presente no país, dispõem de apenas 10 leitos e são obrigadas a negar atendimento a crianças desnutridas por causa da carência de leitos e equipamentos. Cerca de 60 crianças menores de 6 anos, desta aldeia, estão doentes e desnutridas. Em outubro de 2010, após muita insistência dos habitantes e de organizações de defesa dos direitos humanos, foi montado um centro sub-Anwanwardi que porém funciona apenas como fornecedor suplementar de alimentos nutrientes - como rações a serem levadas para casa - mas não prevê refeições quentes, vacinas ou instrução escolar. Ignorando as disposições da Corte Suprema, o centro, mantido pelo Public Food Distribution System (PDS), fica aberto somente duas vezes por semana e oferece no total apenas 15-20 kg de grãos alimentares por mês. (AP) (19/11/2010 Agência Fides)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aumenta confiança na Igreja Católica

Instituição ocupa segundo lugar, atrás apenas das Forças Armadas

SÃO PAULO, quinta-feira, 18 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Uma pesquisa divulgada nessa quarta-feira no Brasil mostra que a Igreja Católica saltou do sétimo para o segundo lugar no ranking de confiança da população nas instituições.

A pesquisa, realizada pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo, tinha como objetivo primeiro medir o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil).

De acordo com os dados, o Judiciário ficou em oitavo lugar, empatado com a polícia e à frente apenas do Congresso e dos partidos políticos.

Já a confiança na Igreja aumentou 60% do segundo para o terceiro trimestre deste ano, passado de 34% para 54%.

Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do ICJ Brasil, considera que a controvérsia sobre o aborto nas eleições presidenciais pesou para o aumento do índice de confiança na Igreja.

"A Igreja estava em um grau baixo de avaliação quando foi feita a apuração no segundo trimestre, muito perto da crise envolvendo a instituição com denúncias de pedofilia", disse Luciana ao jornal O Estado de S. Paulo.

"A última fase da coleta coincidiu com a discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais. Isso fez a diferença", afirmou.

"A Igreja só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal e, inclusive, das emissoras de TV, que normalmente são instituições consideradas confiáveis pela população", disse a pesquisadora.

(Fonte CNBB- SUL1)
Publicado em 19/11/2010 - 08:50

AMÉRICA/ARGENTINA - Motivar e sustentar o trabalho da Infância e da Adolescência Missionária

Carcarañá (Agência Fides) – Cerca de 44 animadores missionários provenientes de diversas partes da Arquidiocese de Rosario participaram, na cidade de Carcarañá, do Workshop de Iniciação organizado pela Pontifícia Obra da Infância e da Adolescência Missionária (AMI). Representantes de Carcarañá, Rosario, Funes e Perez, foram orientados por Irmã Marcella Davies, Secretária Nacional da IAM, e por Carmen Aguilar Garay, da Secretaria Nacional da IAM e responsável pelas áreas costeiras. Segundo informações recebidas pela Agência Fides, o Workshop abordou temas relativos ao trabalho missionário da AIM, além de passos concretos que demonstram o crescimento da Igreja de Rosário no que se refere à animação, à integração e à formação da IAM. As Pontifícias Obras Missionárias, por meio de seu Diretor Nacional, padre Osvaldo Leone, agradeceram o serviço missionário oferecido pelos leigos de Carcarañá, pe. Ariel Barbero, diretor diocesano das POM, e padre Rubén Antonio Papaleo, pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Carcarañá, que hospedou o encontro.
A AIM organiza frequentemente este tipo de encontros, que conseguem mobilizar numerosos grupos de adolescentes e crianças. Somente no mês passado, em Rio Grande, na Terra do Fogo, foi organizado o Décimo Encontro das Crianças “Fueguinos”, com a presença de mais de 500 crianças de toda a região. O tema central foi a vocação missionária das crianças da AIM. (CE) (Agência Fides, 18/11/2010)

sábado, 6 de novembro de 2010

ÁSIA/HONG KONG - Os aposentados também devem ser ativos na vida e na missão da Igreja

Hong Kong (Agência Fides) – Participar ativamente da vida da Igreja é um bem para a vida espiritual dos aposentados e também um modo para contribuir com a Igreja: é o convite dos voluntários católicos de Hong Kong aos aposentados. Segundo informa o Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), a diretora do Centro de assistência ao matrimônio católico exortou as paróquias a “dedicar mais atenção aos aposentados, dando-lhes a oportunidade de se tornar uma força pastoral e missionária. Para os aposentados, seria também uma possibilidade de satisfazer suas exigências espirituais e morais, superando a solidão”. Segundo a experiência da diretora, muitos aposentados tornaram-se verdadeiros missionários depois de um período de atividade em suas paróquias. Alguns deles puderam também re-valorizar suas capacidades profissionais como professores, tradutores, etc., colocando-as a serviço da Igreja. Hoje, por exemplo, um deles ajuda o Instituto Bíblico Franciscano a traduzir as Sagradas Escrituras, depois de ter recebido uma formação intensiva sobre o tema. Outros são ativos em hospitais, nas Escolas de domingo e na Caritas. (NZ) (Agência Fides 05/11/2010)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AMÉRICA/BRASIL - A Igreja pede ao novo presidente “fidelidade no cumprimento das promessas ” eleitorais

Brasília (Agência Fides) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou numa nota a Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições de domingo, 31 de outubro, com 56% dos votos. Os bispos também pediram "fidelidade no cumprimento das promessas eleitorais" e de não promover nenhum projeto de lei a favor do aborto, nenhuma lei vai contra a família (como as uniões homossexuais) ou que ameace a liberdade religiosa no país. "Depois das eleições, o compromisso de todos é o de unir esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida para todos. Que cada um dos eleitos sintam a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança não só dos seus eleitores, mas de toda a nação brasileira" – ressalta o texto da CNBB. Na nota, enviada à Agência Fides, os bispos saúdam também o povo brasileiro ao qual pede para acompanhar as novas autoridades, e pedem a Deus para acompanhar aqueles que foram eleitos, dando-lhes "sabedoria para tomarem sempre as decisões melhores para o bem de nosso povo". A nota conclui, pedindo a bênção de Nossa Senhora de Aparecida para todos. Dilma Rousseff tornou-se a primeira mulher presidente do Brasil. Com 56% dos votos superou no segundo turno o social-democrata José Serra. Os resultados das eleições, em que votaram 135 milhões pessoas, mostram que o país optou pela continuidade da esquerda progressista encarnada pelo líder Lula. (CE) (Agência Fides, 03/11/2010)