sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comissão Diocesana em Defesa da Vida participa do 4º Encontro de Legisladores e Governantes em Defesa da Vida


A Comissão Diocesana em Defesa da Vida da Diocese de Taubaté participou no ultimo dia 27 de abril da reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Congresso Nacional.

Na ocasião a Diocese de Taubaté propôs a PEC pela Vida à Frente Parlamentar em Defesa da Vida, no 4º Encontro de Legisladores e Governantes em Defesa da Vida, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã de 27 de abril.

A proposta foi sugerida pelo Prof. Hermes Rodrigues Nery, coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida e Movimento Legislação e Vida, que coordena também a campanha “São Paulo pela Vida”, que visa incluir na constituição estadual, o direito a vida, desde a fecundação, por iniciativa popular. Durante seu pronunciamento, na tribuna, ele fez um apelo aos deputados federais presentes, para que somasse esforços na inclusão do direito à vida, desde a concepção até a morte natural, na Constituição Federal, explicitando no art. 5º da Carta Magna, a inviolabilidade da vida humana, “desde a fecundação”.

A proposta foi acolhida pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Deputado Federal Salvador Zimbaldi, que assumiu o compromisso de trabalhar nesse sentido, nesta legislatura.

Em sua fala, o Prof. Hermes também chamou a atenção ao caráter ideológico do projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, cujos princípios expostos pela representante do Ministério da Saúde, Maria Ester de Albuquerque Villela, “estão pautados na ideologia de gênero, na contracepção e nos direitos sexuais e reprodutivos, princípios estes contidos no PNDH3(Plano Nacional dos Direitos Humanos), que buscam num futuro próximo tornar o aborto como direito humano”.

FONTE: http://diasimdiatambem.wordpress.com/2011/04/29/emenda-constitucional-pela-vida/

terça-feira, 26 de abril de 2011

Jornal do Vaticano publica Revista especial sobre o João Paulo II .


O jornal vaticano L’Osservatore Romano informou que publicará nesta quarta-feira, 27, um especial de 100 páginas, totalmente a cores, por ocasião da beatificação do Papa João Paulo II (no próximo dia 1º de maio), e que estará disponível em italiano, polonês, inglês, espanhol, alemão, francês e português.

Esta revista, explicou o L’Osservatore Romano, foi impressa em sete países dos quatro continentes: Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Itália, Reino Unido e Espanha, com uma edição total de quase 400 mil cópias.

Além do testamento de João Paulo II e a homilia da Missa de exéquias do então cardeal Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI), a revista apresenta outras homilias do pontífice lembrando o papa polonês, além de artigos, entrevistas e uma detalhada cronologia.

Esta revista, conclui a nota, busca ser “uma homenagem a um cristão exemplar e um grande bispo de Roma protagonista de um pontificado que já entrou na história. O especial é um verdadeiro número de coleção, ilustrado por belíssimas e raras fotografias”.

Fonte: CNBB

Pontifícias Obras Missionárias realizam 1ª Semana Missionária para Formadores de Seminário .


No fim do mês de maio, dias 23 a 27, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem, em sua sede nacional, em Brasília, a 1ª Semana Missionária para Formadores de Seminário. A formação terá a assessoria do diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti; do fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; e da equipe nacional das POM.

O objetivo da Semana, de acordo com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, responde à Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Missionário Mundial que pede atenção à dimensão missionária da Igreja.

Ainda segundo padre Sávio, a ideia da realização da Semana Missionária para Formadores de Seminário surgiu a partir dos anseios do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho de 2010. “Os seminaristas observaram durante aquele Congresso a necessidade dos formadores também ouvirem sobre a formação missionária. Foi mais um apoio para realizarmos esta formação”, lembrou o secretário.

Os interessados em participar da Semana ainda podem se inscrever pelo link clicando aqui (link www.pom.org.br) ou pelo e-mail uniao@pom.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários

Após a Formação para Formadores de Seminário, as POM realizam a 1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, nos dias 6 a 10 de junho. As vagas, porém, já estão esgotadas, mas a organização já deu início à escolha de uma nova data, no segundo semestre de 2011, para realizar a 2ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, para aqueles que não conseguiram se inscrever na 1ª Semana. Outras informações acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias no endereço eletrônico: www.pom.org.br.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Beatificação de João Paulo II


No próximo dia 1º de maio, a cidade de Roma receberá novamente uma multidão de peregrinos, tão grande, ou até maior que aquela que acompanhou, há 6 anos, o funeral do papa João Paulo II. Desta vez, não será por motivo de luto, mas para presenciar com muita alegria a beatificação do mesmo papa, por decisão de Bento XVI, seu colaborador direto durante longos anos e também imediato sucessor.
Quando a Igreja beatifica algum de seus filhos, reconhece e proclama oficialmente as suas virtudes exemplares, a autenticidade e o vigor de sua fé e a contribuição efetiva que deu para a vida e a missão da própria Igreja; declara também que foi um seguidor de Cristo altamente qualificado, que viveu de modo excelso o que se esperaria de todos os cristãos: a fé e a união firme com Deus, o amor ao próximo, a retidão de vida. Por isso mesmo, quem é beatificado ou canonizado também é proposto como exemplo e estímulo para os demais cristãos.


O papa João Paulo II viveu uma infância simples e sofrida na sua Polônia; perdeu a a mãe quando ainda era criança e o pai, quando era jovem; trabalhou duro como operário, suportou os horrores da 2ª. grande guerra e do regime comunista no seu país. Desde pequeno, cultivou profunda fé em Deus e amor ao próximo; espírito aberto, cultivou amizades até o fim da vida com membros da comunidade judaica, pela qual tinha grande apreço. Sacerdote exemplar e idealista, bispo dinâmico e profundamente apostólico, ele participou ativamente do Concílio Vaticano II e também se empenhou pela sua reta interpretação e aplicação.

Eleito papa em 1978, governou a Igreja Católica por quase 27 anos e marcou-a por sua determinação em renovar por dentro sua vida e organização, atento às novas necessidades e desafios, mas também zeloso pela fidelidade à natureza e missão próprias da Igreja. Foi um papa missionário e em seu pontificado fez numerosas viagens e visitas a quase todos os países do mundo; manteve contatos com governantes, representantes de religiões, expoentes do mundo da cultura e de organizações sociais; foi ao encontro dos jovens, doentes e pobres; defendeu e promoveu o papel insubstituível da família e defendeu a dignidade da mulher e da pessoa idosa. A todos convidava a "abrir as portas a Cristo Jesus".

Na sua responsabilidade de sucessor do apóstolo São Pedro, à frente da Igreja Católica, procurou "confirmar os irmãos na fé", transmitindo firmeza e confiança em tempos difíceis, marcados por correntes de pensamento e práticas nem sempre harmonizáveis sobre o papel da Igreja no mundo e até sobre questões de fé e de moral. Estimulou as dioceses e organizações locais da Igreja a assumirem seu papel na cultura e na vida dos povos; incentivou a formação do clero e dos religiosos e encorajou as organizações do laicato.

Na celebração do grande Jubileu do 3º milênio do nascimento de Cristo, conclamou os cristãos e todos os povos à reconciliação e a dar-se o perdão; ele mesmo deu o exemplo, pedindo o perdão pelos erros e pecados cometidos ao longo da história pelos filhos da Igreja e indo ao encontro de quem tentara assassiná-lo na praça de São Pedro, para levar-lhe sua palavra de perdão. Foi de longe o papa que mais deixou escritos e ensinamentos sobre temas da fé e da moral católicas, sobre a vida quotidiana da Igreja e também sobre questões de justiça e paz na convivência entre os povos. Entre suas várias encíclicas, destacam-se duas sobre a Doutrina Social da Igreja - Solicitudo rei socialis e Centesimus annus, nas quais atualiza o pensamento ético da Igreja a respeito das questões sociais, políticas e econômicas.

Durante seu longo pontificado, acompanhou de perto as grandes mudanças culturais e políticas acontecidas na virada do milênio, quando a convivência humana no mundo inteiro foi sendo mais e mais globalizada. Ele mesmo foi, inegavelmente, um dos protagonistas destas mudanças e também contribuiu de modo decisivo para a queda dos regimes totalitários no leste europeu.

Reconhecidamente, foi uma grande autoridade moral para toda a família humana; sua solicitude, não apenas religiosa, voltou-se para onde quer que houvesse sofrimento e urgência de solidariedade; clamava continuamente pela paz e pelo respeito à dignidade da pessoa humana; um de seus maiores sofrimentos era ver que, apesar das terríveis experiências já vividas pela humanidade com as guerras, a voz do diálogo ainda era sufocada pela linguagem das armas. A liderança moral de João Paulo II apareceu de maneira inequívoca durante seu funeral quando, na praça de São Pedro, reuniram-se, além de uma multidão imensa, também chefes de Estado e líderes religiosos, como nunca antes se havia visto; autoridades de países em guerra estavam lado a lado, de maneira bem composta, a prestar homenagem ao papa falecido, como a demonstrar que as diferenças ideológicas, os interesses econômicos e a força das armas não precisam ter a última palavra; o papa representava a figura paterna, que foi capaz de reunir, ainda que por um momento, todos os filhos, deixando esperar que as aspirações à paz, à fraternidade e ao respeito recíproco não são um sonho impossível.


A Igreja Católica vê nos seus bem-aventurados e santos também especiais intercessores junto de Deus e ensina que podemos recorrer a eles em nossas necessidades. O papa João Paulo II, que tanto bem quis a todos os povos, continue a interceder lá no céu pelo bem de toda a humanidade, especialmente pelos povos em guerra e pelos que necessitam de maior solidariedade de nossa parte.

* Card. Odilo P. Scherer é Arcebispo de São Paulo. Publicado em O ESTADO DE SÃO PAULO, ed. de 09.04.2011

Fonte: www.cnbb.org.br

Mortalidade infantil tem redução de 30% em uma década

A taxa de mortalidade infantil em crianças com menos de 1 ano teve uma redução de 30%, de 2000 a 2009, tendo passado de 21,2 óbitos por mil nascidos vivos para 14,8 óbitos, em 2008.

Os dados são do "3° Relatório Um Brasil para as Crianças e Adolescentes", da "Fundação Abrinq-Save the Children". O relatório mostra ainda que, no período, houve uma redução de 29,7% nos óbitos de crianças menores de 5 anos, já que, em 2000, foram registrados 24,7 óbitos por mil nascidos vivos e, em 2.008, essa taxa declinou para 17,4 óbitos.

No entanto, seria necessário que a redução tivesse alcançado o percentual de 66% para se adequar às metas do documento "Um Mundo para as Crianças", assumido pelo Brasil, em 2002, na Assembleia Geral das Nações Unidas. O documento reúne uma série de compromissos assumidos pelo governo federal, como a melhoria dos indicadores relacionados à infância e adolescência.

Em 2006, a Abrinq criou o "Projeto Presidente Amigo da Criança" com o objetivo de acompanhar as políticas públicas implementadas pelo governo na área.

O relatório, apresentado hoje (11) pela Abrinq, mostra que, de 1999 a 2008, o percentual de crianças alimentadas exclusivamente com leite materno até 6 meses de vida aumentou em 320%. Sobre o ensino, o relatório aponta que 95% dos 27,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros têm acesso ao ensino fundamental. Esse percentual representa, aproximadamente, 26 milhões de crianças frequentando esta etapa da educação básica.

Com relação ao trabalho infantil, em 2001, havia 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos ocupados. Em 2009, este número caiu para 2 milhões, resultando em uma redução de 33% do trabalho infantil no Brasil. Em 2009, 9,2% das crianças e adolescentes de 10 a 15 anos estavam ocupados. Esse índice diminuiu 33% em relação a 2001.

Sobre o combate ao HIV/aids, houve queda de 44% do número de novos casos de aids em jovens de 15 a 24 anos, passando de 2.780 casos notificados, em 2000, para 1.549 novos casos, em 2008.

Segundo a administradora da Fundação Abrinq, Heloisa Oliveira, os avanços obtidos nos últimos oito anos devem ser comemorados, mas é preciso voltar os olhos para os desafios relacionados à qualidade da educação, ao aumento do acesso ao ensino infantil e à redução da mortalidade. "Chama a atenção o percentual de crianças que tem aleitamento materno e a redução do HIV em populações jovens. Temos que comemorar a redução de crianças no trabalho infantil".

Para Heloisa, é preciso aperfeiçoar o sistema de atenção à saúde da mulher gestante e dos recém-nascidos. "Muitas crianças, hoje ainda, morrem de afecções respiratórias, muito ligadas aos primeiros dias de vida", observou.

A administradora considera que é preciso investir na abertura de creches para que as mães possam trabalhar com tranquilidade enquanto as crianças estão bem cuidadas. "A qualidade do ensino também permanece como um desafio sem limites na educação brasileira. Comemoramos as crianças na escola, mas precisamos de escolas com mais qualidade", disse.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 24 de abril de 2011

"Em comunhão com nossos irmãos do Brasil" - Secretária Nacional da IAM na Argentina envia mensagem

Após o atentado ocorrido no dia 08 deste mês, na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro (RJ), a Secretária Nacional da Infância e Adolescência Missionária da Argentina, Ir. Marcela, enviou uma nota de solidariedade. Confira:





En comunión con nuestros hermanos de Brasil


"Como IAM de Argentina, queremos acompañar, en este momento de gran dolor, al pais hermano de Brasil, ofreciendo nuestra oración diaria, sacrificios e intenciones por los niños, adolescentes fallecidos en la tragedia en Río de Janeiro y por sus familias.
Que María, Madre Buena, cobije a todos bajo su manto de amor y misericordia y nos regale la gracia de valorar la Vida que Dios nos regala para ser ofrecida.
De los niños y adolescentes del mundo, ¡siempre amigos!"
Hna Marcela




Em Comunhão com nossos irmãos do Brasil


"Como IAM da Argentina, queremos acompanhar, neste momento de grande dor, ao pais irmão do Brasil, oferecendo nossa oração diária, sacrifícios e intenções, pelas crianças e adolescentes, falecidos na tragédia no Rio de Janeiro.
Que Maria, Boa Mãe, cubra a todos de baixo do seu manto de amor e misericórdia e nos de a graça de valorizar a vida que Deus nos da para ser oferecida.
Das crianças e adolescentes do todo o mundo, sempre amigos!"
Ir. Marcela

Um ano sem Pe. Edson

Olá Garotada Missionária de todo o Brasil e além-fronteiras!



Convido a todos para celebrarmos juntos a missa de 01 ano de falecimento de nosso querido Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro no próximo dia 03 de maio. Aproveito a oportunidade para lançar a idéia de plantarmos uma árvore no final de cada missa celebrada criando comunhão com o nosso hino: "Vida abundante ao mundo ofereço!" e também com as campanhas da Fraternidade e Missionária que enfatizam a temática ecológica.


Vale lembrar que a árvore é vida e dádiva de Deus e precisa ser cuidada com carinho. Aqueles que aderirem a este pedido por gentileza envie as fotos para serem postadas em nosso blog.


Ao meu dileto antecessor ficam as seguintes palavras:


Pe. Edson,
Sua passagem por nós deixou, marcas que jamais serão esquecidas: sua alegria, seu amor pelo sacerdócio e pela Igreja, sua dedicação ao trabalho missionário e à Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, seu testemunho de vida. Perpétuas lembranças, saudades e gratidão. Agradecemos a todos que prestaram homenagem ao longo deste ano e a Deus por nos ter presenteado com o Pe. Edson que hoje roga juntamente com todas as crianças do céu por nós aqui na terra.


"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"


Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM

sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMIRE envia ao Japão mais dois missionários

Nos próximos dias parte para o Japão dois missionários do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 1 (São Paulo) para ajudar na formação missionária dos decasséguis. O COMIRE vem refletindo sobre a importância de um projeto missionário internacional e aceitou enviar os missionários: os padres Tarcísio, da diocese de Bragança Paulista e Antônio Belchior da diocese de Santo Amaro. Os dois partem em 26 de abril e retornam no final de maio, devendo percorrer cinco estados japoneses, formando e animando missionariamente os católicos destas localidades. O convite partiu, pela segunda vez, da diocese de Kyoto. As tratativas deste projeto iniciaram em 2006 entre os padres do COMIRE-SP, Brunos Rojas e Antônio Belchior, responsáveis pelos grupos missionários leigos e foram concluídas em 2007, com a partida de dom José Maria Pinheiro, então presidente do COMIRE São Paulo, padre Alcides Costa, padre Natale Brambilla e o padre Antônio Belchior, para o Japão. Como desdobramento deste processo, este ano a Igreja do Japão, através de dom Paul Yoshinao Otsuka, bispo da diocese de Kyoto, refez o convite ao Brasil para que dois missionários fossem ajudar na animação missionária da Igreja local. A primeira missão enviada ao Japão durou cerca de um mês e teve como objetivo uma formação missionária intensiva dos fieis da Igreja Católica em cinco estados deste país. A missão permeou temas como catequese, comunicação, acolhida, dentre outros. De volta ao Brasil, os missionários buscaram transmitir as experiências vividas na igreja do Japão, em encontros de formação no Brasil.

Fonte CNBB

Formise em Marília

Encontro terá a assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a Província Eclesiástica de Botucatu (SP) que compreende oito dioceses, realiza a Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O evento discute o tema “Missão Continental”, proposto a todas as dioceses do estado de São Paulo. O encontro deverá reunir alunos do Propedêutico e dos cursos de Filosofia e Teologia, no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Segundo o seminarista Diego Luiz Carvalho de Souza, coordenador do Conselho Missionário do Seminário (Comise), o objetivo do encontro é ajudar os seminaristas da Sub-Região a assumirem a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral. O Comise, que promoverá a formação, tem como membros seminaristas de todas as dioceses da Província. A formação será assessorada pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária e da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, padre Sávio Corinaldesi. Os seminaristas também terão a colaboração da psicóloga das casas formativas da Província, Dra. Alessandra Faria Rossi, e do coordenador do Conselho Missionário Regional (Comise), padre Éverton Aparecido da Silva, da Sub-Região de Botucatu. Diego ressaltou que o evento não é aberto à participação dos fiéis e é destinado apenas aos seminaristas da Província Eclesiástica de Botucatu, de todas as etapas, desde o Propedêutico até a Teologia. "Adotamos como figura principal desse encontro o tríptico missionário, que representa o 'Cristo do envio', pois queremos fazer de nossa vocação cristã e presbiteral aquilo que a V Conferência de Aparecida nos propôs, de sermos 'Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida'. 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida' (Jo 14, 6)", concluiu o seminarista Diego, que cursa o segundo ano de Teologia. Para Lembrar Na última Assembleia das Igrejas, o tema central foi a Missão Continental, proposta a todas as dioceses do estado de São Paulo. Dom Osvaldo Giuntini, bispo diocesano de Marília, está dando destaque ao assunto, que já foi refletido no recente Encontro Diocesano de Agentes, realizado no mês de fevereiro. Agora a Missão Continental vai ser discutida também pelos seminaristas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FALA SÉRIO: Bolívia tem 2 milhões de crianças na pobreza


Dois milhões de crianças e adolescentes da Bolívia - ou 20% da população total da nação sul-americana - vivem na pobreza e 336.000 trabalham nas ruas, em minas e no campo, revela um relatório da Defensoria Pública boliviana lançado para marcar o Dia da Criança no país.


As crianças e os adolescentes representam 46% da população boliviana. Segundo a Defensoria Pública, os dados divulgados hoje mostram que, de cada 100 meninos e meninos que entram nas escolas, 30 não terminam o primário e 7 em cada 10 sofrem violência doméstica em algum grau "em um contexto no qual os castigos são aceitos como métodos educativos".


O documento informa ainda que 6.000 crianças são moradoras de rua nas cidades do país e 1.487 vivem em prisões onde seus pais cumprem pena. O defensor público da Bolívia, Rolando Villena, conclamou às autoridades locais a privilegiarem as crianças e os adolescentes "independentemente de sua condição étnico-cultural, de seu nível socioeconômico ou sua condição de vida". As informações são da Associated Press.


FONTE: http://iammossoro.blogspot.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Santa Sé doará ao Japão ofertas da Quinta-feira Santa


O Bispo de Sendai, a diocese mais atingidas pelo terremoto e tsunami de 11 de março, Dom Martin Tetsuo Hiraga, agradeceu o Papa Bento XVI e a Santa Sé que anunciou que vai doar à população japonesa as ofertas que serão recolhidas por ocasião da celebração da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.

A iniciativa é Pontifício Conselho “Cor Unum”, que já recolheu 150 mil dólares enviado ao Japão e que serão usados para as pessoas em dificuldade, para reparação de igrejas e reconstrução de casas. “Aceitaremos com alegria este grande presente”, disse Dom Hiraga.

Cresce também a solidariedade das igrejas de outros países que entraram em contato diretamente com a Caritas do Japão. “O Senhor não nos abandona nessa dificuldade e neste terrível sofrimento. Essas doações vão ajudar a nos levantarmos; precisamos de gestos concretos de estímulo”, disse o prelado.

Em Sendai, o centro de solidariedade da Caritas local atua com cerca de 80 voluntários dispersos em todo o território, que estão ao lado de pessoas idosas que tiveram suas casas destruídas pelo tsunami.

FONTE: RÁDIO VATICANO

terça-feira, 12 de abril de 2011

Filme francês sobre monges chega ao Brasil e pode suscitar vocações

Na preparação para a Semana Santa, a distribuidora Imovision, com o apoio da CNBB, leva aos cinemas brasileiros o filme francês “Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux, 2010), de Xavier Beauvois. O longa retrata a história real da comunidade de monges cisterciences (trapistas) franceses, que foram assassinados em Thibirine, na Argélia, no ano de 1996, e deram seu testemunho pela missão monástica a eles confiada, como a aproximação de diálogo cristão e muçulmano. A estreia será realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo no dia 15 de abril, se estendendo depois para outros estados. Na noite de 14 de abril, haverá uma pré-estreia no Cine Odeon para convidados da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Cada paróquia da cidade vai enviar um representante e os seminaristas também receberão o convite. A produção já alcançou uma bilheteria de mais de três milhões de pessoas na França e foi vencedora do Grand Prix no Festival de Cannes, mostrando o testemunho dos monges que, de acordo com o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que é cisterciense. pode ser um despertar vocacional para muitos jovens. "Temos certeza que, aqui no Brasil, este filme fará sucesso, porque oferece condições de diálogo, de propostas para viver os valores humanos e cristãos, tendo presente a vida simples dos monges, no seu cotidiano, e o testemunho de dar a vida pelo povo do vilarejo", disse Dom Orani.

Pontífice convoca cristãos a praticarem a missão de maneira permanente


A Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2011, cujo tema é “Como o Pai me enviou, também eu vos envio (Jo 20, 21)”, ressalta a importância da celebração do Dia Mundial das Missões, todos os anos no mês de outubro. “É o serviço mais valioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa na busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência”, diz um trecho da Mensagem. O pontífice destaca no texto que a Igreja é animada pelo anúncio do Evangelho. Por isso, segundo ele, jamais a Igreja pode perder o espírito missionário. “O incessante anúncio do Evangelho, de fato, dá vida à Igreja, o seu fervor, o seu espírito apostólico, renova os seus métodos pastorais para que sejam sempre mais adequados às novas situações, mesmo aquelas que necessitam de uma nova evangelização – e animadas pelo espírito missionário: ‘a missão renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristã, dá novo entusiasmo e novas motivações [...]”, sublinha o papa. Bento XVI reafirma a natureza missionária da Igreja em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2011 ao dizer que “ela existe para evangelizar”. Lembra o então papa João Paulo II que “exortava a se manter vigilantes e prontos a reconhecer seu rosto e correr aos nossos irmãos para levar o grande anúncio: ‘Vimos o Senhor! ’”. Para a missão ser realizada em plenitude, frisa o pontífice na Mensagem, “a missão universal envolve todos, todo o sempre”. O papa convoca todos a se fazerem anunciadores do Evangelho de Jesus Cristo. “O Evangelho não é uma propriedade exclusiva de quem a recebeu, mas é um dom para partilhar, uma boa notícia a ser comunicada. E este dom-compromisso é confiado não somente a alguns, mas a todos os batizados que são ‘raça eleita, ...nação santa, povo de Deus”. Ainda na Mensagem para 2011, o papa Bento XVI reafirma a postura da Igreja sobre a importância das missões. “É essencial para a Igreja”. Ele chama os cristãos a praticarem a missão de maneira permanente para que a chama missionária permaneça como essencial para a vida da Igreja. “A dimensão missionária da Igreja é essencial e, portanto, deve ser mantida sempre presente. É importante que sejam os batizados e sejam as comunidades eclesiais interessadas não de maneira esporádica e ocasional, na missão, mas de maneira constante, como forma de vida cristã”, destaca o papa que adverte os cristãos a não transformarem o Dia Mundial das Missões num momento isolado. “O Dia Mundial das Missões não é um momento isolado durante o ano, mas é uma valiosa oportunidade para parar e refletir sobre como responder à vocação missionária, uma resposta essencial para a vida da Igreja”.


Fonte POM

Vaticano decreta data de memória litúrgica de JPII

Em razão da beatificação de João Paulo II, que será presidida pelo Papa Bento XVI no dia 1º de maio, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu um decreto regulamentando o culto litúrgico reservado ao futuro beato. O dia 22 de outubro foi escolhido para celebração em memória de João Paulo II na Diocese de Roma e nas dioceses da Polônia. Confira a íntegra do decreto Para o culto litúrgico e prestação de homenagem em honra ao Beato João Paulo II Em caráter excepcional, reconhecida por toda a Igreja Católica espalhada por toda a terra é a beatificação do Venerável João Paulo II, de feliz memória, que acontecerá na Praça São Pedro, em Roma, presidida pelo Santo Padre Bento XVI. Em vista de tal extraordinariedade, foi recebido numerosos pedidos sobre o culto litúrgico em honra do novo beato. Segundo pontos e formas estabelecidas pela lei, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos comunica a disposição destes pedidos. Se dispõe que no ano sucessivo à beatificação de João Paulo II, até o dia 1º de maio de 2012, seja possível celebrar uma Santa Missa em Ação de Graça nos lugares e dias significativos.
A responsabilidade de estabelecer o dia ou os dias, como também o lugar e os lugares de encontro do povo de Deus, compete ao bispo diocesano para a sua dioceseas necessidades físicas e as conveniências pastorais, se concede a possibilidade de celebrar uma Santa Missa em honra ao novo beato em um domingo durante o ano como também em um dia entre 10 e 13, da tabela dos dias litúrgicos. Do mesmo modo, para as famílias religiosas compete ao Superior Geral oferecer indicações sobre os dias e lugares significativos para toda a família religiosa. Para a Santa Missa, haverá a possibilidade de cantar o Glória, recolhimento da coleta em honra ao beato. Já as outras orações, o prefácio, as antífonas e leituras bíblicas são extraídas em comunhão com os pastores para a memória de um Papa. Se ocorrer num domingo durante o ano, para as leituras bíblicas, se poderá escolher textos adequados pela Comunidade dos pastores para a primeira leitura, Salmo responsorial e ao Evangelho. As inscrições do novo Beato nos Calendários particulares Se dispõe que, no Calendário próprio da Diocese de Roma e das dioceses da Polônia, a celebração do Beato João Paulo II, seja registrada no dia 22 de outubro e celebrada, a cada ano, como memória. Sobre os textos litúrgico, se concede como própria a oração da comunidade e a segunda leitura do Oficio das leituras, com seu responsório. Os outros textos são escolhidos na Comunhão de pastores, para a memória de um Papa. Quanto aos outros Calendário próprios, a requisição da memória facultativa do Beato João Paulo II poderá ser apresentada pela Congregação das Conferências dos Bispos para o seu território, pelo Bispo para a sua diocese e pelo Superior Geral para a sua família religiosa. Dedicação de uma igreja a Deus em honra ao novo beato A escolha do Beato João Paulo II como titular de uma igreja prevê induto da Sede Apostólica (cf. Ordo dedicationis ecclesiae, Praenotanda, nº 4), exceto quando já esteja inscrita no calendário particular: neste caso, não é necessário o induto, pois na igreja na qual ele é titular, está reservado para o grau de festa (cf. Congregatio de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum, Notificatio de cultu Beatorum, 21 de maio de 1999, nº 9). Não obstante qualquer disposição em contrário.

Secretário da Infância Missionária lamenta tragédia que vitimou 11 crianças e convoca IAM do Brasil para oração

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros, divulgou uma nota sobre o atentado no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quinta-feira, 8, que vitimou 11 crianças (9 meninas e 1 menino) e feriu outras 13 (10 meninas e 3 meninos) na Escola Municipal Tasso da Silveira. O autor da tragédia foi o jovem Wellington Menezes de Oliveira, 23, ex-aluno da escola. De acordo com as últimas informações [atualizado às 15h30], 13 crianças continuam feridas, sendo quatro em estado grave. As crianças têm idades entre 12 e 14 anos. “A IAM do Brasil está toda convocada a assumir como compromisso pessoal, comunitário e além-fronteiras uma Ave-Maria pelos familiares das vítimas que passam por este momento de tão grande dor”, convoca padre André em sua nota. Leia na íntegra, abaixo. “Vida Abundante ao Mundo Ofereço....” estas são as palavras iniciais do Hino da Infância e Adolescência Missionária aonde buscamos promover a vida para todas as crianças do mundo. Infelizmente nem todos lutam por esta vida que é uma dádiva de Deus. Ainda consternados com a tragédia escolar que aconteceu com as crianças no Rio de Janeiro, a IAM do Brasil está toda convocada a assumir como compromisso pessoal, comunitário e além-fronteiras uma Ave-Maria pelos familiares das vítimas que passam por este momento de tão grande dor. Que Jesus Menino propagado pela IAM seja o companheiro destas crianças no céu e aqui na terra o conforto para as famílias que sofrem. “De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!” Pe. André Luiz de Negreiros Secretário Nacional da IAM

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Papa reza pelos jovens.


A Sala de Imprensa da Santa Sé informou na última sexta-feira, 1º de abril, que nas intenções de oração do papa Bento XVI para este mês estão o anúncio do Evangelho aos jovens e àqueles que ainda não conhecem a Boa Nova de Jesus.

A intenção do papa para o Apostolado da Oração é: “Para que, através do anúncio crível do Evangelho, a Igreja saiba oferecer sempre, às novas gerações, renovadas razões de vida e esperança”.

Sua intenção missionária é: “Para que, através da proclamação do Evangelho e do testemunho da sua vida, os missionários levem Cristo a todos os que ainda não O conhecem”.

FONTE: CNBB

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto pró-vida de iniciativa popular da Comissão Diocesana em Defesa da Vida ganha força na internet


Um projeto encabeçado pela Comissão Diocesana em Defesa da Vida, da Diocese de Taubaté, que visa tornar o Estado de São Paulo o primeiro Estado a determinar, na Constituição Estadual, que a partir da concepção até a morte natural a vida deve ser preservada ganhou força na internet. Agora quem quiser apoiar essa iniciativa pode, além de baixar o formulário pelo site da Diocese, assinar a lista pela internet através de um blog em que é apresentado um vídeo institucional sobre o tema “São Paulo pela Vida”, também está disponível a lista de quem já assinou e é possível conhecer os realizadores dessa iniciativa e seus apoiadores.

Aqueles que quiserem assinar e apoiar essa iniciativa devem acessar o blog e efetuar a assinatura online, lembrando que aqueles que já assinaram por escrito não é necessário assinar online.

O endereço do blog é http://www.saopaulopelavida.com.br/?origem=812

sábado, 2 de abril de 2011

IAM é apresentada na Paróquia São Pio X - comunidade São Benedito - Diocese de Taubaté


Os novos assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da paróquia São Pio X, na cidade de Caçapava, pertencente a Diocese de Taubaté, apresentou no dia 20/03/2011, os grupos e os assessores das comunidades que estão começando a trabalhar com esta Obra Missionária. Aos novos assessores e grupos, que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das Missões, interceda por cada um de vocês.

Nossos parabéns ao Frei Deonir, Frei Avedis e aos novos assessores que assumiram este trabalho nas comunidades e principalmente ao casal Marcos e Adriana, assessores paroquial, que não mediram esforços para que este trabalho pudesse acontecer na paróquia São Pio X.
Que Deus abençoe a todos que abraçam essa Obra.


Fatima/Paulo, coordenadores Diocesano da IAM.

IAM na Venezuela forma professores e animadores missionários.


A Infância e Adolescência Missionária da Venezuela, realizou uma formação dedicada a Coordenadores de Pastorais e Professores que querem formar grupos da IAM em seus colégios.



Nesta formação estiveram presentes professores de Caracas, Los Teques, La Guaira e Maracay. Agora, com ânimo, esperamos que formem seus grupos da IAM e que, com anunciem e amem a Jesus.


De todas as crianças do mundo, sempre amigos!


IAM - Venezuela

Padre Camilo, diretor nacional das POM no Brasil, faz viagem solidária ao Haiti.


No próximo sábado, 2 de abril, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) padre Camilo Pauletti, estará em viagem solidária ao Haiti. Ele vai com presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Márian Abrósio.


"Queremos com essa viagem prestar solidariedade ao Haiti e também conhecer a realidade daquele país que tanto sofreu com o terremoto no ano passado”, disse o diretor.


Durante a viagem, padre Camilo deve fazer contato com as POM do Haiti, além de se encontrar com os religiosos brasileiros em missão na capital Porto Príncipe e no interior do país.


A viagem encerra no dia 9 de abril, quando padre Camilo retorna ao Brasil.


FONTE: POM – www.pom.org.br