terça-feira, 31 de maio de 2011

"Semana de Formação foi um banho de animação missionária nos formadores de Seminário”, avalia padre Camilo Pauletti


Participantes elogiaram iniciativa e pediram que formação
seja um processo continuado

Uma avaliação concluiu na sexta-feira, 27, 1ª Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, que aconteceu na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A formação, realizada pelas POM em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM) teve início na segunda-feira, 23.

Os 32 formadores de seminário que participaram da Semana fizeram algumas sugestões antes de retornarem às suas casas de formação. Destaca-se o pedido de continuação da Semana como processo continuado de formação missionária na Igreja no Brasil. Além disso, eles pediram que a Semana seja realizada também nos Regionais. Eles assumiram também o compromisso de repassar aos seminaristas e aos padres de suas dioceses as motivações missionárias do encontro.

Um dos primeiros frutos da formação apareceu antes mesmo do encerramento da Semana. Alguns dos participantes manifestaram o desejo de fazer uma experiência missionária além-fronteiras. Para o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, esse desejo mostra que a missão é “envolvente e contagiante e os padres se interessaram porque a missionariedade desperta para a busca de uma Igreja que sai de si mesma”, sublinhou.

Os padres também pediram que as POM se façam mais presente na Igreja. Alguns afirmaram que conheciam pouco da instituição e que se faz necessário as Pontifícias Obras Missionárias estarem nas bases. “Foi uma semana muito positiva acatada pelos participantes e pelos padres das POM de maneira muito bem-vinda, pois eles (participantes) manifestaram uma presença mais viva das POM nas bases e que elas estejam mais atentas para que a Igreja as conheçam nas bases”, comentou padre Camilo.

Participantes avaliam Formação
Os participantes também se comprometeram a valorizar a dimensão missionária nas suas casas de formação onde atuam. “Foi um momento enriquecedor porque foi um verdadeiro chamado à animação missionária e uma convocação para irmos ao encontro das pessoas”, disse o formador do Seminário João Paulo II de Itapetininga (SP), padre Elcio Roberto. “Despertar os formandos para essa realidade de missão é uma das interrogações que vou levando comigo”, concluiu.

Para o membro do Conselho de Formadores na diocese de Oliveira (MG), padre Alyson Rabelo, o encontro foi um “despertar para a realidade da própria essência da Igreja em seu ministério de levar o Evangelho à humanidade”. Padre Alyson disse ainda que já tem em mente o que vai fazer ao chegar ao Seminário que trabalha como formador. “Vou levar o encontro desta semana para a realidade de Oliveira, começando pelo Conselho de Formadores e depois trabalhando com os seminaristas e, a partir daí, estender aos lugares de missão que poderemos enfrentar a partir do que levarmos com toda a disposição e entusiasmo de cumprir o que Jesus nos mandou fazer: levar o Evangelho até os confins da terra”, disse animado o formador.

Antes da Semana de Formação, o diretor espiritual do Seminário diocesano de Caratinga (MG), padre Ademilson Tadeu Quirino, tinha uma visão diferente daquilo que seria a missão e tudo isso foi mudado a partir da participação no encontro. “O encontro trabalhou uma visão abrangente da dimensão missionária. Até então eu pensava na missão como uma atividade daqueles que saem do Brasil e vão a outros países”, revelou.

“Com as reflexões ao longo de toda a semana”, continuou padre Ademilson, “pude perceber que o dado da missão é intrínseco ao ser humano. Faz parte do cristão e do servidor de Jesus”. O formador acrescentou que sai do encontro com força de vontade para aprofundar a dimensão missionária junto aos seminaristas da diocese de Caratinga. “Saio daqui com muita esperança, convicção e vontade mesmo de arregaçar as mangas e caminhar com os seminaristas no que diz respeito a esse belíssimo trabalho de tornar a Igreja realmente missionária”.

Fonte: POM

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FALA SÉRIO: Segundo IBGE, crianças sustentam 132 mil lares


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que, em 2010, cerca de 800 mil crianças e jovens, entre 10 e 19 anos, eram responsáveis por domicílios particulares no País: 132.033 têm entre 10 e 14 anos e outros 661.153 de 15 a 19 anos. Diante da responsabilidade precoce, o coordenador do programa internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, afirma que é preciso garantir o acesso a serviços de qualidade, proporcionar programas de complementação de renda e melhorar a educação. Para ele, o trabalho infantil é reflexo de fatores econômicos, culturais e educacionais. É importante destacar que, por lei, é vedado qualquer tipo de trabalho a quem tem menos de 16 anos, salvas situações excepcionais.

FONTE: Gazeta do Povo (PR) - 29/05/2011

sexta-feira, 27 de maio de 2011

EUROPA/POLÔNIA - "Não tenham medo de se tornarem santos": Congresso da Infância Missionária de Czestochowa


Czestochowa (Agência Fides) - Será dedicado ao beato João Paulo II o Congresso da Infância Missionária da Arquidiocese de Czestochowa que se realizará de 14 de junho no Santuário de Nossa Senhora do Santo Rosário em Myszków Mrzyglód, e terá como tema uma famosa expressão do Papa Woityla: "Não tenham medo de se tornarem santos". Segundo informações enviadas à Agência Fides, participarão do Congresso todos os responsáveis das Pontifícias Obras Missionárias da Arquidiocese junto com o Diretor Diocesano, Pe. Jacek Gancarek. Estarão presentes vários grupos de jovens e crianças missionárias: o voluntariado missionário, os animadores, os grupos do Rosário, os grupos das POM de várias paróquias e escolas da Arquidiocese.

A Santa Missa de Ação de Graças pela beatificação de João Paulo II será presidida por Dom Stanislaw Nowak, Arcebispo de Czestochowa. A liturgia será animada pelo grupo musical Promyczki dobra ("Os raios de bondade"). Durante o Congresso será apresentada a catequese missionária sobre o tema "Com João Paulo II aprendemos a ser santos" e será aberta a mostra dedicada às missões da Igreja. Em vista do congresso, o jornal católico "Niedziela", em sua edição diocesana, preparou material dedicado à Infância Missionária com uma entrevista a Pe. Zbigniew que trabalha na Zâmbia, intitulado "As crianças da África estão sempre juntas". (MF/SL) (Agência Fides 26/5/2011)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

“A Dimensão Missionária no Atual Contexto da Formação Presbiteral” é tema da exposição do padre Estevão Raschietti


A manhã desta terça-feira, 24, na Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, que acontece na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) foi marcada pela temática “A Dimensão Missionária no Atual Contexto da Formação Presbiteral”, assessorada pelo secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti.


Durante sua exposição, o secretário falou da importância de se preocupar, no ambiente formativo dos futuros padres, com as condições da sociedade hoje. “O ambiente formativo é determinado pelas condições da sociedade e da cultura do mundo, portanto, não é um ambiente fechado, mas é determinado pela forma como anda o mundo e isso deve ser uma preocupação constante na formação”, disse aos 32 formadores de seminário reunidos no encontro.

Para contextualizar sua explanação, padre Raschietti dividiu sua temática em cinco aspectos: crise do individualismo e mundo ocidental, fome espiritual, globalização, mudanças de paradigmas científicos e a influência das novas tecnologias em nossas vidas. De acordo com ele, “tudo isso influencia o ambiente do seminário porque os futuros padres estão no mundo e precisam estar atentos às mudanças que acontecem todos os dias”, justificou.

Os cinco aspectos colocados aos formadores, segundo padre Estevão, são necessários ainda porque é a partir deles que começa a abertura da Igreja para o mundo onde a ação missionária acontece. “Trabalhando esses pontos nós ampliamos a visão na dimensão formativa para a dimensão missionária, e com isso perdemos o espírito funcional da Igreja de manutenção que não é mais vislumbrado na América Latina”.
“Para termos padres missionários”, continuou o assessor, “temos que preparar pessoas com a cabeça e o coração muito abertos; é preciso treiná-los na prática pastoral, mas o seminário precisa ter tudo programado, bem avaliado, bem acompanhado; afinal é o contato com a realidade que forma as pessoas”. Caso contrário, ressaltou padre Estevão, “teremos pessoas intelectualmente preparadas, porém pouco capazes de lidar com as situações e as pessoas”.

Nos dias de hoje, completou, “as casas de formação precisam lançar dinâmicas formativas para formar não só bons pastores, mas bons semeadores e bons pescadores”.

Programação

Ainda na noite de hoje, 24, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, vai dar seu testemunho de atuação missionária por seis anos em Moçambique, na África, entre os anos (1999-2004) aos formadores. Amanhã, ao longo do dia, o fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga, vai ministrar a palestra “Kairós da Formação nos Seminários em Vista da Missão”. À noite os formadores terão espaço para falar de suas experiências missionárias em seus campos de atuação. A Semana Missionária termina na sexta-feira, 27.

Formadores de seminário assumem propósitos para trabalhar a dimensão missionária junto aos seminaristas


“O sonho missionário de Jesus Cristo, enviado para evangelizar os pobres, libertar os oprimidos, anunciar o ano da graça, o Jubileu de salvação, foi deixado para todos nós realizarmos na ação missionária”.


A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 24, pelo fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga, que ministrou a palestra “Kairós da Formação nos Seminários em Vista da Missão”, durante sua interferência na Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM).
Padre Gervásio questionou aos participantes da formação, quem, na Igreja, é o grande responsável pela ação missionária? Ele mesmo respondeu: “É uma responsabilidade de toda a Igreja, pois foi o sonho deixado pelo Pai. Toda a Igreja é convocada a partir do papa, em primeiro lugar, passando pelos bispos no Colégio Episcopal e seus presbíteros, nos seminários, no período formativo a trabalhar a ação missionária”, disse o assessor.

Durante sua exposição, padre Gervásio deixou claro aos participantes que ninguém pode ser discípulo sem ser missionário e por isso cabe a todos, segundo ele, seguir o mandamento deixado por Cristo. “Ele próprio disse: estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos. Ele não falou apenas no período formativo dos apóstolos, mas estabeleceu uma entrega total”.


Os 32 formadores de seminário que participam da Semana de Formação Missionária, entre os dias 23 e 27, ficaram com alguns questionamentos, deixados por padre Gervásio, para trabalharem em grupos de trabalho: “A Igreja no Brasil e na América Latina tem cumprido essa sua vocação missionária? Como é que está a dimensão missionária no Brasil, nas dioceses, nos seminários? Como fazer então para reverter uma situação que é de apatia, de insensibilidade, nos seminários, nas dioceses?”.


A partir dos questionamentos, divididos em grupos, os padres avaliaram como está sendo a missionariedade nos institutos e seminários onde são formados os futuros presbíteros e o que é preciso melhorar e ser revisto.


Propostas e propósitos dos formadores
Para o reitor do Seminário Propedêutico de diocese de Campanha (MG), padre Carlos Henrique Machado de Paiva, a primeira coisa a ser feita é levar o testemunho do encontro para o ambiente do seminário e começar a valorizar mais a dimensão missionária em todos os âmbitos da Igreja. “Devemos levar o testemunho do encontro, reafirmar aos seminaristas que a Igreja é missionária na sua essência e que sem isso ela não vive”, apontou o formador. “Eu vou fazer um momento de partilha com os seminaristas sobre essa semana e, a partir disso, reprogramar atividades sob a ótica da missionariedade: vida de oração, eucaristia, sempre atento para os momentos chaves da Igreja sobre a questão missionária, como o mês missionário por exemplo, no sentido de voltar nossos corações para a missão”, completou o padre.

O formador do Seminário Interdiocesano de Crato (CE), padre Paulo César Borges de Sousa, destacou que um dos propósitos após seu retorno é “fortalecer o Conselho Missionário do Seminário (Comise) e acompanhar de forma personalizada a Pastoral dos Seminaristas”.

Já o padre Marcos Alcântara, reitor do Seminário diocesano de Ilhéus (BA), disse que o grande desafio a partir desse encontro, é colocar o Documento de Aparecida (DAp) em prática. “O DAp está muito bem enquanto documento, teoria, desejo profundo de tornar-se Igreja missionária, mas falta o ânimo de abraçar a causa enquanto Igreja no Brasil. A proposta do nosso grupo de trabalho foi ousada: que o ano inteiro a Igreja no Brasil, nos meses temáticos, nas Campanhas da Fraternidade, tenha o compromisso de colocar o DAp em prática”.

De acordo com padre Marcos, o propósito é levar para a realidade diocesana, no Seminário, as propostas do Documento de Aparecida par que os seminaristas não corram o risco de ficarem nas casas de formação isolados da dimensão missionária da Igreja. “Queremos trabalhar com nossos seminaristas a partir do Conselho Missionário do Seminário com ações concretas em nível de campanhas solidárias, oração, estudo”.


Católicos brasileiros já podem rezar a novena e a oração para pedir graças à Bem-aventurada Dulce dos Pobres


Com a recente beatificação da Irmã Dulce, o "Anjo Bom do Brasil" os católicos brasileiros podem rezar ao Senhor pela intercessão da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A memória da beata será celebrada anualmente no dia 13 de agosto, pois foi quando a freira recebeu os votos religiosos.25/05/2011 | ACI Digital

A oração para pedir graças por intercessão da nova beata, divulgada pelo Portal Canção Nova Notícias é a seguinte:

Senhor nosso Deus
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.
Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela douçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos. Amém!

A Arquidiocese de Salvador também disponibilizou a novena de Irmã Dulce para download. O material, segundo indica a nota do Canção Nova Notícias, é composto de nove encontros de oração que apresentam a vida da religiosa como exemplo para quem busca um encontro íntimo com Deus. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a novena deve ter seu início sempre no dia 13, terminando no 21 de cada mês.

Fonte: www.acidigital.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

MARIA, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja em todo o mundo
Fides - 22/05/2011

A+


clique para ampliar

Também na China, Maria é exemplo de evangelização

Celebrar o Ano da Evangelização dos Leigos e o Mês Mariano, exortar os fiéis a imitarem o espírito de Maria, seguindo-a como exemplo de evangelização: esses são os objetivos da primeira Semana Cultural dedicada a Nossa Senhora, que foi organizada pela paróquia de Xi Tang em colaboração com a diocese de Pequim, de 8 a 15 de maio.

Segundo as informações divulgadas pela diocese, depois de dois meses de preparação, a paróquia celebrou a Semana Cultural com uma mostra artística, um seminário cultural e um concerto inteiramente dedicado a Nossa Senhora.

Sobretudo, o seminário contou uma ampla participação de fiéis e também de não cristãos, que acompanharam com atenção a apresentação de três temas:
- 'significado da presença de Maria na vida de hoje';
- 'a arte da pintura católica chinesa da Universidade católica de Fu Ren';
- 'arte chinesa e inculturação da Igreja'.

Um concerto mariano concluiu solenemente a primeira Semana Cultural dedicada a Nossa Senhora.

A paróquia de Xi Tang, dedicada a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, foi fundada em 1723 pelos missionários lazaristas italianos, é a última igreja construída das quatro principais igrejas de Pequim.

Desde quando a paróquia foi reaberta, em 1994, os párocos sempre deram importância à reconstrução espiritual e estrutural da comunidade, iniciando cursos de catecismo, de leitura bíblica, coro e grupo de coroinhas, promovendo atividades pastorais e de evangelização. Em 19 de julho de 2009, depois de um complexo trabalho de restauração, a igreja foi novamente inaugurada e enriquecida pelo campanário e pelo batistério.

ÁSIA/ÍNDIA - Um bispo "sempre a caminho" para impulsionar a missão entre os povos tribais

Purnea (Agência Fides) - É um Bispo na estrada, viajando sempre, Dom Angelus Kujur, SJ, bispo de Purnea, diocese no norte de Bihar, no nordeste da Índia, na fronteira com o Nepal. Seu movimento incansável só tem um motivo: a missão entre os povos tribais. O bispo faz visitas pastorais e viagens missionárias cada semana e durante o ano, viaja por toda a extensão da diocese, marcada por uma ampla rede fluvial, e também nos campos e zonas montanhosas. Com a ajuda de um jipe, uma motocicleta ou pequenos barcos, o prelado visita as aldeias tribais da área: "É uma experiência de missão permanente e verdadeira" - explica o bispo numa entrevista à Agência Fides - "que visa responder ao mandamento de Cristo para sermos testemunhas até os confins da terra". A sua diocese tem uma população, onde hindus e muçulmanos são a maioria (cerca de 8,9 milhões de pessoas) e 25 mil são católicos, todos os tribais. A evangelização dos povos tribais, disse à Fides Dom Kujur não causa risco para a Igreja: eles são em sua maioria do grupo étnico Santhal, dedicado à agricultura. Fazer missão entre os outros grupos (hindus e muçulmanos) pode levar a conflitos e tensões, por isso a Igreja local está centrada sobre os povos indígenas que trabalham para o seu desenvolvimento sócio-econômico e para a promoção humana, mas "acima de tudo para estar próxima, tornando-se conhecida, entrando em relações com os chefes das aldeias, visitando e levando a mensagem do amor de Cristo". O bispo está "sempre em movimento" e, como ele disse à Fides, "sempre recebe uma calorosa recepção das aldeias tribais". "A fé em Cristo provoca sempre grande apreço e muito interesse. Conhecido o Evangelho, muitos deles são convertidos e são batizados em cerimônias simples, mas cheio de intensidade espiritual", comentou o bispo. A Igreja é também um ponto de referência para a promoção de programas de desenvolvimento econômico e social e para ajudá-los, especialmente na educação. Sendo a vida tribal muito precária e incerta - sujeita às inundações permanentes, que pode destruir a sua única fonte de renda e aumentar a fome - são forçados a se mudar com freqüência e a educação das crianças se torna muito difícil. A Igreja os ajuda e coloca à disposição suas escolas e agentes educacionais. Na diocese de Prunea, dada a presença de hindus e muçulmanos, "o diálogo inter-religioso é outro caminho que nós percorremos, queremos viver em paz e todos os líderes religiosos hindus e muçulmanos, apreciam e cooperam para esse fim. Encontramo-nos muitas vezes para dizer "não" à violência entre as comunidades que afeta outros estados indianos, com o objetivo evitar conflitos e tensões, construindo juntos uma sociedade justa e fraterna". (PA) (Agência Fides 23/5/2011)

VATICANO - O Papa recorda que "o compromisso de anunciar Jesus Cristo é a tarefa principal da Igreja"

Cidade do Vaticano (Agência Fides) - "O compromisso de anunciar Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, é a tarefa principal da Igreja. Invocamos a Virgem Maria para que ajude sempre os Pastores e aqueles que nos vários ministérios anunciam a doce Mensagem de salvação a fim de que a Palavra de Deus se difunda e o número dos discípulos se multipliquem". Com estas palavras o Santo Padre Bento XVI convidou à oração os fiéis reunidos na Praça São Pedro, no domingo, 22 de maio, para a oração do Regina Coeli. Comentando o Evangelho do Quinto Domingo de Páscoa, o Santo Padre explicou que "propõe uma um dúplice mandamento sobre a fé: crer em Deus e crer em Jesus... Não são dois atos separados, mas um único ato de fé, a plena adesão à salvação obra de Deus Pai mediante seu Filho Unigênito. O Novo Testamento terminou com a invisibilidade do Pai... A fé em Jesus comporta segui-lo cotidianamente, nas simples ações que compõem o nosso dia". Depois da oração mariana, o Papa manifestou a sua alegria pela beatificação de Madre Maria Chiara do Menino Jesus, em Lisboa, e de Irmã Dulce Lopes Pontes, em Salvador, na Bahia, no Brasil. Falando aos peregrinos de língua inglesa, o Papa recordou o Encontro Ecumênico Internacional pela Paz promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas em andamento em Kingston, na Jamaica, ápice de um programa de década de combate a toda forma de violência: "unamo-nos com a oração por esta nobre intenção, empenhando-nos primeiramente na eliminação da violência nas famílias, na sociedade e na comunidade internacional". (SL) (Agência Fides 23/05/2011)

Links:
O texto integral do discurso proferido pelo Santo Padre, em várias línguas
http://www.fides.org/ita/documents/ReginaC._22052011.doc

AMÉRICA/PERU - Pequenos missionários enviados para anunciar Jesus

Huancayo (Agência Fides) - Para celebrar o Dia da Infância Missionária em Huancayo, domingo, 29 de maio, se realizará uma peregrinação para as crianças ao Cerrito de la Libertad, a três quilômetros a leste da cidade. Esta manifestação dos pequenos missionários terá início às 8h, no átrio da Catedral e será presidida pelo Arcebispo de Huancayo, Dom Pedro Barreto Jimeno, SJ. Na nota enviada à Agência Fides pela Conferência Episcopal Peruana, se lê que durante o percurso as crianças das paróquias e das instituições educativas rezarão com o Rosário pela paz no mundo e no país, como referiu Ir. Angelina Abia, Diretora das Pontifícias Obras Missionárias em Huancayo. O tema proposto será: "Senhor, abra meu coração ao Evangelho. Quero anunciá-Lo!". No final da peregrinação, Dom Barreto presidirá a celebração da Santa Missa, durante a qual terá lugar o envio dos "pequenos missionários". (CE) (Agência Fides, 23/05/2011)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

AMÉRICA/URUGUAI - Mensagem do CELAM: renova-se o empenho pela Missão Continental e o chamado a todos a se tornarem discípulos missionários

Montevideo (Agência Fides) - "Quatro anos atrás, a Palavra marcou o programa em Aparecida, quando escolhemos promover a tarefa de nos tornar Discípulos missionários a serviço da vida; agora, confirmamos o nosso empenho pela Missão Continental, como se constata nas diretrizes escolhidas que estão a serviço desse processo". É o que afirma a Mensagem Final da XXIII Assembleia Ordinária do CELAM, realizada de 16 a 21 de maio em Montevideo (Uruguai), que foi enviada à Agência Fides. ?Na introdução da mensagem, se recorda o recente convite do Santo Padre para que a Palavra de Deus "se torne sempre mais o coração de toda atividade eclesial" (Verbum Domini, 1), assim, escrevem os Bispos, "refletimos em comunhão para que a ação evangelizadora no nosso continente seja o mesmo serviço de Jesus para os nossos irmãos, de modo especial os pobres e os necessitados".?Para ilustrar esse empenho, os Bispos escolheram o episódio de Jesus na entrada de Naim (Lc. 7, 11-17), quando dá novamente a vida ao único filho que uma mãe viúva estava para sepultar, acompanhada por muitas pessoas da cidade. Assim se lê na mensagem: "A procissão guiada por Jesus evoca a estrada aberta pelo Evangelho na nossa história e a multidão que aderiu à fé e se empenhou, escolheu a cultura cristã que marcou o nosso povo. O Evangelho nos diz que na sua chegada às portas da cidade, Jesus cruza com outro grupo proveniente da direção oposta, que carregava um rapaz morto. Também nós encontramos na nossa estrada 'procissões de morte'. Estamos entristecidos com a morte de inúmeras pessoas, vítimas da violência causada pelo narcotráfico. Sentimos muito pelas nossas jovens gerações, desiludidas pelas instituições que perderam sua credibilidade por causa da corrupção evidente".?"Este encontro com Jesus é o ponto de partida para empreender uma nova estrada: os dois cortejos, o da morte e o da vida, se tornam no final um só, o cortejo da vida. Como Igreja, portadora da vida do Reino de Deus, somos chamados a desempenhar um nova evangelização que levante os que caíram, mas que aceite os marginalizados da nossa sociedade, cure os feridos, responda a quem pergunta onde está Deus em meio às calamidades, restitua a esperança daquela vida plena que brota do Ressuscitado". A mensagem se conclui com o convite a todos por um maior empenho e invocando a proteção de Nossa Senhora dos "trinta e três", tão venerada no Uruguai. O documento é datado de 20 de maio de 2011. (CE) (Agência Fides, 21/05/2011)
Links:
Mensagem da XXIII Assembleia do CELAM (espanhol):
http://www.fides.org/spa/documents/celam_20052011.pdf

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ÁFRICA/QUÊNIA - Todos devem apoiar a missão pastoral da Igreja com as crianças


Nairóbi (Agência Fides) - "É preciso formar os nossos filhos em todos os seus aspectos, espiritual, moral e físico", disse recentemente, o Cardeal John Njue, Arcebispo de Nairóbi, dirigindo-se ao clero, religiosos, religiosas, professores e aos pais no Encontro Pontifícia Obra Missionária da Infância (POIM), realizada na capital do Quênia. "Todos devem apoiar a Igreja em sua missão pastoral com as crianças. Cada um de nós - prosseguiu o cardeal segundo o Catholic Information Service for Africa devemos nos sentir obrigados a participar na educação dos nossos filhos". Dirigindo-se aos 500 crianças membros da POIM na Arquidiocese de Nairóobi, o Cardeal Njue recordou que com o lema "as crianças ajudam crianças" devem apoiar todas as outras crianças que sofrem, que têm fome ou não têm o que vestir, embora não pertençam aPOIM. O cardeal também agradeceu aos líderes missionários já engajados na missão pastoral com os mais jovens. (AP) (18/5/2011 Agência Fides)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Padre André fala da importância da IAM e do primeiro ano da morte do padre Edson Assunção


Por ocasião dos 168 anos de presença da Infância Missionária no mundo, a ser celebrado no próximo dia 19 de maio, o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros concedeu uma entrevista à assessoria de imprensa das Pontifícias Obras Missionárias (POM).


O secretário destacou que a “Infância Missionária faz parte da minha vida” e que nesta data é o momento para reforçar o carisma da IAM com “uma Ave-Maria ao dia e 1 moedinha por mês para ajudar todas as crianças e adolescentes do mundo”.


Padre André também falou, durante a entrevista, da sua crença na Infância Missionária e da capacidade que vê nas crianças de levar à frente a sinceridade da fé e do amor pelo próximo. “O dinheiro pode aliviar o sofrimento material, mas o mais triste é o sofrimento espiritual e social. As crianças batizadas podem ajudar muito oferecendo suas orações e sacrifícios em união com Jesus Menino. O socorro da fé é de valor muito grande para todos que sofrem”, disse.


Sobre a presença da IAM no Brasil, padre André sublinhou que a Infância Missionária vive “um estágio muito significativo com muitos avanços e, a prova disso é a abertura para a universalidade da missão e a oferta dos cofrinhos das crianças e adolescentes que em 2010 chegou a cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil reais)”.


Para encerrar, o secretário da IAM lembrou o primeiro ano do falecimento do padre Edson Assunção, no próximo dia 3 de maio. Padre André agradeceu pelo apoio que o padre Edson sempre deu a ele durante sua caminhada pela Infância Missionária do Brasil desde o tempo em que era seminarista. Padre André aproveitou ainda para convidar os grupos da IAM espalhados pelo Brasil para rezarem uma missa no dia 3 de maio próximo e, se possível, plantarem uma árvore como sinal de vida em abundância buscando lembrar a memória do Pe. Edson.


Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:


Com que objetivos nasceu a Obra da Santa Infância?
A Infância Missionária nasceu com as motivações trazidas pelos missionários que estavam na China e que já contavam com a Pontifícia Obra da Propagação da Fé que se fundamentava no tripé oração, sacrifício e solidariedade. A França continuava mantendo relações públicas, comerciais e religiosas com a China e muitas crianças eram dizimadas e morriam sem ter recebido o batismo. Surge a Obra da Santa Infância idealizada pelo bispo Dom Carlos de Forbin Janson e com a colaboração da leiga Paulina Jaricot com o objetivo de salvar as crianças que morriam sem nunca ter ouvido falar de Jesus. Vale lembrar que na França se difundia a devoção ao Menino Jesus e daí se tira a obra da Santa Infância de Jesus que se tornaria o primeiro trabalho da Igreja Católica que desperta o protagonismo das crianças.


Qual o significado desta data para a Infância Missionária do Brasil?
A data de fundação da IAM tem um significado muito importante, pois é tempo de reforçarmos o nosso carisma que se fundamenta em 01 Ave-Maria ao dia e 01 moedinha por mês para ajudar todas as crianças e adolescentes do mundo e vale lembrar que no próximo dia 19 de maio iremos completar 168 de existência no mundo.


No Brasil, os objetivos iniciais da Infância Missionária foram mantidos?
A IAM chegou no Brasil pela primeira vez em 1858 e manteve os seus objetivos de evangelizar, salvar e ajudar as crianças de todo o mundo despertando a dimensão além-fronteiras. Sendo que a IAM ganhou um impulso muito forte no início dos anos 90 e hoje conta com cerca de 30 mil grupinhos espalhados pelo território nacional.


Qual o significado do lema “Criança ajuda e evangeliza criança”?
Este lema quer dizer que por meio de nossos compromissos pessoal, material e espiritual criaremos comunhão com todas as crianças do mundo. O dinheiro pode aliviar o sofrimento material. Mas o mais triste é o sofrimento espiritual e social. As crianças batizadas podem ajudar muito oferecendo suas orações e sacrifícios em união com Jesus Menino. O socorro da fé é de valor muito grande para todos que sofrem.


Por que em 1922 ela se tornou uma Obra Pontifícia?
Neste mesmo ano a IAM juntamente com as Obras da Propagação da Fé e São Pedro Apóstolo também se tornam Pontifícias, ou seja, reconhecidas mundialmente por toda a Igreja e ligadas diretamente ao Santo Padre. É importante lembrar a figura do Papa Pio XI que teve esta audácia instituindo também o Dia Mundial das Missões que é celebrado sempre no penúltimo domingo do mês de outubro.


Qual estágio vive a Infância Missionária do Brasil?
Um estágio muito significativo com muitos avanços e prova disso é a abertura para a universalidade da missão e a oferta dos cofrinhos das crianças e adolescentes que em 2010 chegou a cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Hoje temos grupos de IAM em paróquias, comunidades, escolas e creches que criam parcerias com outras atividades que não são da Igreja e olham para as crianças como o Conselho Tutelar, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), etc.


Qual o principal objetivo ao promover a ação missionária por meio de crianças?
As crianças são o futuro do país, da Igreja e do mundo. Particularmente eu acredito cegamente no potencial das crianças e hoje já temos uma resposta da IAM por meio de vocações sacerdotais, religiosas e laicais ad gentes [sem fronteiras]. Em suma, através destas crianças nós teremos tudo para abrirmos cada vez mais os horizontes da Igreja por meio da missão universal.


O que aconteceu de mais significativo ao longo da história da Infância Missionária?
Com certeza o número de crianças que foram salvas em todo o mundo por meio da ajuda de outras crianças e também Jesus que se torna conhecido e amado como diz o primeiro compromisso desta obra tão bonita.


O que quis dizer o papa João Paulo II ao falar que as crianças são “os pequenos grandes missionários”?
O saudoso Papa João Paulo II, o papa missionário da paz, fez esta exortação para destacar o potencial de nossas crianças que por meio de seu jeito simples transfiguram Jesus Menino presente no sorriso de cada criança.


Em um país com tantas desigualdades sociais visíveis como é o caso do Brasil é importante a presença da Infância e Adolescência Missionária?
Sim. Pois a presença da IAM que tem como objetivo também trabalhar a dimensão da partilha de nossas crianças e com isso se alivia esta dor que nossas crianças sentem.


No próximo dia 3 de maio completou um ano da morte do ex-secretário da Infância Missionária, padre Edson Assunção. O senhor poderia falar um pouco de quem foi ele e do seu trabalho desenvolvido na sede nacional das POM pela Infância Missionária do Brasil?
Falar de Pe. Edson é sempre um prazer; sou muito grato a ele por ter acreditado no meu trabalho na IAM desde a época em que eu era seminarista. Meu dileto antecessor fez um trabalho extraordinário à frente da IAM do Brasil dando corpo à Obra nas dioceses, paróquias e comunidades. Seu comportamento alegre e simples cativou inúmeras pessoas e sou testemunha de que ele era uma verdadeira criança. Às vezes me sinto tão pequeno e com uma grande responsabilidade a de dar continuidade a esta Obra maravilhosa que é a IAM e que até o dia 03 de maio de 2010 foi conduzida por ele. Hoje eu sinto que ele continua rindo lá no céu do jeito que ele ria e brincava conosco aqui na terra e com certeza hoje ele intercede por nós juntamente com milhares de crianças. Aproveito a oportunidade para convidar todos os grupinhos da IAM espalhados pelo Brasil para rezarmos uma Missa no dia 03 de maio e se possível plantarmos uma árvore como sinal de vida em abundância buscando lembrar a memória de nosso querido Pe. Edson e, inspirados nas Campanhas da Fraternidade e Missionária deste ano e também nas palavras iniciais de nosso Hino: "Vida abundante ao mundo ofereço...!" vamos dar passos cada vez mais marcantes por meio desta Obra. Finalizo expressando a minha gratidão e ao mesmo tempo partilhando a minha alegria de estar à frente da IAM do Brasil, pois a mesma faz parte de minha vida.


FONTE: POM

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Papa recebe diretores das POM


O papa Bento XVI recebeu em audiência na manhã deste sábado, 14, na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), ao todo, cerca de 110 pessoas, entre eles o diretor das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti.

O pontífice destacou, durante seu pronunciamento, a necessidade de um decidido compromisso na missão além-fronteiras e ressaltou que "novos problemas e novas escravidões emergem em nosso tempo, quer no chamado primeiro mundo, abundante e rico, mas incerto acerca de seu futuro; quer nos países emergentes, onde, por causa de uma globalização caracterizada comumente pelo lucro, acabam por aumentar as massas dos pobres, dos emigrantes, dos oprimidos, em que se enfraquece a luz da esperança.

É tarefa de todo o Povo de Deus, segundo o papa, "transformar o mundo segundo o projeto de Deus com a força renovadora do Evangelho, para que Deus seja tudo em todos (1 Cor 15,28)”.

Ele acrescentou ainda que "é necessário continuar com renovado entusiasmo a obra de evangelização, o anúncio alegre do Reino de Deus, vindo em Cristo na potência do Espírito Santo, para conduzir os homens à verdadeira liberdade dos filhos de Deus contra toda forma de escravidão".

A missão ad gentes, continuou o papa, deve envolver a todos. Ele sublinhou que o serviço da Igreja em sua totalidade está voltado para a evangelização. "É necessário lançar as redes do Evangelho no mar da história para levar os homens à terra de Deus. Tudo na Igreja está a serviço da evangelização: todo setor de sua atividade e também toda pessoa, nas várias tarefas que é chamada a cumprir. Todos devem estar envolvidos na missão ad gentes”.

De acordo com Bento XVI, “somente radicados profundamente em Cristo e em sua Palavra se é capaz de não ceder à tentação de reduzir a evangelização a um projeto apenas humano, social, escondendo ou silenciando a dimensão transcendente da salvação oferecida por Deus em Cristo”.

“O ministério da evangelização é fascinante e exigente: requer amor pelo anúncio e o testemunho, um amor tão grande que pode ser marcado inclusive pelo martírio” – observou. “Os cristãos não devem ter medo, mesmo se são atualmente o grupo religioso que sofre o maior número de perseguições por causa de sua fé”, exortou Bento XVI.

O papa agradeceu a todos os presentes pelo trabalho de animação e formação missionária que, como diretores nacionais das POM, desempenham em suas Igrejas locais. O Pontífice concluiu afirmando que a obra das POM é preciosa para a edificação da Igreja, destinada a tornar-se “casa comum” de toda a humanidade.

Saudação e Agradecimentos
Bento XVI aproveitou ainda a ocasião para saudar o novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, dom Fernando Filoni, pelas palavras que lhe haviam sido pouco antes dirigidas, em nome de todos os presentes. Ao mesmo tempo, o Pontífice expressou gratidão ao cardeal Ivan Dias "pelo generoso e exemplar serviço prestado ao Dicastério missionário e à Igreja universal nestes anos", na condução do mesmo.

O papa agradeceu, ainda, ao secretário do referido organismo vaticano, dom Savio Hon Tai-Fai; ao presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), dom Piergiuseppe Vacchelli; bem como aos colaboradores da Congregação e aos diretores nacionais das POM, vindos das várias Igrejas particulares para a anual Assembleia Ordinária do Conselho Superior.

FONTE: POM - www.pom.org.br

VATICANO - Assembleia das POM: dar ainda mais a palavra às crianças, saber ouvi-las, porque a Pontifícia Obra da Infância Missionária pertence a elas!


"Dar ainda mais a palavra às crianças, saber ouvi-las, porque a Pontifícia Obra da Infância Missionária pertence a elas" é o desejo e o compromisso expresso pela nova Secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária (POIM), Dra. Jeanne Baptistine Ralamboarison, poucos meses atrás eleita para este cargo depois de um longo serviço no Secretariado-geral da POIM.

"Vocês sabem tão bem quanto eu - disse a Secretária-geral em seu pronunciamento na Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionarias, em andamento em Roma - que as crianças têm muito a nos ensinar, porque não são somente inocentes, mas também criativas. Os temas e as mensagens, inclusive as mais delicadas e difíceis, que são transmitidas pelas crianças são mais facilmente aceitos e alcançam inclusive os corações mais duros. Nós adultos muitas vezes temos ideias - permitam-me a expressão - poluídas, 'interessadas'. Já que é às crianças que a Obra pede uma participação de fé e de meios materiais, me parece lógico dar a elas um lugar de destaque".


A presença dos adultos é necessária para guiar, e não para impor, reiterou a Dra. Ralamboarison, convidando a dar orientações e a fazer de modo que as realizações sejam fruto da criatividade infantil, com a finalidade de que a palavra "missão" se torne "simpática" para elas.

A partir do momento que em 2013 a POSI festeja seus 170 anos, a Secretária-geral propôs uma iniciativa para as crianças que já conhecem a Obra, convidando-as a responderem a uma pergunta: "Que gostaria de fazer com a Infância Missionária?". A resposta poderia ser um desenho, meio de expressão preferido pelas crianças, mas também linguagem universal compreensível por todos, eventualmente acompanhado de uma pequena frase. Cada Direção Nacional poderá escolher duas respostas consideradas melhores, que serão publicadas pelo Secretariado-geral em uma coleta de recordação deste aniversário.

FONTE: Agência Fides - 13/05/2011

domingo, 15 de maio de 2011

Reunião do Comire prepara Encontro Missionário Estadual


Responsáveis pela animação missionária da sub-região pastoral SPII e membros da equipe executiva do Comire – (Conselho Missionário Regional) Sul 1 da CNBB reuniram-se no sábado (07), em Santos, SP, para preparar o 31º Encontro Missionário Estadual.

A reunião aconteceu na paróquia Santo Antonio, e teve a presença dos Responsáveis da animação missionária da Sub-região pastoral SPII, formada pelas dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André, Santos e São Miguel Paulista.

Nesta reunião foram abordados diversos assuntos relativos à preparação do 31º Encontro Missionário Estadual, a realizar-se nos dias 2 a 4 de setembro em Santos, SP, com o tema «Comunicação e Missão», assessorado pelo padre Pedro Facci.

Segundo Robson Ferreira, coordenador estadual, o encontro terá por objetivo «reforçar a articulação e animação dos animadores missionários de todas as dioceses do estado de São Paulo».

De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012

“Missão e Ecologia” é tema de Encontro de Crianças e Adolescentes em São Paulo


Em seu primeiro encontro, a Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 vai debater um tema de extrema atualidade: os problemas ambientais e sociais que ameaçam a vida no planeta.

O 1º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do estado de São Paulo vai acontecer entre os dias 15 e 17 de julho de 2011, na Casa São Paulo Apóstolo e terá como tema «Missão e Ecologia» e lema «Infância e Adolescência Missionária e a Vida no Planeta Terra».

De acordo com uma carta enviada às todas as dioceses do estado de São Paulo, o encontro «em sintonia com as Campanhas da Fraternidade e Missionária deste ano, tem por objetivo levar os participantes a refletirem sobre os problemas ambientais e sociais que ameaçam a vida no planeta, debatendo sobre a problemática do aquecimento global, das mudanças climáticas e, também, da ameaça das guerras, da fome, da falta de saneamento básico, da violência e do trabalho escravo que dizimam a vida de milhões de seres humanos, levando as crianças e adolescentes, juntamente com seus grupos, a procurar e realizar ações concretas que visam defender a vida no Planeta Terra em sua totalidade».

Os responsáveis adiantam que o convite foi feito a diversas crianças e adolescentes dos grupos de IAM do Estado de São Paulo. «Serão destinadas às dioceses sete vagas, sendo cinco para as crianças e adolescentes; uma para o assessor que deverá acompanhar as crianças durante todo o encontro e uma para o coordenador diocesano da IAM», explica Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora estadual.

Este Encontro começa a partir das 8h no sábado (16), contudo, a casa e a equipe regional da IAM estarão, desde a sexta-feira, (15) acolhendo os participantes.

A "Casa São Paulo Apóstolo" fica localizada na alameda Fernando Batista Medina, 392 - Embú, SP.

Mais informações e inscrições com Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM do Regional Sul 1 através do e-mail nadia.iam@hotmail.com ou pelo telefone (11) 2722-5892 ou ainda no celular 7260-1731.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) ligada a Pontifícias Obras Missionárias tem por finalidade despertar a consciência missionária nas crianças, animá-las a fim de compartilharem sua fé e os seus bens materiais com as próprias crianças das regiões e Igrejas mais necessitadas e promover as vocações missionárias a partir da idade mais tenra.

FONTE: CNBB - Regional Sul1

sábado, 14 de maio de 2011

AMÉRICA/BRASIL - Atualizações sobre o Projeto Missionário de Solidariedade da Igreja no Brasil em favor do Haiti

Brasília (Agência Fides) - Numa entrevista com a Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, a presidente da Conferência dos Religiosos Brasileiros (CRB), Irmã Marian Ambrósio, e o Conselheiro para a dimensão missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário-executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), Pe. José Altevir da Silva, informaram sobre as últimas atualizações sobre o Projeto Missionário de Solidariedade entre a Igreja no Brasil e no Haiti (veja Fides 20/9/2010; 21/2/2011).
Irmã Marian recordou que o projeto nasceu depois do terremoto que devastou o Haiti em 12 janeiro de 2010, quando chegou a Curitiba (PR), o corpo da Drª Zilda Arns. "Foi o início de um projeto que visa a não deixar morrer o sonho de tantas crianças no Haiti", disse a presidente da CRB. Trata-se de um projeto realizado junto com a CNBB e o Conselho Missionário Nacional (Comina), com o apoio das POM, mantido pelo povo brasileiro através da Caritas Brasileira. O projeto é válido por 10 anos.
"Uma das características mais importantes é que temos ouvido a Igreja no Haiti. Ouvimos os representantes da Igreja e da Conferência dos Religiosos do Haiti", disse a irmã Marian. Considerando como principal tarefa a "defesa da vida", o projeto conta agora com a presença no Haiti de seis irmãs brasileiras, quatro enfermeiras e duas professoras, que trabalham em lugares diferentes. "O compromisso a tempo integral faz com que as irmãs tenham a necessidade de se alternar para ter força para continuar, porque tudo é de alto risco: a falta de higiene, má nutrição e escasso atendimento de saúde", disse ainda irmã Marian.
Na nota enviada à Agência Fides pelas POM do Brasil, lê-se que segundo a presidente da CRB, todo o trabalho das irmãs é direcionado para a eliminação da pobreza extrema da população haitiana. Irmã Marian, que esteve no Haiti no final de março e meados de abril, disse que os jovens se aproximaram das religiosas para participar dos trabalhos, das atividades de bordado, música e canto. Muitas dessas atividades são o caminho para que a comunidade possa superar as dificuldades atuais. (CE) (Agência Fides, 13/05/2011)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CNBB tem nova presidência

Confira os nomes da nova presidência da CNBB

A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu sua nova presidência e os 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais. A presidência do quadriênio que começa (2011-2015) é formada pelo arcebispo de Aparecida (SP) e atual presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis; pelo vice-presidente, o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; e pelo secretário geral, o bispo prelado de São Félix (MT), dom Leonardo Urich Steiner.

Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência até o encerramento desta Assembleia, foi eleito, com 221 votos, o delegado da CNBB junto ao Celam. Ele foi eleito em um único escrutínio.

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família, tem como novo presidente o bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini. O bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen foi eleito presidente da Comissão para o Laicato.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB foi eleito o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães. A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial tem agora como presidente o bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Braschi.

O arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergman foi eleito para a Comissão Bíblico-Catequética. Também tem um novo presidente a Comissão para a Caridade, Justiça e Paz. Trata-se do bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antonio Werlang.
Ele sucede a dom Pedro Luiz Stringhini.

Para a Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso foi eleito o bispo de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin, que sucede a dom José Alberto Moura. São os novos presidentes das Comissões para a Doutrina da Fé e Liturgia o arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha e pelo bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, respectivamente.

Comunicação, Juventude, Cultura e Educação

O arcebispo eleito para Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa é o presidente da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social. Ele foi eleito, na quinta-feira, 12, com 145 votos. A eleição só foi definida no terceiro escrutínio pelo fato de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria necessária dos votos nas duas primeiras votações.
Para a nova Comissão para a Juventude foi eleito o seu atual presidente e bispo auxiliar de Campo Grande, dom Eduardo Pinheiro.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura. Da Comissão para a Educação e Cultura foi desmembrado o Setor de Comunicação Social, que se tornou uma Comissão própria.


Dimensão Missionária da CNBB

Pe. Sávio fala do novo presidente da Dimensão Missionária.

O bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, durante a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve início no dia 4, e terminou nesta sexta-feira, 13. Ele recebeu 132 votos no segundo escrutínio e sucede o bispo da prelazia de Tefé, no Amazonas, dom Sérgio Castriani que passou oito anos (dois mandatos consecutivos) na presidência da Comissão.

O secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, representante oficial das Pontifícias Obras Missionárias (POM), na 49ª AG da CNBB, avaliou a escolha como positiva. “Foi uma boa escolha. Tinham outros nomes bons, mas eu fiquei satisfeito principalmente pela história dele coma questão missionária e também pelo pronunciamento dele após sua eleição”, sublinhou.

O pronunciamento a que se refere padre Sávio foi feito na quarta-feira, 11, após dom Sérgio ter vencido nas urnas a presidência da Dimensão Missionária. Em sua fala, o bispo chamou a atenção dos bispos para maior preocupação com a dimensão missionária a Igreja no Brasil. “Seu nome me deixou satisfeito, mas fiquei mais contente quando ele falou a todos os bispos que esteve por oito anos como membro da Comissão e não viu muito interesse dos bispos quanto à questão”, lembrou padre Sávio.

Primeiros Passos

De acordo com padre Sávio, o novo presidente da Comissão Missionária terá muito trabalho pela frente e, os seus primeiros passos deverão ser na própria Comissão formando uma equipe integrada por mais bispos membros, o assessor nacional e colaboradores imediatos para que seja colocado em prática o que está escrito nas novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Padre Sávio, no entanto, criticou o texto das DGAE quanto ao ponto de vista missionário. Segundo ele, o novo presidente da Dimensão Missionária, assim como todas as outras Comissões têm nas DGAE a base para o trabalho pastoral do próximo quadriênio, mas o texto não traz muita coisa sobre o assunto. “Nas DGAE não tem grande coisa acerca das missões. Os bispos do Brasil estão tão preocupados com a realidade brasileira que facilmente se esquecem que além do Brasil existe o mundo do qual eles são responsáveis também. Dom Sérgio Braschi deverá estimular o episcopado brasileiro e a Igreja brasileira a olhar além fronteiras. Isto ele vai ter um bom aliado no novo presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, que também tem uma sensibilidade bastante boa. Vamos esperar para que ele faça coisas boas na caminhada missionária da Igreja no Brasil”.

Outros assuntos que o padre Sávio também esperava que a 49ª AG da CNBB trata-se ao longo desses dias não foram citados, como exemplo o Congresso Missionário Nacional, que deverá acontecer de 12 a 15 de julho de 2012, em Palmas (TO). “Nestes dias não se falou do Congresso Missionário que vai acontecer o ano que vem. Eu esperava que eles falassem do evento, que eles pelo menos dessem o recado de que o evento vai acontecer para que os bispos colaborem, divulguem e participem”. Padre Sávio completou dizendo que dom Sérgio Braschi deverá dar “muitos saltos mortais ao longo desses quatro anos para fazer algo de concreto na dimensão missionária da Igreja no Brasil”.

Dom Sérgio Castriani

O secretário da União Missionária também destacou o trabalho feito por dom Sérgio Castriani ao longo dos últimos oito anos à frente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Para ele, dom Castriani fez um bom trabalho porque “tem vocação missionária, vem de uma Congregação de carisma missionário (Congregação do Espírito Santo) e atua numa área que necessita de conhecimento e carisma missionário, o Amazonas. Por isso, “trabalhou com muita habilidade e capacidade levando adiante os trabalhos missionários na Igreja no Brasil”, apontou padre Sávio.

Balanço da AG sob o ponto de vista missionário
“Eu diria que quase não apareceu nada Dimensão Missionária. A Igreja no Brasil, por estar no país mais católico do mundo deveria ter bem mais atenção para a dimensão do que apareceu nesta Assembleia. É preciso avaliar, por outro lado, que num evento grande como esse aparecem tantos assuntos que não dá para falar de tudo. Nesta Assembleia o tema que ficou esquecido foi a Dimensão Missionária. Houve tantas outras dimensões que tiveram atenção, mais participação e interesse. É claríssimo no episcopado brasileiro que a preocupação com o sentido missionário não é grande”.

Diretores das POM de todo o mundo, estão reunidos em Roma.


Com a saudação do secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), arcebispo Piergiuseppe Vacchelli, iniciou nesta segunda-feira, 9, os trabalhos da Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias.

De acordo com a programação, na primeira parte da Assembleia está prevista a Sessão Pastoral, na qual serão analisados os problemas e propostas para assegurar os necessários recursos econômicos à obra da evangelização.

Já no dia 10, haverá a Sessão Administrativa da Assembleia, com as formalidades previstas no Estatuto (a apresentação dos novos Diretores Nacionais, incluindo o diretor das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti, a eleição dos moderadores e escrivães, a leitura da ata da Assembleia de 2010). Em seguida, os Secretários gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias farão suas palestras apresentando o relatório do ano passado, a previsão do orçamento de 2011 e os pedidos de subsídio para os projetos recebidos.

Na manhã de quarta-feira, 11 de maio, tomará a palavra o secretário geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Timothy Lehane, e à tarde, dom Jan Dumon, secretário geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. Ainda no mesmo dia, está previsto um pronunciamento do cardeal Ivan Dias, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Quinta-feira, a doutora Baptistine Ralamboarison e padre Vito Del Prete, secretários gerais respectivamente da Pontifícia Obra da Infância Missionária da Pontifícia União Missionária, apresentarão suas palestras.

Será reservado um espaço também à apresentação do site das POM e às atividades da Agência Fides. A palestra conclusiva do Presidente das POM, dom Vacchelli, encerrará os trabalhos da Assembleia 2011. Sábado, 14 de maio, está marcada uma audiência com o Santo Padre Bento XVI.

Diretor nacional das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti, participa da Assembleia pela primeira vez.

FONTE: POM - www.pom.org.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conheça a oração pedindo graças por intercessão do beato João Paulo II


Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura
da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco.

Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos.

Amém

Com a aprovação eclesiástica AGOSTINO CARD. VALLINI, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma

terça-feira, 3 de maio de 2011

SAUDADES Pe. EDSON ASSUNÇÃO

Celebração de 01 ano da Páscoa do Pe. Edson Assunção


Na manhã desta terça-feira, dia 03, por volta das 07h30, na Sede Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília a Missa em memória do saudoso Pe. Edson Assunção dos Santos Ribeiro. Estiveram presentes 26 pessoas representando os funcionários da casa e também os movimentos das Equipes de Nossa Senhora e Eureka na qual o referido padre acompanhava.


A missa foi celebrada pelos padres André Luiz de Negreiros e Marcelo Gualberto, secretarios nas POM's, na oportunidade foi lembrado o compromisso assumido pela Infância e Adolescência Missionária do Brasil de plantar uma árvore simbolizando a vida e lembrando o antigo secretário da IAM em sintonia também com as campanhas da Fraternidade e Missionária deste ano.


"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"


Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM