sábado, 29 de outubro de 2011

IAM celebra o Dia Mundial das Missões, também, em Moçambique/África


Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20, 21). Na paróquia de São Miguel Arcanjo, localizada na cidade de Cuamba, Província do Niassa, Norte de Moçambique (África), crianças e adolescentes da Infància e Adolescência Missionária (IAM), celebram com alegria e jubilo o dia Mundial das Missões, ao som de batuque, violão e teclado, com cantos liturgicos e danças tipicas.

A paróquia é composta por 95 comunidades, destas, doze (Adine I, Adine II, Njato, Mutxora, Aeroporto, Mendonsa, Maganga I, Maganga II, João, Mecupa I, Nassombe e São Miguel) tem IAM, que todos os domingos se reunem para celebrar a liturgia da palavra.

Participar, sentir, estar juntos, celebrar com a IAM é reviver, abastecer-se e tornar-se pleno da alegria, da gratuidade, da simplicidade que emana das crianças e adolescentes.

Com a igreja enfeitada com as cores dos cinco continentes, onde do altar desciam como raios de luzes e crianças e adolescentes usando “capulanas” das mesmas cores, deu um colorido especial e belo a Celebração Eucaristica.








sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Prece Missionária - 29/10/2011


"Nós vos pedimos Senhor pelos povos da Oceania: faz que a tua Igreja esteja atenta aos problemas dos mais simples, pobres e esquecidos; que ela saiba acolher, dialogar e construir pontes entre pessoas, grupos e nações. Amém"

Prece Missionária - São Simão e São Judas - 28/10/2011

"Senhor Jesus, que chamaste os Apóstolos para o teu seguimento e constituíste os Bispos como seus sucessores à frente das igrejas locais, por intercessão de São Simão e de São Judas, dá a todos eles o sentido da missão universal da Igreja e que todas as dioceses se sintam coresponsáveis por esta tarefa. Amém."

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prece Missionária - 26/10/2011

"Senhor nosso Deus, aviva na Tua Igreja o sentido da humildade e do serviço em ordem à concretização do teu projeto de salvação universal e que todos aqueles que se declaram cristãos se preocupem mais em sê-lo pela prática do bem do que pela pertença formal à tua igreja. Amém"

Prece Missionária - 25/10/2011

"Senhor Jesus, amigo dos pobres e dos pequeninos, olha para o vasto continente americano e faz que a Tua Igreja esteja atenta ao clamor dos povos e seja um sinal de esperança sobretudo para as populações indígenas e mais desfavorecidas. Amém".

Prece Missionária - 24/10/2011

"Senhor Jesus, que nos convidas a pedir trabalhadores para a tua messe porque ela é grande, desperta no coração dos jovens o desejo de se entregarem a ti de alma e coração no serviço do teu Evangelho e faz que nunca faltem à tua Igreja as vocações para a missão que lhe está confiada. Amém"

domingo, 23 de outubro de 2011

A origem do Dia Mundial das Missões

Em 1922, foi eleito Papa o Cardeal Arcebispo de Milão (Itália) Achille Ratti, que tomou o nome de Pio XI (1922-1939). Seu ardor missionário era conhecido de todos, e esperava-se dele um grande impulso para a Missão. Já em 1922, constituiu em Pontifícias as Obras Missionárias já existentes, recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja. Estimulou a criação de novas Missões e ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926). No Ano Santo de 1925, abriu no Vaticano uma Exposição Missionária Mundial e, no ano seguinte (1926), publicou uma Encíclica sobre as Missões, Rerum Ecclesiae, na qual reafirmava a importância dos objetivos missionários programados no início do seu pontificado.


A idéia de um Dia das Missões em esfera mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari (Sardenha, Itália). De 14 a 16 de maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do arcebispo, que suscitou muita animação. No ano seguinte, de 17 a 20 de março de 1926, repetiu-se a celebração. Na ocasião, chegou de Roma Mons. Luigi Drago, Secretário da Sagrada Congregação de Propaganda Fide (atual Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano). Os seminaristas pediram-lhe que propusesse ao Papa Pio XI a celebração de um Dia todo dedicado às Missões, como se fazia na Universidade do Sagrado Coração. Mons. Drago prometeu que falaria com o Papa a respeito. E, de Roma, mandou dizer que o Papa havia enviado uma resposta ao pedido: "Esta é uma inspiração que vem do céu".

No final de março de 1926 realizou-se a Plenária do Conselho Superior Geral da Obra, já Pontifícia, da Propagação da Fé. Naquela ocasião, decidiu-se pedir oficialmente ao Papa Pio XI "a instituição em todo o mundo católico de um Dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé". Em 14 de abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre havia concedido o pedido. Seria celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de outubro.

Uns anos antes, Pio XI fizera um gesto surpreendente e profético: na Solenidade de Pentecostes de 1922, interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Em 19 de outubro de 1985, o Papa João Paulo II lembrava a origem do Dia Mundial das Missões, falando aos fiéis da Igreja de Sássari durante a sua viagem pastoral à Sardenha. Neste ano de 2011, no dia 23 de outubro, penúltimo domingo do Mês das Missões, celebramos o 85º Dia Mundial das Missões, com coletas em todas as comunidades destinadas ás Missões da Igreja no mundo inteiro.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prece Missionária - Santo Inácio de Antioquia - 17/10/2011


"Abençoa, Senhor, o imenso continente asiático com toda a sua diversidade de culturas e religiões, para que através de uma atitude de diálogo e abertura aos valores evangélicos os diversos povos que aí habitam contribuam para um mundo mais justo e solidário. Amém."

sábado, 15 de outubro de 2011

VATICANO - "Dar voz às crianças": o cavalo de batalha da Secretária-Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária

"O compromisso da Pontifícia Obra da Infância Missionária (POIM) é aumentar a consciência das crianças sobre o fato de que têm um papel a desempenhar na Igreja de hoje e não apenas na de amanhã" - explica à Agência Fides a Dra. Baptistine Ralamboarison, Secretária-Geral da POIM, primeira mulher a ser nomeada para esta posição, apontando os desafios, compromissos, projetos e metas aos quais se dedica esta Obra Missionária em favor das crianças de todo o mundo.

"Precisamos fazê-los crescer na dimensão missionária - continua - promovendo entre eles a partilha de fé, da oração e dos bens materiais. É necessário formá-los desde pequenos usando uma linguagem adequada à sua idade; é um desafio particularmente importante para o mundo ocidental, onde o consumismo e o relativismo estão fazendo perder de vista os valores cristãos. A criança que recebe corretamente a formação missionária a levará em seu coração por toda a vida e a testemunhará".

"O meu cavalo de batalha - sublinha a Secretária-Geral da POIM - é dar voz às crianças, deixando-as testemunhar e partilhar a mensagem do Evangelho em todo o mundo e na forma deles, guiando-as certamente, mas não impondo-lhes a linguagem, mentalidade e a maneira de agir dos adultos. As crianças não são apenas os adultos de amanhã, são plenamente pessoas hoje, sabem testemunhar a Palavra com entusiasmo e com seu compromisso cristão provaram ser capazes de levar o Evangelho não só entre seus coetâneos, mas também entre os adultos. Por isto, a Infância Missionária promove sua animação e formação com grande benefício das missões". Falando dos encontros que participa regularmente em todo o mundo como Secretária-Geral, Dra. Ralamboarison disse: "nas últimas visitas que fiz à América Latina vi com alegria que a Infância Missionária está viva e presente em quase todas as dioceses da Argentina e do Peru. Apesar dos graves problemas enfrentados por esses países e, apesar da existência de crianças muito pobres, todos, sem distinção, ricos e pobres, partilham com alegria suas disponibilidades espirituais e materiais; até mesmo as celebrações da Missa são marcadas por muita alegria. O trabalho nesses países é uma realidade: as crianças são animadas, querem fazer, ser parte viva da Igreja".

As POIM financia cerca de 2.500 projetos em todo o mundo a cada ano, com um orçamento de 20 milhões de dólares disponibilizados para as crianças dos 5 continentes. As bolsas são destinadas a atividades espirituais que vidam a promoção da Obra, os subsídios especiais são uma ajuda muito especial para projetos como a construção ou manutenção de escolas, clínicas, abrigos, orfanatos, etc., tendo como beneficiários as crianças. Durante a última Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias, realizada em Roma, em maio, foram aprovados 261 projetos na África para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 24 para a animação e a formação missionária, 112 para educação pré-escolar, 491 para a educação escolar, 192 para a formação cristã e 404 para a proteção da vida. Na América foram aprovados 22 projetos para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 10 para a animação e formação missionária, 9 para a educação pré-escolar, 26 para a educação escolar, 24 para a educação cristã e 34 para a proteção da vida. NaÁsia 145 projetos para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 15 para a animação e formação missionária, 47 para educação pré-escolar, 588 para a educação escolar, 78 para a formação cristã e 308 para a proteção da vida. Na Europa foram aprovados 2 para educação pré-escolar, 5 educação escolar, 5 a formação cristã e 11 para a proteção da vida. Na Oceania: 13 projetos para o cuidado Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 1 para animação e formação missionária, 1 para educação pré-escolar, 11 para a educação escolar, 7 formação cristã e 7 para a proteção da vida. O total é de 2.853 projetos em todo o mundo.

FONTE: Agência Fides - 13/10/2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PRECE DO DIA 15 / Santa Teresa de Ávila


Senhor Jesus que chamas os religiosos e religiosas, monges e monjas e leigos consagrados para um testemunho mais radical do teu Evangelho através de uma vida pobre, casta e obediente, abençoai a sua entrega por Ti e dá-lhes a graça necessária para serem, no mundo de hoje, um sinal profético do teu reino. Amém

Prece Missionária - 14/10/2011

"Senhor Jesus que nos salvastes por amor dando a vida por nós na cruz, concede a todos os que te seguem uma fé inabalável e aos que são perseguidos por causa do Teu nome a necessária perseverança e fidelidade até ao fim. Amém"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IAM na Oração do Rosário Missionário - Diocese de Taubaté - SP


Grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Taubaté - SP, participa do Rosário Missionária, acontecido no dia 12/10/2011, na paróquia São Pio X, em Caçapava.
Estiveram presentes crianças da própria paróquia Pio X e um representante da paróquia N. Sra. da Conceição, Quiririm em Taubaté.
Foi um momento inesquecível para os presentes, principalmente para as crianças e adolescentes.
Todos o presentes se encantaram com a animação das crianças que deram um brilho especial ao rosário.


Coroação de Nossa Senhora Aparecida

Inicio do Rosário Missionário

Altar de Nossa Senhora Aparecida




Procissão pelas ruas do bairro com o andor de N. Sra. Aparecida, com cantos missionários e animação, para divulgar o trabalho da IAM.


Viva Nossa Senhora Aparecida!!!!! Viva a IAM!!!!!!


Fátima e Paulo - Coordenadores Diocesano da IAM - Diocese de Taubaté - SP

Prece Missionária - 13/10/2011

"Senhor, fonte de toda a vida, abençoa os doentes, os idosos e os que vivem sós; que à luz do Mistério Pascal de Jesus, saibam acolher com amor e fortaleza a sua situação, e assim também eles se tornem missionários oferecendo o seu sofrimento pelo anúncio do Evangelho. Amém"

Prece Missionária - Nossa Senhora Aparecida - 12/10/2011

"Senhor Jesus, que disseste que deixassem ir a Ti as criancinhas, suscita em todas elas uma grande amizade por Ti e faz com que nos seus corações simples e inocentes despertem sentimentos que as levem a ser missionárias do teu amor. Amém."

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prece Missionária - 11/10/2011


"Nós te pedimos, Senhor, pela África, continente da juventude e da esperança, mas também de tanto sofrimento. Torna fecundo o trabalho dos inúmeros missionários que têm dado a vida por este continente para que o teu Evangelho seja a luz que guie estes povos no caminho da justiça, da igualdade e do respeito pelos diversos valores e culturas. Amém"

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prece Missionária - São Daniel Comboni - 10/10/2011

"Senhor Jesus, que chamaste São Daniel Comboni ao teu seguimento numa dedicação e amor admiráveis aos povos de África, faz que, seguindo o seu exemplo, os teus discípulos se entreguem de alma e coração à missão que lhes confias. Amém".

Prece Missionária - 28º Domingo do Tempo Comum - 09/10/2011


"Senhor nosso Deus, que preparas o banquete do teu reino para todos os povos, torna as nossas comunidades mais missionárias para que possam ser fiéis mensageiras do teu convite e que os teus mensageiros sejam também eles dignos de tal convite. Amém"

sábado, 8 de outubro de 2011

É preciso reciclar.....

Prece Missionária - 08/10/2011

"Abençoa, Senhor, as nossas famílias; torna-as fortes e capazes de superar as dificuldades da sua caminhada; faz delas autênticas Igrejas domésticas, sinal profético dos verdadeiros valores humanos e espirituais e espaço onde se cultive, viva e transmita o teu amor às gerações mais jovens. Amém"

Gotinha Missionária!



Sem os Missionários a Igreja pára. A missão nasce do mistério trinitário, quando, no amor pelo ser humano, Jesus Cristo é enviado à terra para nos anunciar a Boa Nova. O missionário é escolhido por Deus para anunciar com Jesus a Boa Notícia...
"Ninguém vai ao Pai senão por mim"! (Jo 14,6)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ave Maria

"Gotinha Missionária"


"Vinde após Mim e Eu vos farei pescadores de Homens" (Mt 4,19)
É fundamental que os missionários experimentem a presença de Deus que lhes diz continuamente: Não tenhais medo Eu estarei sempre com vocês"!

A Paz esteja com você!
Bom final de semana...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prece Missionária (05/10/2011)

"Senhor Deus, todo-poderoso, criador do Céu e da Terra, envia o teu Espírito sobre os governam os povos e detêm alguma forma de poder sobres eles, para o façam com justiça e sabedoria, coloquem o bem comum acima dos interesses particulares e contribuam para a paz e a sã convivência entre toda a Humanidade. Amém."

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ÁFRICA/SOMÁLIA - Emergência-crianças, as vítimas mais atingidas pela crise alimentar



As crianças somalis são as maiores vítimas da crise alimentar no Chifre da África. As estimativas mais recentes indicam que os menores de 18 anos representam 80% dos 121 mil refugiados alojados nos 4 campos instalados no sudeste da Etiópia pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

A organização está seriamente preocupada pelo elevado índice de mortalidade infantil, causado principalmente pelas gravíssimas condições de desnutrição em que se encontra pelo menos 19% das crianças no país.

FONTE: Agência Fides - 01/10/2011

Prece diária


Senhor Jesus, que nos mandas amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento e ao próximo como a nós mesmos, dá-nos um coração que saiba encher-se de compaixão e ser sensível aos sofrimentos e aos dramas do momento presente, agindo em seu socorro.

domingo, 2 de outubro de 2011

Intenção do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões

"Para que a celebração do Dia Mundial das Missões", de 23 deste mês de outubro, "faça crescer no Povo de Deus a paixão pela evangelização e o apoio à atividade missionária com a oração e a ajuda econômica às Igrejas mais pobres." Essa é a intenção missionária de Bento XVI para o mês de outubro. Trata-se de um tema, o da evangelização, ao qual o papa dedicou numerosos pronunciamentos.


O anúncio do Evangelho "é o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade": é o que escreve o papa na mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões. O Pontífice ressalta que a evangelização vivifica a Igreja e o seu espírito apostólico.

Por outro lado, Bento XVI sempre fez questão de precisar que "se não é animada pelo amor", a missão se reduz a atividade filantrópica. Para os cristãos vale, ao invés, a exortação do Apóstolo Paulo: "O amor de Cristo nos impele".

“Todo batizado pode assim cooperar para a missão de Jesus, que se resume nisto: levar a toda pessoa a boa notícia que "Deus é amor" e, justamente por isso, quer salvar o mundo." (Angelus, 22 de outubro de 2006).

O papa observa a urgência da evangelização para os homens do nosso tempo: que nenhum povo, são seus votos, seja privado da luz de Cristo. E isso, prossegue o pontífice, mesmo se na obra missionária se encontram mil dificuldades, até a disponibilidade "a dar a própria vida pelo nome de Cristo e por amor aos homens".

"Quem participa da missão de Cristo deve inevitavelmente enfrentar tribulações, contrastes e sofrimentos, porque se depara com as resistências e os poderes deste mundo. E nós, como o Apóstolo Paulo, não temos como armas nada mais que a Palavra de Cristo e a sua Cruz." (Discurso às Pontifícias Obras Missionárias, 21 de maio de 2010)

O Papa recorda, ainda, que todos os cristãos, não somente os missionários, existem "para mostrar Deus aos homens. E somente onde se vê Deus, a vida começa verdadeiramente". "Não há nada mais bonito" – dissera na missa de início do Pontificado – do que conhecer Cristo e "comunicar aos outros a amizade com Ele".

"A evangelização precisa de cristãos com os braços elevados a Deus no gesto da oração, de cristãos movidos pela consciência de que a conversão do mundo a Cristo não é produzida por nós, mas nos é concedida." (Discurso às Pontifícias Obras Missionárias, 21 de maio de 2010)

"Tudo na Igreja está a serviço da evangelização" – reitera – e "todo cristão deveria assumir como algo pessoal a urgência de trabalhar pela edificação do Reino de Deus". Mas sobre quais bases fundar a missão? O Papa indica na Palavra de Deus e nos Sacramentos os fundamentos sólidos da evangelização.

"Somente profundamente radicados em Cristo e em sua Palavra se é capaz de não ceder à tentação de reduzir a evangelização a um projeto somente humano, social, ocultando ou silenciando a dimensão transcendental da salvação oferecida por Deus em Cristo. É uma Palavra que deve ser testemunhada e proclamada explicitamente, porque sem um testemunho coerente ela se torna menos compreensível e crível." (Discurso às Pontifícias Obras Missionárias, 14 de maio de 2011).

Com Rádio Vaticano