quarta-feira, 23 de março de 2011

AMÉRICA/VENEZUELA - Preparando o CAM 4: a secularização é uma realidade que devemos reconhecer como presente, mas que deve ser administrada

Santa Cruz (Agência Fides) – Um dos objetivos do Encontro Continental dos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da América, realizado de 14 a 19 de março na Bolívia, (veja Fides 11/3/2011; 15/3/2011; 17/3/2011), foi a apresentação dos preparativos do Quarto Congresso Missionário Americano (CAM 4), ilustrada por Pe. Andrea Bignotti, Diretor das POM na Venezuela. “Nunca pensei em viver a celebração do CAM4-COMLA9 com a responsabilidade de Diretor nacional; é um evento que chegou tão cedo – disse padre Bignotti. A Igreja venezuelana acaba de realizar um Conselho Plenário, espaço de reflexões importantes sobre o trabalho a ser feito nos campos cultural, social, religioso e missionário”. Em setembro de 2010, a Venezuela hospedou o Congresso Continental da pastoral juvenil e agora se prepara para o Congresso Continental Missionário de 2012: são desafios importantes que certamente farão aumentar a comunhão eclesial que queremos promover na Venezuela, destaca pe. Bignotti. “Como premissa, realizou-se em janeiro, em Caracas, o primeiro Simpósio de preparação ao Congresso Continental sobre o tema da secularização, uma realidade existente não apenas na América Latina e no Caribe, mas em todo o mundo. O que é específico é o convite a sermos discípulos-missionários da América para o mundo” – disse o Diretor nacional das POM. “A secularização é uma realidade que devemos reconhecer como presente, mas que deve ser administrada e nós, como Igreja, devemos ver quantas forças existem na sociedade para promover a evangelização dos diversos campos: na cultura, no social, nas diversas situações e contextos de nossos países” – acrescentou pe. Bignotti, convidando todos a participar deste grande momento do CAM 4, tão importante para a Igreja missionária do continente: “começou a contagem regressiva, e a dinâmica em todos os países assume agora uma perspectiva missionária para perseguir os temas a serem propostos neste Encontro Continental”. (CE) (Agência Fides, 22/03/2011)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Equipe regional da IAM no Estado de São Paulo inicia organização do primeiro ERIM.



Ontem, dia 20, a equipe regional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de São Paulo, esteve reunida na sede das Obra dos Cenáculos Missionários, na Lapa, realizando a sua primeira reunião anual.


A equipe é formada por membros da Arquidiocese de São Paulo, das Dioceses de Santo André, Santos, São Miguel Paulista e Taubaté animados por Nádia Maria da Silva Fusinato.


Na pauta do dia foi apresentado o calendário da IAM no Estado, tendo destaque a organização do 1º ERIM (Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária), a ser realizado nos dias 16 e 17 de julho na cidade de Embú.


Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM no Estado, lembrou que o ERIM é dedicado às crianças e adolescentes missionários e quer ser um momento de animação e partilha de experiências. São esperados cerca de 150 participantes de todas as dioceses do Estado.



O tema escolhido para o encontro é "Missão e Ecologia", em sintonia com as Campanhas da Fraternidade e Missionária deste ano. Rodrigo Alves Piatezzi, da Diocese de São Miguel Paulista, destacou que com este tema, a Infância e Adolescência Missionária quer lutar pela defesa de toda a vida no Planeta, não somente pela defesa do Meio Ambiente, mas também do ser humano, principalmente das crianças, constantemente ameaçadas pelas guerras, fome, falta de sameamento básico, violência e o trabalho escravo.


O encontro será desenvolvido através de palestras, dinâmicas, teatro, oficinas, testemunhos, momentos de oração e troca de experiências, destacando o protagonismo das crianças e adolescentes missionários.

domingo, 20 de março de 2011

Universidade Harvard dá razão ao Papa na luta contra AIDS


Estudo realizado a partir do caso do Zimbábue

Um estudo realizado pela Universidade Harvard deu razão à posição de Bento XVI sobre a AIDS, afirmando que um comportamento sexual responsável e a fidelidade ao próprio cônjuge foram fatores que determinaram uma drástica diminuição da epidemia no Zimbábue.

Quem explica, em sua última pesquisa, é Daniel Halperin, do Departamento de Saúde Global da População da universidade norte-americana, que, desde 1998, estuda as dinâmicas sociais que causam a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis nos países em vias de desenvolvimento.

Halperin usou dados estatísticos e análises sobre o estudo de campo, tais como entrevistas e focus group, o que lhe permitiu coletar depoimentos de pessoas que pertencem a grupos sociais mais desfavorecidos.

A tendência de dez anos é evidente: de 1997 a 2007, a taxa de infecção entre adultos diminuiu de 29% a 16%. Após sua pesquisa, Halperin não hesita em afirmar: a repentina e clara diminuição da incidência de AIDS se deve “à redução de comportamentos de risco, como sexo fora do casamento, com prostitutas e esporádico”.

O estudo, publicado em PloSMedicine.org, foi financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, da qual Halperin foi conselheiro, e pelo Fundo das Nações Unidas para a População e Desenvolvimento.

“Com este estudo, Halperin promove uma reflexão séria e honesta sobre as políticas até agora adotadas pelas principais agências de combate à AIDS nos países em desenvolvimento”, afirma o jornal L’Osservatore Romano, ao dar a notícia, em sua edição de 26 de fevereiro.

Segundo o estudo, fica claro que a drástica mudança no comportamento sexual da população do Zimbábue “recebeu o apoio de programas de prevenção na mídia e de projetos educativos patrocinados pelas igrejas”.

Poucos anos atrás, Halperin se perguntava como é possível que as políticas de prevenção “mais significativas tenham sido feitas até agora baseando-se em evidências extremamente fracas”, ou seja, na ineficácia dos preservativos.

Em suma, segundo o estudo de Halperin, é necessário “ensinar a evitar a promiscuidade e promover a fidelidade”, apoiando iniciativas que visem a construir na sociedade afetada pela AIDS uma nova cultura.

Como disse Bento XVI, é necessário promover uma “humanização da sexualidade”.

FONTE: ZENIT

sexta-feira, 18 de março de 2011

ÁSIA/JAPÃO - Um “Centro de Emergência” para ajudas em Sendai. Cristãos morreram

Sendai (Agência Fides) – “Há mortos entre os cristãos, mas ainda não temos números certos. Estamos abalados, mas hoje recebemos o conforto dos Bispos japoneses, reunidos em Sendai. Dom Isao Kikuchi, Presidente da Caritas Japonesa, e toda a equipe da Caritas participaram do encontro, do qual emergiram muitas boas ideias. O apoio que estamos recebendo do Japão e de todo o mundo nos traz esperanças”: é o que diz à Agência Fides Dom Martin Tetsuo Hiraga, Bispo de Sendai, a Diocese mais atingida pelo tremor e pelo tsunami, na conclusão do encontro dos Bispos japoneses para um balanço da situação (veja Fides 15/3/2011).
A reunião se centrou nas modalidades de intervenção da Igreja no socorro às vítimas: as operações serão confiadas à equipe da Caritas, graças à presença de muitos voluntários que estão se oferecendo para ajudar. Na Diocese de Sendai, informa o Bispo, será instituído um “Centro de Emergência” para administrar e coordenar as operações humanitárias, sob a supervisão da Caritas japonesa. Entretanto, está sendo elaborado um comunicado oficial sobre o encontro, que deve divulgar as decisões mais importantes tomadas pelos Bispos.
Pe. Daisuke Narui, Diretor da Caritas Japonesa, explica à Fides: “Os maiores edifícios de Sendai resistiram ao forte sismo. Os maiores prejuízos derivam do tsunami. O quadro de destruição é impressionante. De agora para frente, vamos arregaçar as mangas; as pessoas contam com a nossa ajuda”.(PA) (Agência Fides 16/3/2011)

AMÉRICA/BRASIL - As POM do Brasil renovam o site na Internet e ganham um setor de comunicação

Brasília (Agência Fides) – As Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil iniciaram este mês algumas modificações na estrutura e na parte informativa de seu site. Até agora, não é possível acessar regularmente algumas páginas, mas estes pequenos problemas temporários servem para melhorar a navegação no site. Segundo informações enviadas à Agência Fides, as POM sentem fortemente a necessidade de comunicar de modo eficaz; portanto, o atual site será completamente redefinido, para receber um novo visual gráfico e a possibilidade de utilizar novos instrumentos de Internet 2.0, como Twitter, Facebook, Flickr e Picasa, elementos da rede social atualmente em grande expansão.
Para iniciar esta nova fase, as Pontifícias Obras Missionárias contam desde o início deste mês com o trabalho de uma nova Assessoria de Imprensa. O novo setor foi criado especialmente para atender as exigências da comunicação interna, externa e da mídia. A gestão da Assessoria de Imprensa das POM foi confiada ao jornalista Fulvio Costa, que trabalha também na Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (CE) (Agência Fides, 16/03/2011)
Links:
O site das POM no Brasil é:
http://www.pom.org.br

terça-feira, 15 de março de 2011

Juventude Missionária Italiana faz memória aos agentes



No próximo dia 24, (dia do assassinato de dom Oscar Romero, bispo de El Salvador, 1980) a Juventude Missionária na Itália celebra o 19º Dia de Oração e Jejum em Memória dos Agentes de Pastoral assassinados em 2010 em todo o mundo.

A Agência Fides publicou em dezembro do ano passado a lista dos agentes pastorais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos assassinados em 2010. De acordo com as informações da Agência, foram assassinados 23 agentes de pastorais, um bispo, 15 sacerdotes, um religioso, uma religiosa, dois seminaristas e três leigos.

Os dados da Agência especificam os continentes em que foram mortos os agentes. A América, por exemplo, é o continente com o número mais elevado de assassinatos: foram 15 agentes pastorais, 10 sacerdotes, um religioso, um seminarista, três leigos. Atrás da América está a Ásia, com um bispo, quatro padres e uma religiosa, mortos. O continente africano perdeu um sacerdote e um seminarista de modo violento, segundo a Fides.
Brasil
Somente no Brasil, em 2010, foram assassinados o padre Dejair Gonçalves de Almeida, em Volta Redonda (RJ), vítima de um assalto; o leigo Epaminondas Marques da Silva foi agredido por um bandido em busca de dinheiro; em Campos Belos (GO), foi assassinado o padre Rubens Almeida Gonçalves, provavelmente após uma discussão sobre o aluguel de uma sala paroquial. No estado do Maranhão o seminarista Mario Dayvit Pinheiro Reis perdeu a vida após ladrões tentarem roubar seu carro. O padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) por um homem a quem havia oferecido carona, no município de Humberto de Campos (MA).

Na celebração do Angelus de 26 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI lembrou as vidas dos agentes de pastoral ceifadas ao longo de todo o ano. Na ocasião ele deixou uma mensagem especial. “Nosso mundo continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo”, disse ele recordando que “a terra se manchou de sangue” em várias partes do mundo. “Nosso mundo continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo”, concluiu o pontífice. As Pontifícias Obras Missionárias do Brasil (POM) se une à iniciativa da Juventude Missionária Italiana.

Aprovadas propostas para a Campanha Missionária 2011



Na sexta-feira, 11, a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, acolheu a reunião que examinou as propostas da Campanha Missionária 2011, “Missão na Ecologia”. Durante o encontro foram aprovados a Oração dos Fiéis para o Mês Missionário, a produção do DVD Missionário, que este ano deverá ter 20 mil cópias, e, por fim, a Novena Missionária.

De acordo com o secretário nacional da União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, os participantes defenderam o DVD como um complemento do livro missionário e que, um possa ter autonomia sobre o outro para que as comunidades possam, caso tenham acesso a apenas ao livro, ou ao DVD, não correr o risco de perder conteúdo da Campanha Missionária.

Ainda durante o encontro foi discutida a proposta das POM entrar em contato com todas as dioceses do Brasil que tem folheto dominical próprio para que no mês de outubro o folheto possa trazer comentários e a Oração dos Fiéis ligados à Campanha Missionária 2011. “É importante que o povo de Deus tenha acesso à Campanha Missionária e, para isso, nada melhor do que atingi-los por meio do folheto dominical das dioceses”, defendeu a iniciativa, padre Sávio.

Em julho haverá uma reunião com os diretores de folhetos dominicais a ser realizado em Brasília com o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias. As POM deverão participar do encontro para articular a presença da Campanha Missionária nos folhetos.

Participantes
O encontro reuniu o diretor nacional das POM, padre Camillo Pauletti; os secretários da Infância e Adolescência e União Missionária, respectivamente, padre André Luiz de Negreiros e padre Sávio Corinaldesi; o administrador das POM, Alair Ranzan; o representante da Revista Mundo e Missão, padre Francisco Gomes; o representante da Revista Missões, padre Jaime Patias; o representante da Verbo Filmes, padre Cireneu Kuhn; o assessor da Dimensão Missionária da CNBB, padre José Altevir; a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, irmã Irene Lopes; o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti; e o representante da Editora Paulus, padre Zolferino Tonon.

Diretores das Pontifícias Obras Missionárias da América se reúnem na Bolívia



Começa nesta segunda-feira, 14, e segue até o próximo dia 19, a 7ª Reunião Continental de Diretores das Pontifícias Obras Missionárias da América. O encontro é realizado na Casa de Formação e Espiritualidade João XXIII, na arquidiocese de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O encontro reúne diretores de 22 Pontifícias Obras Missionárias da América, incluindo aí os Estados Unidos e o Canadá. O diretor das POM do Brasil, padre Camillo Pauletti, seguiu na manhã de hoje, 14, para a Bolívia.

Temas para discussão
Os diretores das POM na América deverão discutir durante o encontro, entre outros, A realidade da Bolívia e a obra pastoral e missionária da Igreja; A paróquia e a missão; São Pedro Apóstolo e a missão; Rumo ao Cam 4-Comla 9. O encontro dará espaço para os participantes compartilharem experiências no contexto do trabalho missionário e pastoral. Cada tema deve fornecer uma linha de trabalho que será enriquecida por contribuições dos participantes. O primeiro tema será apresentado pelo secretário de pastoral da Conferência Episcopal da Bolívia padre José Fuentes; o segundo será ilustrado pelo bispo auxiliar de Santa Cruz, dom Sergio Gualberti; o terceiro pelo secretário geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, dom Jan Dumon; o quarto, por sua vez, segue o programa de trabalho das POM do continente na preparação para o 4º Congresso Missionário Americano (Cam 4) e 9º Congresso Missionário Latino-americano (Comla 9); por este motivo, a Venezuela, que hospedará o evento agendado para 2012, desenvolverá os aspectos da organização

Museu Missionário É Aberto em Roma

Obras de arte, manuscritos, fotografias e livros, testemunhas do trabalho de evangelização dos povos mais remotos ao longo dos últimos quatro séculos, são os tesouros presentes no Museu Missionário Propaganda Fide, na sede da Congregação para a Evangelização dos Povos, que abriu suas portas no dia 10 de dezembro, em pleno centro de Roma.

O museu pretende reunir e divulgar o "espírito da Missão que levou muitos sacerdotes e religiosos, ao longo dos séculos, a testemunhar os valores cristãos nos cantos mais remotos da terra", disse Francesco Buranelli, coordenador do comitê científico do Museu.

(Zenit, 10/12/2011)

Enviados em Missão para Moçambique

Dia 15 de fevereiro Pe. Rodrigo Schuler de Souza, da Diocese de Osório, RS, partiu em Missão para Moçambique. Pe. Rodrigo une-se ao Pe. Maurício Jardim, que já está na região desde agosto de 2008 e estava de férias no Brasil.

Este projeto do Regional Sul 3 tem o propósito de desenvolver um trabalho de evangelização dos irmãos africanos nas paróquias de Micane e Larde, no Distrito de Moma, Província de Nampula. O novo missionário permanecerá em solo moçambicano por três anos. A presença do padre missionário deseja dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Regional Sul 3 da CNBB de contribuição para a evangelização de 130 comunidades.


Fonte: CNBB Sul 3


--------------------------------------------------------------------------------

Missionárias Partem em Missão para o Haiti

Dia 21 de fevereiro, três novas missionárias dirigiram-se ao Haiti para integrar a Comunidade Intercongregacional presente em Porto Príncipe. Irmãs Iolanda de Oliveira Carneiro, da Congregação da Divina Providência; Veraluce Porfírio dos Santos, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina; e Maria Dalvani Sousa Andrade, da Congregação Catequista Franciscana, foram se unir a outras três religiosas que já estão no Haiti desde setembro. As missionárias irão atuar especialmente no socorro às crianças e adolescentes, um trabalho que faz parte do Projeto de Solidariedade entre a Igreja no Brasil e a Igreja no Haiti, criado no ano passado, por causa da tragédia que destruiu a capital do país.

As irmãs foram solenemente enviadas em missa celebrada na Sede Nacional da CNBB, com a participação do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), das madres provinciais das respectivas congregações e membros da CRB.

Fonte: CRB e CN

Nova Secretária-Geral da IAM é Africana

O Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou Jeanne Baptistine Ralamboarison Secre­tária-Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária (ou Santa Infância).

A nova Secretaria-Geral nasceu em 6 de maio de 1951, em Ambatondrazaka (Madagascar). Depois do Ensino Fundamental no seu país, prosseguiu com o Ensino Médio e estudos universitários na França, onde se formou em Direito e em Letras. Iniciou a trabalhar para a Pontifícia Obra da Infância Missio­nária em 1983, quando o Secretariado Geral foi transferido de Paris para Roma. A nomeação, para o quinquênio 2010-2015, tem a data de 1° de dezembro de 2010. É a primeira mulher a desempenhar esta função.

A Pontifícia Obra da Santa Infância, ou Infância Missionária, foi fundada em 19 de maio por Charles August Marie de Forbin-Janson, Bispo de Nancy (França), para educar as crianças ao espírito missionário, sensibilizando-as acerca das necessidades materiais e espirituais de seus coetâneos, sobretudo dos países de Missão.

A Obra encontrou a seu favor pessoas e instituições fortemente envolvidas na educação cristã, e difundiu-se rapidamente. O Papa Leão XIII promoveu-a com a Encíclica Sancta Dei Civitas (3 de dezembro de 1880), e o Papa Pio XI declarou-a Pontifícia, em 3 de maio de 1922.
Todo ano, na Solenidade da Epifania do Senhor, ou em outra data considerada mais adequada por motivos pastorais – como é o caso do Brasil –, em cerca de 150 países do mundo, é celebrado o Dia da Infância Missionária, estabelecido em dezembro de 1950, com uma Carta Apostólica do Papa Pio XII. As ofertas recolhidas nesta ocasião e em várias iniciativas promovidas pelas crianças e adolescentes durante o ano – com o lema Crianças Ajudam Crianças – apoiam centenas de programas de educação religiosa, assistência alimentar e médico-hospitalar, fornecimento de roupas e material escolar, organização de salas para catequese e centros para a infância, compra de remédios, ajuda às crianças pobres, proteção da vida... em todo o mundo.

No Brasil contamos atualmente com cerca de 25 mil grupinhos da Infância e Adolescência Missionária. Acreditemos no protagonismo dos pequenos missionários!

Milhões de Crianças Vítimas de Pobreza, Doenças e Marginalização

Não obstante os 20 anos da Convenção da Organização das Nações Unidas que estabelece os direitos das crianças, milhões delas continuam a sofrer por causa da pobreza, da doença e da marginalização. No mundo, elas são 2,1 bilhões, cerca de 35% de todos os habitantes. A cada ano, nascem quase 129 milhões. Globalmente, 1 em 4 crianças vive na pobreza extrema, em famílias com renda inferior a um dólar por dia. Nos países em desenvolvimento, 1 em 3 crianças vive na pobreza extrema; uma em 12 morre antes de completar 5 anos, a maioria por causas previsíveis.

Em todo o mundo, 250 milhões de crianças menores de 14 anos são obrigadas a trabalhar; dentre elas, segundo a Organização Internacional do Trabalho, 120 milhões têm entre 5 e 14 anos e trabalham em tempo integral, ou seja, 50% do total. De acordo com estatísticas do Unicef, 27 em 100 crianças no mundo não foram vacinadas contra nenhuma doença, 32 sofreram de desnutrição antes de completar 5 anos; apenas 44 crianças foram amamentadas exclusivamente pela mãe nos primeiros três meses de vida, 18 crianças não frequentam escolas, (11 delas, meninas); 25%das crianças que começam o primeiro ano do Ensino Fundamental não chegam ao 5° ano, 17% crianças não sabem escrever e ler (11 delas, meninas).

A expectativa média de vida para crianças no mundo, hoje, é de 64 anos. Nos países industrializados, chega a 78 anos. Nos 45 países mais atingidos pelo Aids é de 58 anos: em Botsuana, Malavi, Moçambique, Ruanda, Zâmbia e Zimbábue, países mais atingidos pela Aids, a expectativa de vida para as crianças é de menos de 43 anos.

Metade das crianças que vivem em países do sul da África é desnutrida. Um terço das crianças da África Sub-Saariana não têm alimentos suficientes. Uma em três crianças na Albânia, Uzbequistão e Tajiquistão, e uma em sete na Ucrânia, Rússia e Armênia é desnutrida. No Vietnã, 17% das crianças nascem com peso abaixo do normal, enquanto 40% dos menores de 5 anos estão abaixo da norma por causa da desnutrição.

Em relação ao grave fenômeno das crianças de rua, nos países latino-americanos, 30 milhões de menores trabalham para ajudar suas famílias, e cerca de 15 milhões que vivem nas ruas (de modo estável ou passageiro). Aids, conflitos e pobreza são as causas do crescimento desses dados no Continente Africano. Está aumentando também o número dos órfãos sem tutela em Ruanda, onde a guerra civil deixou quase 100 mil crianças órfãs. Milhares de crianças e jovens trabalham e vivem nas ruas da capital, Kigali. O mesmo acontece na República Democrática do Congo, Burundi e Angola.

A estes dados sobre países em desenvolvimento, somam-se outros, também preocupantes, sobre a pobreza e o estado de saúde das crianças nos países europeus, cujo desenvolvimento está regredindo: quase 18 milhões de crianças dos países da ex-União Soviética e do antigo bloco do Leste Europeu vivem com uma libra e meia por dia. Somente em Moscou, existem mais de 60 mil crianças sem casa; em Budapeste, entre 10 mil e 12,5 mil, enquanto apenas em Bucareste, elas são mais de 5 mil. Em todos os países, o fenômeno da prostituição de menores está relacionado à vida de rua: as crianças que trabalham em boates e bares ou que dormem nas ruas e estações são expostas ao risco de exploração sexual.

Em relação às doenças, nas regiões mais pobres do leste da Europa ou dos Bálcãs, difteria, coqueluche e tétano causam anualmente muitas mortes: na Albânia, por exemplo, pouco mais de metade das crianças de 1 a 2 anos é vacinada contra estas doenças; registrou-se um aumento de 50% de casos de tuberculose, devido – assim como na ex-União Soviética – à proliferação de formas resistentes aos medicamentos por causa da utilização de tratamentos terapêuticos inadequados.


(Fides, /2011)

Preparando para o CAM 4–Comla 9

Com o 1º Simpósio Internacional de Missiologia realizado de 24 a 27 de janeiro em Caracas (Venezuela), iniciaram-se os eventos de preparação do 4° Congresso Missionário Americano 4 (CAM 4), também 9° Congresso Missionário Latino-Americano 9 (Comla 9), que terá lugar em Maracaibo (Venezuela), de 22 a 27 de janeiro de 2013. O Simpósio teve como tema Secularização Presente e Futuro, Desafio para a Missão,
O tema – Discípulos-Missionários de Jesus Cristo, da América ao Mundo Secularizado e Pluricultural – e o lema – Discípulos-Missionários da América para o Mundo – do CAM 4 apontam para os desafios da Igreja em nosso continente. A equipe organizadora do Congresso diz que "toda a Igreja venezuelana e da América está se preparando para viver na plenitude do Espírito Santo a maravilhosa experiência do CAM 4–Comla 9. (...) Sem dúvida, será um tempo de Salvação em que compartilharemos de novo a graça de termo-nos encontrado pessoal e comunitariamente com Jesus Cristo e de termos sido enviados para dar vida plena a nossos povos".
O Simpósio contou com cerca de 110 participantes, representando 12 países do Continente Americano. Do Brasil foram quatro delegados: Mons. Daniel Lagni, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Ir. Israel Nery, pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o leigo Robson Ferreira, representando os Conselhos Missionários Regionais (Comires), e Pe. José Altevir da Silva, CSSp, pelo Conselho Missionário Nacional, Comissão Missionária da CNBB e Missão Continental.
Conferências do Simpósio: Visão Histórica da Secularização, pelo Prof. Enrique Ali, Doutor em Sociologia; A Conversão Pastoral, por D. Mário Moronta, Bispo da Diocese de San Cristóbal (Venezuela); Vivência e Transmissão do Cristianismo quando não Há Transmissão Ambiental, pelo Pe. Pedro Trigo, SJ, professor na Universidade Católica na Venezuela; Leitura da Realidade Secularizante à Luz da Fé, pela Drª Consuelo Veléz.
Todo material referente ao Simpósio pode ser acessado no site oficial do CAM 4–Comla 9: www.venezuelacam4.org.

A vida pele Reino

"Nosso mundo continua marcado pela violência,
especialmente contra os discípulos de Cristo"
(Papa Bento XVI, 26/12/2010)


A Fides, agência de notícias da Congregação para a Evangelização dos Povos, à qual pertencem as Pontifícias Obras Missionárias, publica anualmente a lista dos agentes de pastoral que perderam a vida de modo violento. Em 2010, foram assassinados 23 agentes: 1 bispo, 15 padres, 1 irmão, 1 freira, 2 seminaristas e 3 leigos. Analisando a lista por continente, consta em primeiro lugar a América, banhada pelo sangue de 15 agentes de pastoral; seguida pela Ásia, com 6 mortes; e depois pela África, onde um sacerdote e um seminarista perderam a vida de modo violento. A conta da Fides não inclui apenas os missionários "ad gentes" em sentido estrito, mas todos os agentes de pastoral mortos violentamente.
As escassas notas biográficas sobre esses irmãos e irmãs assassinados demonstram-nos que ofereceram suas vidas quase sempre no silêncio e na humildade do trabalho cotidiano, "por amor a Cristo e à Igreja, e, por conseguinte, ao mundo". Alguns foram vítimas da violência que eles mesmos combatiam ou da disponibilidade em ajudar o próximo em humildes tarefas cotidianas, colocando a própria segurança em segundo plano. Outros foram eliminados apenas porque, em nome de Cristo, contrastavam o ódio com o amor, o desespero com a esperança, o confronto violento com o diálogo, os abusos com o direito.
"Nosso mundo continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo" – disse o Papa Bento XVI (Ângelus de 26/12/2010), recordando que "a terra se manchou de sangue" em várias partes do mundo, atingindo até mesmo comunidades católicas reunidas em oração em locais de culto. A esta lista provisória, preparada anualmente pela Agência Fides, devem ser acrescentados os nomes daqueles de que jamais teremos notícia que, em cada canto do planeta, sofrem e pagam com suas vidas sua fé em Cristo. Eles são "uma nuvem de soldados desconhecidos da grande causa de Deus" – segundo a expressão do Papa João Paulo II – a quem olhamos com gratidão e veneração, mesmo sem conhecer seus rostos, sem os quais a Igreja e o mundo seriam imensamente mais pobres.
No Brasil, perderam a vida Pe. Dejair Gonçalves de Almeida e o leigo Epaminondas Marques da Silva, de Volta Redonda, RJ, agredidos na casa paroquial por bandidos em busca de dinheiro; Pe. Rubens Almeida Gonçalves, de Campos Belos, GO, assassinado no escritório paroquial; o seminarista Mario Dayvit Pinheiro Reis, de São Luís, MA, assassinado por ladrões que queriam seu carro; e Pe. Bernardo Muniz Rabelo Amaral, de Humberto de Campos, MA, morto por um homem ao qual havia oferecido carona.
Dados, comentários e aprofundamentos sobre os agentes de pastoral mortos nos últimos anos podem ser encontrados no site da agência: www.fides.org.

VATICANO - O Papa reza pelas vítimas do terremoto no Japão e “por todos os que sofrem por causa destes terríveis eventos”

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – “As imagens do trágico terremoto e do consequente tsunami no Japão deixaram todos nós fortemente impressionados” – disse o Santo Padre Bento XVI domingo, 13 de março, após rezar a oração do Angelus. “Desejo renovar minha proximidade espiritual à querida população daquele país, que com dignidade e coragem, está enfrentando as consequências desta calamidade – prosseguiu o Pontífice. Rezo pelas vítimas, por seus familiares e por todos os que sofrem por causa destes terríveis eventos. Encorajo as pessoas que com admirável disponibilidade estão se esforçando para levar ajuda. Permaneçamos unidos na oração. O Senhor está conosco!”. Em 12 de março, dia seguinte ao terremoto e ao tsunami, o Santo Padre, por meio do Cardeal Secretário de Estado, enviou um telegrama de pesar a Dom Leo Jun Ikenaga, S.I., Presidente da Conferência Episcopal Japonesa, expressando sua profunda dor e oferecendo orações. (SL) (Agência Fides 14/03/2011)

segunda-feira, 14 de março de 2011

ÁSIA/JAPÃO - Emergência “crianças” depois do terrível terremoto

Tóquio (Agência Fides) – As crianças do Japão e de toda a área do Pacífico nunca viram um momento tão difícil como o atual, após o terremoto que segundo um balanço provisório, já deixou mil vítimas. A resposta das organizações humanitárias e da Igreja em todo o mundo foi imediata. Segundo informa um comunicado da Conferência Episcopal Australiana enviado à Agência Fides, o Arcebispo Philip Wilson, Presidente da Conferência dos Bispos australianos e dos Bispos da Inglaterra e Gales, assegurou suas orações pelas vítimas do mais grave terremoto registrado no Japão há 40 anos. O Arcebispo exortou também a Caritas Austrália a intervir rapidamente. Também o Presidente da Organização humanitária Save the Children, Charles F. MacCormack, lançou um apelo pelas crianças atingidas pelo terremoto e pela onda de tsunami. A organização, ao lado de outras agências, está priorizando as exigências específicas da crianças e fornecendo apoio de emergência. As crianças são sempre as vítimas mais vulneráveis em situações de emergência e é preciso uma intervenção específica para apoiá-las física e emotivamente, e ajudá-las a enfrentar imediatamente o choque. (AP) (12/3/2011 Agência Fides)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Apresentação IAM Paróquia Pio X - Caçapava - Diocese de Taubaté


Aconteceu em 29 de janeiro de 2011, um encontro de apresentação da IAM na paróquia Pio X, na cidade de Caçapava, diocese de Taubaté - SP. Esse encontro foi muito proveitoso, pois agora temos mais uma paróquia que abraça essa Obra Missionária.
Nossos parabéns e felicidades aos novos assessores desta paróquia, Adriana e seu esposo Marcos.
Que Deus Abençoe vocês.

Mudança no site das POM


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) começaram, nesta quinta-feira, 10, a fazer algumas reformulações na estrutura e informações da sua página na internet (http://www.pom.org.br/). Por isso, as POM pedem a compreensão de todos os internautas, caso algumas páginas não estejam sendo acessadas normalmente.

Novo site e Assessoria de Imprensa
As POM sente a necessidade de se comunicar com eficiência. Por isso, o site atual será totalmente reformulado e ganhará uma nova interface e uso das novas ferramentas da internet 2.0: Twitter, Facebook, Flickr e Picasa, brevemente.


Para dar início a esse novo trabalho, as Pontifícias Obras Missionárias contam a partir deste mês de março, com o trabalho de sua Assessoria de Imprensa. Trata-se de um novo setor da instituição, implantado para atender às demandas da área de comunicação interna e externa. A Assessoria de Imprensa das POM têm os trabalhos de comunicação desenvolvidos pelo jornalista Fúlvio Costa (MTB 8674/DF), que também é jornalista da Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


FONTE: POM

Terremoto e Tsunami assolam o Japão


Um terremoto de magnitude de 8.9 graus na escala Richter atingiu a costa Nordeste do Japão às 14h46min desta sexta-feira (hora local japonesa). O sismo foi seguido por outras réplicas também de altas magnitudes. A força do terremoto gerou um potente tsunami. Fontes oficiais dizem que a onda teve picos de 10 metros. O epicentro do terremoto foi localizado na costa da ilha de Honshu, a mais populosa do Japão, numa profundidade de aproximadamente 24 quilômetros e a cerca de 370 quilômetros de Tóquio sacudindo também a capital japonesa. Os dados são do centro de estudos geológicos dos Estados Unidos.

A força dos tremores foi impressionante, relata Dom Alberto Bottari de Castello diretamente de Tóquio, Núncio Apostólico no Japão, contatado pela Rádio Vaticana pouco depois do terremoto. Segundo ele, graças aos critérios anti-sísmicos utilizados na construção da maioria dos prédios japoneses, o balanço das vítimas e danos é menor quando comparado ao que seriam registrados em outros países menos preparados para enfrentar terremotos.


Dom Castello relatou que o tremor foi longo e muito intenso. "Nos cinco anos que estou aqui no Japão nunca havia tido uma experiência como esta. Logo depois do terremoto começamos a ouvir as primeiras sirenes, helicópteros e depois tudo passou, a vida está voltando ao normal aqui em Tóquio. Muitos vizinhos procuraram abrigo no nosso jardim, que é o único por aqui. Penso que agora o perigo já passou. Pelo que posso ver, não tem nenhum prédio que ruiu aqui por perto. Eu vi os prédios aqui em torno que se moviam, digo, prédios inteiros que se moviam, é impressionante! O homem sente realmente o que é quando se depara com a força da natureza, com a força do Senhor", agradece.


FONTE: Rádio Vaticano