domingo, 25 de setembro de 2011

Lançada Campanha Missionária 2011 em coletiva de imprensa

“A Campanha Missionária deste ano nos conscientiza de que é preciso cuidar do planeta que Deus deixou a todos nós. A ligação ‘Missão na Ecologia’ vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade”.
A afirmação acima é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio Braschi, durante a coletiva de imprensa que lançou a Campanha Missionária de 2011, na tarde desta quarta-feira, 21, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília.
De acordo com dom Sérgio, a Campanha sugere uma mudança de atitude e de comportamento para que possamos viver de maneira saudável no planeta. “Estamos numa sociedade globalizada em que o materialismo às vezes prevalece e com isso a ganância do ser humano para explorar os bens da natureza que faz com que se esgotem os seus mecanismos de sobrevivência para todos nós”, exortou.
Para o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina) e assessor nacional da Comissão para a Animação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva, o mês de outubro não deve limitar a dimensão missionária. Segundo ele, é o momento para dar visibilidade à dimensão missionária da Igreja que deve preencher de maneira integral a vida dos cristãos batizados. “Outubro não é o mês missionário, todos os dias da vida são missionários. Outubro vem apenas para fortalecer e dar visibilidade às atividades missionárias da Igreja e por isso devemos viver oportunamente nas comunidades a essência missionária desenvolvida pela Campanha Missionária através da temática proposta a cada ano”, disse.
Missão na Ecologia
Padre Altevir explicou ainda como se dá a ligação entre missão e ecologia, tema da campanha deste ano. “A primeira razão é que como batizado você é missionário e tem total responsabilidade sobre a obra da criação; por isso, deve lutar em defesa da vida do planeta”. Continuou: “Segundo porque todos os anos a Campanha Missionária se liga diretamente à Campanha da Fraternidade que este ano trouxe o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, portanto, como cristãos, quando falamos em missão temos que olhar de maneira integral para a vida valorizando a criação de Deus”, justificou.
Materiais
O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti,
também frisou a importância da Campanha Missionária e seus subsídios para a vivência de maneira concreta do mês missionário nas comunidades. “Enviamos gratuitamente vários materiais que contêm experiências, informações, reflexões e dados que nos ajudam na vivência e conscientização da Campanha Missionária”, disse. O diretor comentou que, ao todo, foram enviados este ano à Igreja no Brasil cerca de 50 toneladas de material, o que significa em números 20 mil DVDs, 150 mil novenas missionárias, 150 mil cartazes, 10 milhões de folhetos e 12 milhões de envelopes para o gesto concreto.
Comentou que a resposta positiva do envio desses materiais tem surpreendido a cada ano. “No Brasil essa coleta tem crescido. De 2009 a 2010 houve um acréscimo de quase 35%. No ano passado a Campanha teve uma arrecadação de mais de 7 milhões de reais em doações pela Igreja no Brasil. Na Assembleia Geral das POM de todo o mundo, que acontece anualmente em Roma, este ano realizado no último mês de maio, fomos lembrados como exemplo a ser seguido de animação missionária e crescimento na coleta. Em outros países, por exemplo, da Europa e Estados Unidos essa contribuição tem diminuído. A coleta é importante porque depois é distribuída para países principalmente do continente africano que precisam de mais ajuda para a continuação da evangelização”, concluiu.
Missão na Igreja
Dom Sérgio Braschi lembrou que esse dinheiro ajuda substancialmente na evangelização missionária além-fronteiras. Destacou projetos da Igreja do Brasil em outros países como Haiti e também do projeto das igrejas irmãs desenvolvido em várias dioceses do país. “A Igreja no Brasil mantem uma comunidade de religiosas que trabalham com o povo pela reconstrução do país que já era o mais pobre das Américas e que depois teve sua situação agravada com o terremoto do ano passado”. Da mesma forma, “temos também a ação das igrejas irmãs, trata-se de parcerias entre dioceses, que enviam e acolhem agentes de pastoral para que a fraternidade, a solidariedade e o espírito missionário se concretizem de fato”, completou o bispo.
Além desses projetos citados, que têm parceria das Pontifícias Obras Missionárias, o dinheiro arrecadado é enviado para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma. De lá é enviado para projetos como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AMÉRICA/BRASIL - Mostra missionária em Belém: "Abramos as janelas de nossa fé ao mundo "

Belém (Agência Fides) - De 24 de setembro a primeiro de outubro, às vésperas do Mês missionário, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Belém promove em uma sala anexa da Basílica de Nazaré, em Belém, uma Mostra missionária para sensibilizar a comunidade sobre a missão da Igreja no mundo. A Mostra apresenta mais de 30 cartazes que oferecem uma viagem à descoberta da missão da Igreja e que se divide em três seções, expressando três diferentes realidades. Na primeira, o objetivo é fascinar os visitantes apresentando a beleza do mundo. A segunda seção prepara a ouvir o grito da humanidade. A terceira apresenta a resposta da Igreja ao grito da humanidade; quer-se despertar o sentido da Missão.
A nota enviada pelos missionários Xaverianos à Agência Fides explica que a Mostra missionária, embora aberta a todos, quer nesta primeira edição alcançar de modo especial as escolas públicas, para que os jovens e adolescentes possam descobrir aonde vive, para melhorar os próprios conhecimentos sobre as características de cada continente, inclusive as situações econômicas, morais, religiosas, culturais, sociais e seus contrastes. Quer também despertar uma renovação da fé e a consciência sobre as atuais necessidades do mundo, a fim de suscitar o desejo de viver segundo os valores, para assegurar mais respeito e atenção pelo mundo e pelo ser humano, a obra prima da Criação. (CE) (Agência Fides, 20/09/2011)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Outubro Missionário 2011

Cartaz do Mês Missionário em Portugal

ÁSIA/INDONÉSIA - "João Paulo II Missionário" comove os indonésios



Jacarta (Agência Fides) - Uma jovem comunidade missionária intitulada a Papa Wojtyla está ganhando espaço e comovendo os indonésios: é a "Comunidade Missionária João Paulo II", fundada pelo missionário do Pontifício Instituto para as Missões no Exterior (PIME) pe. Giuseppe Buono e promovida também pelas atividades das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Indonésia.
Como informa à Fides pe. Buono, "a comunidade foi fundada em 1995. Sua atividade e presença na Indonésia foram facilitadas por sacerdotes e leigos que atuam em estreito contato com as POM, assim como pela difusão do livro "Com Maria nas ruas do mundo", sobre o magistério mariano-missionário de João Paulo II. O livro, escrito pelo missionário do PIME, acaba de ser traduzido em indonésio e as 2 mil cópias publicadas se esgotaram imediatamente.
Nas últimas semanas, pe. Buono fez um "tour missionário" à Indonésia, tocando as ilhas de Java e Bali, onde se realizaram vários encontros e celebrações em igrejas, paróquias e comunidades, além da sede da Conferência Episcopal. Os cristãos, assim como os fiéis muçulmanos, manifestaram muito interesse pela "mensagem do Papa missionário".
O missionário conta à Fides: "Observei uma fé heróica nos indonésios. Ela se expressa na alegria de rezar, de ser úteis uns aos outros, acolhedores, disponíveis e unidos. É uma fé marcada pela tocante devoção a Maria e a João Paulo II. Pude constatar como o Papa Wojtyla é amado, até mesmo nestas ilhas tão distantes". Estes são bons pressupostos e perspectivas para a que "Comunidade Missionária João Pauolo II" cresça, pois quer dar a sua contribuição à obra de evangelização da Igreja indonésia. (PA) (Agência Fides 19/9/2011)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Missão - Dom Helder Câmara




Missão é partir,
caminhar,
deixar tudo,
sair de si, quebrar a crosta do egoísmo
que nos fecha no nosso Eu.

É parar de dar volta
ao redor de nós mesmos
como se fôssemos o centro
do mundo e da vida.

É não se deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos:
a humanidade é maior.

Missão é partir,
mas não devorar quilômetros.

É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.

E, se para encontrá-los e amá-los
é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus,
então Missão é partir até os confins do mundo.

domingo, 18 de setembro de 2011

"Bota Fé", início da JMJ 2013 no Brasil


A cidade de São Paulo amanheceu com ares de Jornada Mundial da Juventude 2013 em plena manhã deste domingo, 18 de setembro. Não aconteceu nenhum problema com a contagem do tempo. O motivo é que o Aeroporto Militar de Campo de Marte, na capital paulista, foi o local escolhido para dar início à peregrinação oficial da Cruz da JMJ e do ícone de Maria por todas as dioceses brasileiras, pelos próximos dois anos.

Milhares de jovens vindos de todos os cantos do país participam do Bote Fé, a grande festa de acolhida dos dois símbolos máximos do maior evento mundial da juventude católica, enviados com antecedência pelo Vaticano ao país que receberá o encontro. O evento na capital paulista reúne evangelização, música e arte ao longo de todo o dia e é organizado pela Arquidiocese de São Paulo e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, falaram com a juventude reunida."Bote fé no Evangelho, na JMJ, na nossa juventude toda! Alegramo-nos por São Paulo ter a graça de acolher esse início de peregrinação. É também uma grande responsabilidade de acolher bem. É Jesus quem visita os jovens, e com Ele vem sua Mãe", disse Dom Odilo.

"Iniciamos essa grande peregrinação, que terá seu ponto alto em 2013. Mas a Jornada Mundial no Brasil começa agora. Queremos levar a um encantamento maior por Jesus e Seu Evangelho. Parabéns a vocês, jovens, por serem essa comunidade que abre as portas para a JMJ", destacou Dom Eduardo.

A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da CNBB. Também estão previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé". Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o sul do Brasil. A etapa final acontecerá no sul de Minas Gerais, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.

Manhã
A abertura do evento contou com a presença de Zé Vicente, padre Joãozinho e Grupo Cantores de Deus. Logo após, houve apresentação musical de diversos padres e diversos nomes da música católica.O Bote Fé continua até as 21h, com testemunhos de jovens que já participaram de outras JMJ, espetáculo teatral,lançamento oficial do site JMJ Rio 2013 e das redes sociais atreladas, além de mais shows com cantores católicos de todo o país.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Regional Sul 1/SP da CNBB envia mais dois missionários para a Amazônia


O poema de Dom Helder Câmara "Missão é partir", ocupou lugar de destaque na celebração de envio de mais dois missionários para Amazônia, nesta segunda-feira (12), na capela da sede do Regional Sul 1 da CNBB em São Paulo (SP).

A leiga missionária Glória de Freitas, da diocese de São José dos Campos (SP), foi enviada para a Prelazia de Tefé (AM) e o padre Antônio França do clero da diocese de São José dos Campos para a Prelazia de Coari, (AM).

A celebração foi presidida por dom Vicente Costa, bispo da diocese de Jundiaí (SP) e presidente do Comire (Conselho Missionário Regional) e Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1 e concelebrada por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e secretário geral do Regional; além de Nelson Rosseli Filho, secretário Adjunto e membro do Projeto Missionário e padres vindos da diocese de São José dos Campos.

A missa contou com a participação do coordenador do Comire (Conselho Missionário Regional), Robson Ferreira, da Ir. Geni dos Santos Camargo da CRB - (Conferência dos Religiosos do Brasil) Regional São Paulo, de amigos e familiares dos missionários enviados, e outras pessoas envolvidas com o Comire no Regional Sul 1.

Comentando as leituras da Missa, Dom Vicente fez menção ao "Apóstolo Missionário" e lembrou que evangelizar é tarefa de todos. Ao reportar a vocação missionária, o bispo citou a humildade do oficial romano, do Evangelho de Lucas 7, 1 -10. "Não existe verdadeira experiência missionária sem a humildade. Desse modo, todos os missionários devem ter a humildade de ouvir, conhecer, partilhar e amar àquele povo", concluiu Dom Vicente.

Antes da benção de envio, Dom Tarcisio pronunciou-se em nome da presidência do Regional Sul 1 da CNBB. "Nós da Presidência deste Regional sentimo-nos felizes com a animação missionária nas diversas dioceses, especialmente hoje, nesta celebração de envio e seremos sempre gratos pela dedicação de vocês que estão sendo enviados para a Amazônia. É uma alegria assumirmos juntos essa fraternidade missionária. Podem contar com nosso apoio. Que Deus os abençoe nesta missão", disse o prelado.


Ao final da missa, dom Vicente fez a benção de envio e em seguida os presentes rezaram a oração de envio da autoria de dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingú (PA). Dom Vicente e Dom Tarcisio entregaram a cada um dos missionários uma cruz peitoral como sinal de entrega total à Cristo e ao serviço do povo amazonense.

Os dois que partirão rumo à Amazônia na próxima segunda-feira (19) integrarão um grupo de 3 padres e uma leiga que aceitaram viver na Amazônia.

O envio faz parte de um compromisso entre os regionais Sul 1 (São Paulo) e Norte 1 (Amazonas e Roraima), pelo qual o Regional Sul 1 em parceria com a CRB - Regional São Paulo prepara e envia missionários e missionárias para a Amazônia, conhecido como Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1.



Fonte: www.cnbbsul1.org.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Encontro Missionário em São Paulo discute Missão e Comunicação


O Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB - estado de São Paulo, realizou no final de semana de 2 a 4 de setembro, no Centro de Formação para o Apostolado de Santos (CEFAS) - Casa de Retiro Dom David Picão, na cidade de Santos, seu 31º Encontro. O tema de estudo este ano foi "Missão e Comunicação", abordado em três etapas: o ser humano como ser comunicacional; espiritualidade e teologia da comunicação; processos e meios de comunicação.

Um momento de oração com a acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida que havia peregrinado pelas paróquias da Sub Região Pastoral SP2, abriu os trabalhos já na noite da sexta-feira. Dom Jacyr Braido, bispo de Santos, dom Airton José da Silva, presidente da Sub Região Pastoral SP2 e dom Vicente da Silva, bispo de Jundiaí e presidente do COMIRE Regional Sul 1, deram as boas vindas e dirigiram palavras de apoio aos 140 participantes que representavam Conselhos Missionários Diocesanos, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária e diversos organismos eclesiais, de 34 das 41 dioceses presentes, do estado de São Paulo.

Robson e Renata Ferreira, coordenadores do COMIRE, vieram de Franca com seus seis filhos. "Para trabalhar na Missão é preciso ter coração, pois as dificuldades são muitas. Apesar de tudo é isso que torna a vida missionária bonita igual à flor", disse Robson ao explicar que o objetivo dos encontros anuais é reforçar a articulação e a animação missionária das dioceses paulistas.

A missa celebrada na manhã do sábado, 3, memória de São Gregório Magno, foi presidida por dom Vicente. "O missionário é aquele que caminha com o Evangelho na mão, sempre anunciando", sublinhou o bispo maltês. "A Palavra é primordial na Missão. Nós não pregamos a nós mesmos, as nossas ideias, mas Cristo Jesus, sempre", continuou o presidente do COMIRE, lembrando o Apóstolo Paulo. "Ser chamado para servir é um ministério e não um privilégio". Devemos anunciar sempre com "humildade, simplicidade e alegria no coração", destacou.

Na principal conferência do dia, o missionário claretiano, padre José Alem, refletiu sobre o fenômeno da comunicação humana, sua espiritualidade e teologia. "A boa comunicação é vital a qualquer pessoa e instituição, mas antes de tudo, é preciso entender melhor o seu sentido e a sua importância", argumentou. Segundo padre José Alem, para que haja uma boa comunicação é necessário "empatia, determinação, convicção, credibilidade, eficiência e eficácia". Para o professor, "comunicar é um elemento natural do ser humano; viver é comunicar, a vida é um processo permanente de comunicação. Todo comportamento é comunicação. É impossível não comunicar, e a comunicação é para criar comunhão", ponderou padre Alem.

Coordenado pelos padres Pedro Facci, diretor da revista "Mundo e Missão" e Jaime C. Patias da revista "Missões", um painel discutiu processos e meios de comunicação a serviço da evangelização. "Estamos vivendo uma mudança de época e percebe-se a necessidade de uma nova ação missionária. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB apontam como urgência, a necessidade de uma Igreja em estado permanente de missão", afirmou padre Facci, pedindo maior empenho na divulgação das revistas missionárias. Dos trabalhos em grupo surgiu uma lista de propostas que foram assim sintetizadas: implantação dos Conselhos Missionários Paroquiais - COMIPAS; divulgação das revistas e mídia digital missionária; formação nos diversos níveis e âmbitos; e maior utilização dos meios de comunicação nas paróquias e dioceses. Valesca Montenegro partilhou sua experiência como jornalista na revista "Mundo e Missão" e o jovem Rodrigo Piatezzi falou sobre a criação do blog Garotada Missionária (garotadamissionaria.blogspot.com) como ferramenta de divulgação e articulação da Infância e Adolescência Missionária - IAM. Rodrigo falou também sobre a sua participação na Jornada Mundial da Juventude realizada em Madri na Espanha.


A celebração de encerramento e envio aconteceu no domingo, 4, na sede do clube Ilha Porchat, em São Vicente. Na homilia, dom Jacyr Braido explicou que, "a missão não é um enfeite, mas fazer aquilo que Deus nos pede. Nela mostramos nossa capacidade de sair de nós mesmos. O maior compromisso deve ser com o amor e o serviço". Apontando para o mar, num dia ensolarado com muita gente na praia, o bispo de Santos lançou um convite: "vocês peguem as barcas e vão para a missão", reforçando assim a importância da missão além-fronteiras.


Ponto alto da celebração foi o envio da irmã Eliane Maria Assis Armoa, das missionárias da Imaculada, para a missão na Guiné Bissau, África. A manhã contou ainda com o testemunho do padre Wellington Alves, missionário comboniano que trabalhou durante nove anos no Sudão do Sul, hoje o mais novo país do mundo. "Os longos anos de guerra e suas consequências não conseguiram tirar do povo a alegria de viver, externada nas danças e celebrações", relatou padre Wellington.

Apresentações do contador de histórias Alexandre Camilo Gonçalves e do coral ecumênico de Santos encerraram a programação do encontro. A próxima edição será realizada em agosto de 2012, na cidade de Jundiaí, SP.

Fonte: Comunicação - COMIRE Sul 1

domingo, 4 de setembro de 2011

SORRIA


Conta-se que um padre, viajando pela selva, teve seu jipe quebrado. Parou e, tentando consertar a máquina, apareceu um leão que se aproximou dele. O padre, assustado e com medo, pede a Deus que dê ao leão sentimentos cristãos. Então o leão disse: “Senhor Deus, graças lhe dou por este alimento que acaba de me proporcionar…

sábado, 3 de setembro de 2011

Mês da Bíblia 2011 - Os desafios da travessia


A Bíblia é o nosso Livro Sagrado e deve estar em nossas mãos e em nosso coração todos os dias. Mas o Mês da Bíblia é um tempo especial, que chama nossa atenção para a sua importância em nossa vida. Sua finalidade é torná-la mais conhecida, amada, divulgada e levada à prática, no nosso dia a dia. A proposta de estudo para o Mês da Bíblia de 2011 é o texto do Êxodo, do capítulo 15 a 18, tendo presente o itinerário da Missão Continental e o tema da Iniciação à Vida Cristã à luz da caminhada do Povo de Deus.
O Tema: “Travessia – passo a passo, o caminho se faz” nos motiva a descobrir os passos da caminhada a ser percorrida por nós que somos hoje o Povo de Deus fazendo a nossa travessia.
O Lema: “Aproximai-vos da presença do Senhor!“ (Ex 16,9), nos impulsiona a manter vivo o desejo de experimentar a presença de Deus que nos ama, ilumina e guia nossos passos nas travessias pelos caminhos da vida.
O livro do Êxodo é fruto da caminhada do Povo de Deus. Nele está o eixo central de toda a Bíblia. Sua importância está no fato de narrar a ‘libertação’, tema central da história do Povo de Deus, chamado ‘Israel’.

A IAM e a Campanha Missionária




No mundo...

A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e realizada todos os anos em outubro, Mês das Missões, culminando no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo daquele mês).
Neste dia, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões.
A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados.
Cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão (todo o Continente africano e o asiático, bem como a Oceania e parte da América Latina e países da Europa Oriental) recebem regularmente ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis.

No Brasil...
Anualmente as POM enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o Mês das Missões vários subsídios. Além disso, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas a seminários, participações de cursos de formação e animação pelo Diretor e Secretários Nacionais de cada uma das Obras Missionárias Pontifícias.

Coleta

A coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma. Com estes recursos são financiados projetos para catequese, evangelização, formação de agentes de pastoral, construção de Igrejas, capelas, seminários, formação de seminaristas e religiosas(as).
Nos últimos anos, graças ao crescimento da coleta e generosidade do nosso povo, os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões celebrado no Brasil têm ajudado projetos para outros países. A Coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa.
O relatório da Coleta é apresentado todos os anos ao Secretariado Internacional, publicado no boletim das POM (SIM) e disponibilizado no seu site na internet: www.pom.org.br.

Aprofundando...

Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões, pelo Papa Pio XI, intensificou-se em toda a Igreja, e em todas as Igrejas particulares, o apelo a renovar e direcionar o próprio ardor e vida missionária para além das próprias fronteiras, em dimensão universal.

Dia Mundial das Missões
É o dia reservado aos católicos de todo o mundo para especial colaboração pessoal na ação missionária da Igreja, mediante contribuição financeira, oração e sacrifício. Anualmente é celebrado no penúltimo domingo de outubro.

Origem do Dia Mundial das Missões

Na Solenidade de Pentecostes de 1922 o Papa Pio XI interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

Mensagem Pontifícia para o Dia Mundial das Missões
Todos os anos, por ocasião do Dia Mundial das Missões, o Papa dirige a palavra a todos os fiéis, com uma Mensagem centrada em temas e necessidades da Missão Universal da Igreja. A primeira mensagem foi publicada em 1963 pelo Papa Paulo VI.
A partir de 1965, portanto, a celebração anual das Missões sempre contou com uma mensagem pontifícia.

"Missão e Comunicação" é o tema do 31º Encontro Missionário Estadual que acontece em São Paulo


O Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, (Estado de São Paulo), realiza, neste fim de semana, dias 2 a 4 de setembro, no Centro de Formação para o Apostolado de Santos (CEFAS) - Casa de Retiro Dom David Picão, na cidade de Santos, seu 31º Encontro.

A programação do encontro está organizada tendo como tema central "Missão e Comunicação", abordado em três etapas: o ser humano como ser comunicacional; espiritualidade e teologia da comunicação; processos e meios de comunicação. Os trabalhos serão assessorados por especialistas na área da comunicação e missão. A programação prevê ainda, debates e partilha em grupos de trabalho, testemunho de vivências missionárias, celebrações e apresentações culturais.

Segundo o coordenador do COMIRE, Robson Ferreira, os encontros estaduais servem para reforçar a articulação e a animação missionária de todas as 41 dioceses paulistas. Acontecem a cada ano e contam com a participação dos Conselhos Missionários Diocesanos - COMIDIS, Infância e Adolescência Missionária - IAM, Juventude Missionária - JM e de representantes de diversos organismos missionários da Igreja. A última edição do evento foi realizada em agosto de 2010, na diocese de Presidente Prudente, SP.

Fonte: Comunicação - COMIRE Sul 1