segunda-feira, 25 de julho de 2011

ÁFRICA/SOMÁLIA - As crianças muito fracas são abandonadas pelas famílias para tentar salvar os outros filhos


Outra tragédia se abate sobre o povo da Somália que está morrendo de fome e continua procurando abrigo e alimentos em Mogadíscio. Muitas famílias, em desespero, decidem abandonar as crianças que estão muito fracas, que não são capazes de suportar a longa jornada com a esperança de salvar os outros. Infelizmente são muitos aqueles morrem no caminho, enfraquecidos pela fome, sede ou doença. O terrível sacrifício de abandonar seus filhos mais vulneráveis, que não seriam capazes de se mover, é feito por causa da esperança de salvar as outras crianças.

A Somália é o epicentro de uma seca prolongada que ao longo de um ano e meio, devastou o Chifre da África. Trata-se da pior crise humanitária dos últimos 60 anos. O país não tem um governo central efetivo e vem de duas décadas de conflito civil. O atual governo da Somália é apoiado por cerca de 10 mil tropas de paz da União Africana, e controla pouco mais de metade da capital, Mogadíscio, e o resto está sob o controle do grupo islâmico Al-Shabaab.

Os refugiados continuam chegando a Mogadíscio sob o controle do governo depois de semanas de viagens perigosas e pé. Eles chegam à cidade cheia de balas de metralhadora, encontram casas desertas e ninguém que possa ajudá-los. Não obstante sejam várias as organizações locais e internacionais engajadas nas ajudas, a situação não melhora. Algumas pessoas iniciaram a pedir esmolas nas ruas da capital, enquanto outras estão planejando se mudar novamente para os campos de refugiados nos países vizinhos onde chegam mais ajuda humanitária que são uma gota no oceano.

FONTE: Agência Fides - 22/07/2011

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ÁFRICA - Quinhentas mil crianças correm o risco de morrer de fome


Pelo menos 500 mil crianças desnutridas correm risco nas áreas do Chifre da África atingidas pela seca. "Esta emergência irá piorar nos próximos seis meses", disse a Diretora Executiva do UNICEF numa recente conferência em Nairóbi, após uma visita no noroeste de Turkana e Dadaab, onde vivem milhares de somalis deslocados.

Devido à falta de ingestão de proteínas, as crianças gravemente desnutridas apresentam sintomas como inchaço nas pernas e no rosto. A desnutrição é distinta em aguda ou global aguda. Quando um valor da GAM supera 10% é emergência. Na região de Turkana da taxa global de desnutrição aguda (GAM) é de 37%.

Por causa da seca em todo o Chifre da África, pelo menos, 10,7 milhões de pessoas em Djibuti, Etiópia, Quênia e Somália precisam urgentemente de ajuda humanitária. Na Somália, milhares de pessoas estão deixando o país, cerca de 3.200 mudam a cada dia para o Quênia e Etiópia. Os atentes humanitários acolhe receberam uma declaração recente do grupo de oposição islâmico, Al-Shabab, que permite o acesso de ajuda humanitária para as regiões central-sul.

Pela primeira vez em mais de dois anos, em 13 de julho, o UNICEF transportou de avião suprimentos de emergência e água para Baidoa, no sul da Somália. Em Mogadíscio os médicos junto com a African Union peacekeeping Mission in Somalia (AMISOM) comprometeram-se a conter um surto de sarampo que se espalhou pelo acampamento para deslocados por causa da seca. A partir de junho chegaram a capital da Somália cerca de 9,300 pessoas, obrigadas a deixar suas casas nas regiões central e do sul. A seca afetou seriamente as comunidades agrícolas das áreas semi-áridas da Etiópia, Quênia e de forma mais grave, a Somália.

FONTE: Agência Fides - 19/07/2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

1º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do Regional Sul1/SP

Planeta Azul

Crianças e adolescentes missionários se reúnem em São Paulo


Nos dias 16 e 17 de julho de 2011, a cidade de Embu das Artes, São Paulo, acolheu o 1º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), promovido pelo Regional Sul 1 da CNBB.
O evento reuniu cerca de 130 pessoas entre elas crianças, adolescentes e assessores de diversas regiões do Estado. Participaram ainda do encontro o Bispo Emérito da Diocese de Campo Limpo, Dom Emilio Pignoli; o diretor da Revista Missões, padre Jaime Patias e o padre Luiz Fabiano, da Diocese de Limeira.
Na abertura do encontro, Dom Emílio, acolhendo os participantes, relembrou sua história missionária que começou aos 8 anos de idade na Itália, quando freqüentava os encontros da Infância Missionária. “É uma alegria imensa ter participado um dia da IAM e hoje estar aqui neste primeiro encontro regional, com a presença de tantas crianças", concluiu.
Com o tema “Missão e Ecologia” e lema “Infância e Adolescência Missionária e a vida no Planeta Terra”, o encontro esteve em plena sintonia com as Campanhas da Fraternidade e Missionária, que será realizada em outubro. “Além da preocupação com o Meio Ambiente, com o lema ‘Infância Missionária e a Vida no Planeta Terra’ nosso objetivo foi apresentar e discutir sobre a vida sofrida das crianças nos cinco continentes, vítimas das guerras, da fome e do abandono” - informou Rodrigo Alves Piatezzi, coordenador da IAM na Diocese de São Miguel Paulista.
Para trabalhar o tema central, a assessora da IAM na Diocese de Taubaté, Thais de Andrade, conduziu os participantes por uma trilha levando a observar a beleza da Criação e a responsabilidade de cada criança com o Meio Ambiente. “Apesar de não percebermos, jogando um papel de bala no chão ou tomando banhos demorados, também estamos prejudicando o Meio Ambiente. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos nós!”, afirmou Thais. Ao final da atividade, os presentes plantaram uma árvore, em sinal de "vida em abundância", conforme pedido realizado pelo Secretário Nacional da IAM, padre André Luis de Negreiros recordando o primeiro ano de falecimento do seu antecessor, padre Edson Assunção Santos Ribeiro, que morreu no dia 03 de maio de 2010 em um acidente de carro na estrada de Araguaiana a Barra do Garças, em Mato Grosso, quando voltava de um encontro de formação da IAM.
Na tarde do sábado, 16, as crianças e adolescentes participaram das oficinas de “Realidade Missionária”, “Espiritualidade Missionária”, “Brinquedos e Brincadeiras”, “Reciclagem” e “Dança nos Continentes”. Cantos, orações, atividades em grupos, dinâmicas e apresentações teatrais também ajudaram na reflexão e aprofundamento do tema.
Já no início da noite, foi realizado o Terço Missionário. “Quando Dom Carlos Forbin Janson fundou a Infância Missionária, na França, em 1843, pediu às crianças uma Ave Maria todos os dias e uma moeda ao mês. Com a oração do Terço Missionário recordamos a realidade dos diversos continentes e rezamos pelos missionários e, em especial, pelas crianças dos cinco continentes, principalmente aquelas que não conhecem Jesus” – recordou Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora regional da IAM, em São Paulo.
As atividades do domingo, 17, iniciaram cedo, com a missa presidida pelo padre Luiz Fabiano Canatta, da Diocese de Limeira. Padre Luiz Fabiano recordou o compromisso assumido pelas crianças e adolescentes da IAM; “a Infância Missionária nos leva a amar e respeitar todas as pessoas do mundo, independente de sua raça, cor ou crença. Devemos respeitar e aprender com as diferenças” – salientou o sacerdote. Durante a celebração foi feita uma homenagem ao continente africano e memória do 5º Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 5) realizado em 1995, em Belo Horizonte/MG, cujo tema foi “O Evangelho nas Culturas”.
Em seguida, foram realizados os testemunhos missionários. Para o momento, a equipe estadual contou com a corajosa Vanessa, coordenadora de um grupinho da IAM na Região Episcopal Brasilândia, da Arquidiocese de São Paulo e de uma família missionária: Paulo, Fátima, Thais e o pequeno Miguel, (pais, filha e neto) que são coordenadores diocesanos da IAM em Taubaté e integram a equipe regional.
Finalizando o encontro foi realizada a celebração de envio e o anúncio de Limeira como diocese-sede do 2º ERIM a ser realizado em julho de 2012. Na oportunidade, Nádia Maria convidou o padre Luiz Fabiano para integrar a Equipe Regional, como assessor eclesiástico da IAM, função que já vem desenvolvendo na Diocese de Limeira. Prontamente, o mesmo aceitou o convite. “Deus vem me oferecendo diversas oportunidades para que eu demonstre o Seu amor... Esta é a minha vocação e missão, razão pela qual eu escolhi ser padre, portanto não posso dar outra resposta: ‘sim’!” – respondeu o sacerdote, enquanto as crianças e assessores comemoravam emocionados.


Para Nádia, este primeiro encontro com as crianças e adolescentes é um sonho realizado e a concretização da caminhada da IAM no Regional. “Este encontro proporcionou o relacionamento das crianças com outras realidades e a promoção da consciência ecológica e da preservação da vida de toda Criação, principalmente a vida humana. Através das atividades realizadas e dos testemunhos das crianças, pudemos observar que cuidar do Meio Ambiente também se insere no lema ‘criança ajuda e evangeliza criança’".

Transmissão on line
Os internautas puderam acompanhar o encontro através das transmissões online realizadas pelo blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com). Além disso, a equipe manteve atualizada a sua página no facebook e no twitter.
"Além do Brasil, tivemos participações via internet de vários outros países. Crianças e assessores da Venezuela, México e Chile enviaram mensagens e ficaram por dentro de tudo que estava acontecendo enquanto navegavam pelo blog”, informou Nádia.
“Nossa alegria foi dupla... Além de termos realizado o 1º ERIM do Estado de São Paulo, fomos responsáveis pela primeira transmissão on line de um encontro da Infância e Adolescência Missionária pela internet.” – comemora Rodrigo, que também é um dos responsáveis pelo blog da Garotada Missionária.

Equipe Regional da IAM – Regional Sul1/CNBB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

IAM transmite on line encontro de crianças e adolescentes missionários em SP


O primeiro Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do Regional Sul 1 da CNBB que aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho, em Embú das Artes (SP), teve transmissão na Internet através do Blog da garotada missionária. A iniciativa é da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do estado de São Paulo.

No sábado (16) o encontro teve inicio com a oração da manhã e a proclamação da Palavra Gn 1,26-30 pelo Bispo Emérito da Diocese de Campo Limpo (SP), Dom Emilio Pignoli. O bispo relembrou sua história que começou com 8 anos de idade na Itália, na Infância Missionária e no dia 29 de junho deste ano, completou 54 anos de vida sacerdotal . “É uma alegria por ter participado de um dia da IAM e hoje está participando deste primeiro encontro com a presença de tantas crianças", concluiu.

Depois a assessora Thais de Andrade trabalhou a temática do encontro, relatando os três pontos da ecologia (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), eles fizeram um trabalho em grupo, em seguida andaram por uma trilha e perceberam a a importância da ecologia em nossas vidas.

Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM em São Paulo, comemora o sucesso do encontro na transmissão on line. Os internautas puderam acompanhar o encontro, através das transmissões online. "Além do Brasil, tivemos participações na Internet de vários outros países, crianças e adolescentes da Venezuela, México, Espanha e Chile ficaram por dentro de tudo que estava acontecendo enquanto navegava pelo Blog”, diz Nádia.

O evento reuniu cerca de 130 pessoas entre elas crianças, adolescentes e assessores do estado para discutir o tema "Missão e Ecologia". Participaram ainda do encontro o diretor da Revista Missões padre Jaime Patias, padre Luiz Fabiano da diocese de Limeira e também de algumas religiosas.

1º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) - Regional Sul1/SP


Nos dias 16 e 17 de julho de 2011, na cidade em Embú das Artes, acontece o 1º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do Regional SUl1 da CNBB, que ompreende o Estado de São Pauolo.

Por volta de 130 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e assessores participam deste encontro que tem como tema: "Missão e Ecologia".

No inicio do dia, 16, com a oração da manhã, houve a proclamação da Palavra Gênesis 1,26-30 pelo senhor Bispo Emérito da Diocese de Campo Limpo, Dom Emilio Pignoli. Em sua fala, Dom Emílio expressou a alegria de participar deste encontro, relembrando a sua história. Segundo ele, com oito anos de idade, na Itália, ele partiipava da Infância Missionária. No dia 29 de junho de 2011 completou 54 anos de vida sacerdotal e se alegra muito por ter participado um dia da IAM e hoje por estar no 1º ERIM do Sul 1 com a presença de tantas crianças.

A temática do encontro foi trabalhada pela assessora Thais de Andrade, da Diocese de Taubaté. Após algumas orientações, os particpantes foram convidados a fazer uma trilha, onde puderam observar como a Ecologia está ao nosso redor e de que forma podemos ajudar na sua preservação.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Água contaminada mata 2 milhões de pessoas por ano.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, por ano, cerca de dois milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a doenças causadas pela água contaminada. Os principais afetados são crianças com menos de 5 anos de idade.

A OMS dispõe de um plano denominado Planejamento de Água Saudável, que define mudanças na gestão da água potável em vários países. A ideia é incluir procedimentos de segurança para assegurar a qualidade do líquido usado na alimentação e orientações à população. A diretora da OMS para Saúde Pública e Meio Ambiente, Maria Neira, reforça que “os países têm a oportunidade de fazer progressos substanciais para a saúde pública por meio da definição e aplicação de normas eficazes e adequadas para assegurar água potáveis".

A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 06/07/2011

sexta-feira, 8 de julho de 2011

São Paulo finaliza preparação do 1º Encontro Regional da Infância Missionária





No último domingo, 03, a equipe estadual da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul1 /SP, esteve reunida na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, na Lapa, em São Paulo/SP, realizando mais uma reunião. Na pauta do dia esteve a preparação do 1º Encontro Regional da Infância Missionária (1º ERIM), a ser realizado nos dias 16 e 17 de julho na Casa São Paulo Apóstolo, na cidade de Embu das Artes.
A equipe espera receber cerca de 150 participantes vindos de todo o Estado de São Paulo. Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), lembrou que este encontro é dedicado especialmente às crianças e adolescentes missionários: “os adultos serão bem-vindos, contudo, com este encontro, queremos destacar o protagonismo destes pequenos missionários que, em seus grupinhos, sustentam esta Obra Missionária através do sacrifício, da oração e dos gestos de solidariedade

A temática trabalhada será “Missão e Ecologia”, e lema “Infância e Adolescência Missionária e a Vida no Planeta”. Para isso, a equipe preparou diversas atividades que ajudarão na reflexão. Durante a reunião, Rodrigo Alves Piatezzi, coordenador da IAM na Diocese de São Miguel Paulista, destacou a importância do tema: “com este tema queremos colocar em tona toda a problemática apresentada pela Campanha da Fraternidade deste ano, contudo com uma ótica missionária, como nos propõe a Campanha Missionária, a ser realizada no mês de outubro. Além dos temas voltados para o Meio Ambiente, refletiremos sobre os diversos problemas nas quais as crianças são submetidas em todo o mundo”.
Durante o encontro, os participantes passarão pelas oficinas de “Realidade

Missionária”, “Brinquedos e Brincadeiras”, “Espiritualidade Missionária”, “Reciclagem” e “A Dança nos Cinco Continentes”. A programação contempla ainda momentos de animação e espiritualidade, com destaque para o Terço Missionário Luminoso que será realizado na noite de sábado.
Para celebrar a Santa Missa e o Envio Missionário no domingo, 17, a equipe estadual convidou o assessor eclesiástico da IAM na Diocese de Limeira, Pe. Luiz Fabiano Canatta.
Inscrições
Foram reservadas para cada diocese sete vagas, sendo cinco para as crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos, membros dos grupos; uma para um assessor que acompanhará as crianças e uma para o coordenador diocesano da IAM. Caberá a cada equipe diocesana selecionar e enviar as fichas dos seus delegados.
As inscrições devem ser feitas mediante a ficha de inscrição, entregue até a próxima segunda-feira, 11 de julho, através do e-mail: nadia.iam@hotmail.com.
Equipe Regional da IAM - Sul1/SP