sexta-feira, 30 de março de 2012

Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência em SP se reúnem com o Secretário Nacional da Obra.



Os coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária se reunirão com o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, padre André Luiz de Negreiros, entre os dias 27 a 29 de abril, na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, no Alto da Lapa em São Paulo (SP).

Segundo Nadia Maria da Silva Fusinato, coordenadora Estadual da IAM do Regional Sul 1, o encontro é uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias em parceria da coordenação estadual da IAM do Regional Sul 1, realizado a cada ano, a fim de aprofundar a formação desses coordenadores.

Durante o encontro, haverá no sábado (28) a inauguração da sede oficial da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 da CNBB.

A OCM fica localizada na rua Barão de Itaúna, 237 – Alto da Lapa – SP. Telefone para contato (11) 3831-2050.

Informações e inscrições através do e-mail nadia.iam@hotmail.com

FONTE: CNBB - Regional Sul1

quarta-feira, 28 de março de 2012

Lançado o escudo e o lenço, símbolos da IAM



Com o objetivo de dinamizar a comemoração do Ano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) 2013-2014, no Brasil, bem como resgatar a tradição, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) acabam de lançar os novos lenços e escudo da Obra. Para atender todo o país, foram produzidos 5 mil lenços e 3 mil escudos.

O secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros, explica que o lenço e o escudo também serão materiais da dinâmica da Jornada Nacional da IAM, evento que a partir de 2013 será realizado anualmente no Brasil.

“O lenço e o escudo farão parte dos materiais da Jornada da IAM no Brasil, evento que terá todos os anos tema, lema e roteiro próprio de celebração. A cada ano será consagrado um continente; por isso, iremos usar um lenço com bordas de cores diferentes para simbolizá-los: vermelho para a América; verde para a África; branco para a Europa; azul para a Oceania e amarelo para a Ásia”, explicou o secretário. Segundo padre André, a América será o primeiro continente consagrado, em 2013, por isso, o primeiro lenço a ser usado será o de bordas vermelhas.

O material está à venda ao preço de R$ 5,00 (kit lenço e escudo) no site das Pontifícias Obras Missionárias.

Saiba mais sobre os símbolos da IAM
O escudo: É o primeiro símbolo oficial da IAM no Brasil. Faz parte do processo formativo da Obra. A insígnia tem forma circular, cor branca, com dois mascotes ao centro que representam a Infância e Adolescência Missionária. Há ainda o logotipo da IAM, a abreviação POM, a identificação brasileira e o endereço do site das Pontifícias Obras Missionárias. O escudo representa a comunhão de todas as crianças do Brasil e do mundo e sua amizade com Jesus Cristo, que envia as crianças para levar a sua palavra de amor a todo o mundo.

O lenço: É o segundo símbolo oficial da IAM no Brasil. A insígnia identifica a consagração assumida pelas crianças e adolescentes missionários junto à Obra. Representa a bandeira papal com as cores da Santa Sé (amarelo e branco). As bordas em cinco diferentes cores identificam os continentes do mundo. Sobre a cor branca do lenço está estampada a bandeira do Brasil, a logomarca da IAM e das Pontifícias Obras Missionárias, que identificam a presença da Obra em nosso país.

Papa fala com crianças no México




Neste sábado, 24 de março, em visita ao México, o Papa Bento XVI foi a Guanajuato, capital do Estado do mesmo nome, centro do catolicismo mexicano, onde se reuniu na praça da Paz com 5.000 crianças e dezenas de milhares de adultos. Diante de milhares de pessoas que desde cedo esperavam no lugar, o Pontífice assegurou que é possível mudar o mundo e fez um chamado à família, à escola, à Igreja e à sociedade a que trabalhem para que possam “receber como herança um mundo melhor, sem invejas nem divisões”.

A seguir difundimos na íntegra a mensagem que ofereceu o Papa:

“Queridas crianças,

Estou contente por vos poder encontrar, vendo os vossos rostos encher de alegria nesta linda praça. Vós ocupais um lugar muito importante no coração do Papa; e isto mesmo queria que o soubessem todas as crianças do México, neste momento, particularmente as que suportam o peso do sofrimento, o abandono, a violência ou a fome, que nestes meses, por causa da seca, se fez sentir intensamente em algumas regiões. Obrigado por este encontro de fé, pela presença festiva e a alegria que exprimistes com os cânticos. Hoje estamos cheios de júbilo, e isto é importante. Deus quer que estejamos sempre felizes. Ele conhece-nos e ama-nos. Se deixarmos o amor de Cristo transformar o nosso coração, então poderemos mudar o mundo. Esse amor é o segredo da verdadeira felicidade.

Este lugar, onde nos encontramos, tem um nome que exprime o anseio presente no coração de todos os povos: «a paz», um dom que provém do Alto. «A paz esteja convosco» (Jo 20, 21): são palavras do Senhor ressuscitado. Ouvimo-las em cada Missa, e hoje ressoam de novo aqui, com a esperança de que cada um se transforme em semeador e mensageiro daquela paz pela qual Cristo entregou a sua vida.

O discípulo de Jesus não responde ao mal com o mal, mas sempre é instrumento do bem, arauto do perdão, portador da alegria, servidor da unidade. Jesus quer escrever em cada uma das vossas vidas uma história de amizade. Por isso considerai-O como o melhor dos vossos amigos. Ele não se cansará de vos dizer que ameis sempre a todos e façais o bem. Ouvireis isto mesmo, se vos esforçardes por manter um contacto frequente com Ele, que vos ajudará mesmo nas situações mais difíceis.

Vim para que sintais o meu afeto. Cada um de vós é um presente de Deus para o México e para o mundo. A vossa família, a Igreja, a escola e quantos detêm a responsabilidade na sociedade hão de trabalhar, de mãos dadas, para que possais receber em herança um mundo melhor, sem invejas nem divisões.

Por isso, quero aqui elevar a minha voz, convidando todos a protegerem e cuidarem das crianças, para que nunca se apague o seu sorriso, podendo viver em paz e olhar o futuro com confiança.

Vós, meus amiguinhos, não estais sozinhos. Contai com a ajuda de Cristo e da sua Igreja, para levardes uma vida de estilo cristão. Participai na Missa dominical, na catequese, em algum grupo de apostolado, procurando lugares de oração, fraternidade e caridade.

Assim fizeram os Beatos Cristóvão, António e João, os meninos mártires de Tlaxcala, que, tendo conhecido Jesus no tempo da primeira evangelização do México, descobriram que não havia maior tesouro do que Ele. Eram crianças como vós, e deles podemos aprender que, para amar e servir, não há idade.

Bem gostava de ficar mais tempo convosco, mas tenho de partir. Continuaremos unidos na oração. Por isso, convido-vos a não deixardes de rezar, mesmo em casa; assim experimentareis a alegria de falar com Deus em família. Rezai por todos; por mim também. Eu rezarei por vós, para que o México seja um lar onde todos os seus filhos vivam com serenidade e harmonia. De coração vos abençoo, pedindo-vos que transmitais o carinho e a bênção do Papa aos vossos pais, irmãos e demais seres queridos.

Que a Virgem vos acompanhe!

Muito obrigado, meus amiguinhos!"

Com informações de Acidigital

terça-feira, 27 de março de 2012

ÁFRICA/RUANDA - Carência de água: 1 criança morre a cada 17 segundos. Mais de 40% da população atingida se concentra na África Sub-Sahariana



Gicumbi (Agência Fides) - Ainda hoje, em todo o mundo, 783 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, milhões de pessoas não possuem serviços higiênicos e sanitários e cerca de 2.500 milhões não dispõem de latrinas. A cada 17 segundos, uma criança morre em consequência da falta de água potável, saúde e higiene. As doenças mais comuns são relacionadas a esta precária situação e causam a morte de quase três milhões de pessoas por ano.
Mais de 40% da população global mais gravemente atingida vive na África Sub-Sahariana. Em Ruanda, por exemplo, no distrito de Gicumbi, a água é acessível apenas a 37% da população local, situação que comportou a difusão de doenças como cólera, tifo e disenteria bacilar, que atinge principalmente mulheres e crianças. Graças ao projeto 'Água, fonte de vida!', promovido pela Fundação católica AVSI, está prevista a reabilitação do aqueduto de Rutare (Norte de Ruanda), com o envolvimento da população como mão-de-obra não qualificada e o fornecimento de veículos e equipamentos técnicos. O objetivo é melhorar o padrão de vida da população e o acesso a um sistema de gestão segura da água potável. Mais de 10 mil pessoas beneficiarão deste projeto, além dos cerca de 10 mil adultos e 4 mil estudantes que participarão diretamente das atividades de promoção de higiene e saúde e de ações de sensibilização sobre o uso da água, além de cerca de 20 pessoas que serão formadas para a gestão do sistema da água (finanças, marketing e tarifas).
Neste contexto atuam a AVSI e o Movimento para a Luta contra a Fome no Mundo, financiados pela Comissão Européia, O projeto se desenvolve em 4 fases integradas: realização de infra-estruturas básicas para o fornecimento de água e serviços higiênico-sanitários (por meio da reabilitação de um aqueduto de 37,2 km nos setores de Rutare, Giti, Rwamiko e Muko para o fornecimento de água a 13.674 habitantes), promoção da higiene aos moradores mais vulneráveis e carentes das áreas rurais (através da construção de serviços higiênicos nas escolas e da sensibilização), melhorias nos campos da saúde, capacitação dos atores-chave do projeto (operários que trabalham no aqueduto seguem curso para incrementar as competências necessárias para a correta manutenção da infra-estrutura). (AP) (26/3/2012 Agência Fides)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Trabalho forçado já envolve 15 mil crianças na capital do Equador


A instituição Infância e Família (Niñez y Família-INFA) do Equador denuncia que 15 mil crianças daquele país são coagidas a trabalhos forçados em Quito, na capital. De acordo com os dados da organização, em grande parte dos casos, os aliciadores são os próprios pais. Cerca de 63% destes menores trabalham mais de 40 horas por semana.
Conforme publicado pela Agência Fides, por trás desta realidade existem problemas de maus tratos pela família e coações por parte de organizações do crime organizado, que obrigam as crianças a irem às ruas vender balas, flores, CDs, a tocar instrumentos e dançar para ganharem esmolas. Muitas vezes, as crianças são usadas para carregar e descarregar materiais pesados. Elas arrecadam entre 12 e 68 dólares por dia, e de 100 a 1800 dólares por mês, dinheiro que não permanece com elas, mas vai para os seus aliciadores.

O Código do Trabalho do Equador prevê os 15 anos como idade mínima para começar a trabalhar, no entanto, essas crianças são obrigadas a começar com cinco anos. 90% delas não vivem na capital, mas vêm de outras localidades.

Essas crianças têm seus direitos humanos completamente desrespeitados, ao custo de prejuízos sérios aos seus desenvolvimentos físico e psicológico.
Fonte: Agência Fides

China ordena sete sacerdotes e inaugura estação missionária



As ordenações sacerdotais, a inauguração de uma nova estação missionária e uma procissão sob a neve com a estátua de São José são algumas celebrações que marcaram a solenidade de São José, Padroeiro da Igreja na China, na comunidade católica continental, que nutre grande devoção por ele. Segundo informa à Agência Fides o Faith de He Bei, a diocese de Xangai viveu com grande alegria a ordenação de 7 sacerdotes (celebrada domingo, 18, pois dia 19 é dia de trabalho na China), que marcam “a continuidade da missão na China”. Depois de nove anos de estudos e dois de prática pastoral em paróquias, os sete diáconos receberam a ordenação sacerdotal das mãos do bispo ordinário, dom Jin Lu Xian, de mais de noventa anos.
A diocese de Ning Xiang, que se encontra em uma área remota na região noroeste do continente, teve a ordenação de um sacerdote no dia precedente à festa de São José, da qual participaram mais de 800 fiéis. Assim, o número de sacerdotes na diocese, que conta 12 mil fiéis, chega a 16.
Já para os fiéis da comunidade do distrito de Hou Shan, habitado por membros de uma etnia minoritária da diocese de Chong Qing, acabou finalmente a era em que eram obrigados a percorrer dezenas de quilômetros para participar da missa. Em 19 de março foi inaugurada a nova estação missionária do distrito de Hou Shan: mais de 200 fiéis participaram da benção e da solene Eucaristia. Enfim, a comunidade da paróquia de Zhao Zhuang, dedicada a São José, na cidade de Xing Tai, da província de He Bei, celebrou seu Santo Padroeiro com uma solene procissão realizada sob uma forte tempestade de neve. Mais de mil fiéis participaram, apesar do mau tempo, levando em procissão uma gigantesca estátua de São José.
Informações: Agência Fides

terça-feira, 20 de março de 2012

AMÉRICA/MÉXICO - A seca faz aumentar em 30% a pobreza alimentar em 10 municípios do Estado de Tamaulipas




Ciudad Victoria (Agência Fides) - Em uma recente manifestação por direitos da população do Estado de Tamaulipas, o representante do grupo Sin Tierra, Sin Techo y Sin Trabajo, conhecido como Triple T, denunciou que a seca provocou o aumento de 30% da pobreza alimentar em pelo menos 10 municípios rurais do Estado. Até pouco tempo atrás, 4 em cada 10 famílias tinham dificuldades em satisfazer suas exigências alimentares. Hoje, este número chega a 7 em cada 10, porque na última estação de semeadura, os agricultores perderam suas coletas em função da seca. (AP) (17/3/2012 Agência Fides)

top ^

ÁFRICA - Um milhão de crianças ameaçadas pela fome no Sahel



Em oito países da região africana do Sahel, mais de um milhão de crianças com menos de cinco anos correm o risco de passar fome e ficarem desnutridas. Este enésimo alarme foi recentemente lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, que denunciou uma crescente situação de perigo, em especial no Chade, Burkina Fasso, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Camarões e norte do Senegal, pela crise provocada pela seca nessas regiões do continente africano.

Os problemas causados pela escassez de chuvas e pela perda das colheitas dizem respeito a um total de 10 milhões de pessoas dessas regiões. A tragédia vai atingir principalmente as crianças do Sahel. Segundo os especialistas, de fato, nos próximos seis meses, um milhão e 500 mil crianças afetadas pela desnutrição deverão ser tratadas em centros nutricionais.

FONTE: Agência Fides - 17/3/2012

sábado, 17 de março de 2012

AMÉRICA/BRASIL - Redentoristas na Bahia promovem formação missionária de religiosos e leigos

Bahia (Agência Fides) - O Centro Missionário Redentorista da Bahia propõe Cursos de formação missionária em resposta ao apelo de Aparecida (n. 174), e para oferecer um serviço às comunidades, paróquias e Diocese do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as Dioceses do Estado da Bahia e do Sergipe. Segundo informações enviadas à Agência Fides, trata-se de Cursos de formação missionária (realizados em diversos modos) e Cursos bíblicos para religiosos e leigos. Um dos frutos concretos destes Cursos, administrados pelo Centro Missionário nos anos passados, é o surgimento de grupos de evangelizadores leigos e das Comissões Missionárias em várias paróquias.
A metodologia dos cursos prevê que seja oferecida aos participantes uma base bíblica e teológica visando integrar teoria e prática. Os encontros se realizam na estrutura do Centro Missionário Redentorista em Salvador, e alguns serão realizados também nas paróquias da capital. Em relação aos participantes, os Cursos se dirigem a pessoas engajadas em comunidades e paróquias (sacerdotes, religiosos, diáconos, seminaristas), a todos os que querem conhecer e aprofundar conhecimentos ligados à temática missionária e evangelizadora e a comprometer-se com as missões. Os professores dos Cursos são todos Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia, especializados em vários setores da Teologia. (CE) (Agência Fides, 16/03/2012)

A dor do papa pela morte de 22 crianças belgas


Pêsames no mundo inteiro pelos 28 mortos, entre os quais 22 crianças, no acidente com o ônibus no qual viajavam, ocorrido terça-feira, 13, à noite em um túnel, no sul da Suíça. Uma vigília de oração foi realizada ontem na catedral de Louvain, na Bélgica presidida pelo arcebispo de Malines-Bruxelas, dom André-Joseph Léonard acompanhado pelo Núncio Apostólico na Bélgica, dom Giacinto Berloco. Durante a vigília, foi lida a mensagem de pêsames de Bento XVI às famílias das vítimas e a todas as pessoas envolvidas na tragédia.

O papa reza pelas vítimas e se solidariza com as famílias atingidas pelo acidente de Sierre, cuja dinâmica ainda deve ser esclarecida: problema técnico, erro humano ou mal-estar do motorista. No entanto, certa é a agonia das famílias das 22 crianças que morreram. Uma dor que o bispo de Hasselt, Patrick Hoogmartens, assim expressou depois de encontrá-las: “Foi um encontro sem muitas palavras, as pessoas choravam... Alguns deles me diziam: “Onde está Deus?”. Eu respondi que a minha certeza é que Deus está presente também neste momento nos seus corações. Espero que a fé possa ajudar os genitores, as famílias e também as duas escolas”.

O primeiro-ministro, Di Rupo decretou dia de luto nacional para recordar as vítimas. Quis, ainda, acompanhar pessoalmente até a Suíça as famílias das crianças envolvidas no acidente. Uma viagem angustiante – definiu o premier. Muitos pais não sabiam o que tinha ocorrido com seus filhos. Depois, à noite todos os feridos, três em estado grave, foram identificados.

Entretanto, o reconhecimento das vítimas será feito provavelmente nesta quinta-feira, antes do transferimento para a Bélgica. Um momento dramático, que as autoridades helvéticas adiaram o quanto possível, preparando os familiares com um grupo de psicólogos.

Alguns genitores, mais fortes, pediram para ver o lugar do acidente na autoestrada A9. Um momento para rezar e colocar no local algumas flores, que se somam a uma rosa branca que um automobilista tinha deixado dentro do túnel, no dia de ontem.

Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 14 de março de 2012

ÁFRICA/NIGÉRIA - Massacre em Jos: "Os escoteiros impediram um carro-bomba de cair sobre os fiéis na igreja", disse o Arcebispo

Jos (Agência Fides) - Os escoteiros impediram que o ataque suicida de domingo, 11 de março, contra a igreja de Saint Finbarr, em Jos, capital do Estado de Plateau, na Nigéria, tivesse conseqüências ainda mais graves. "Ontem de manhã, os escoteiros estavam na porta da paróquia quando chegou um carro-bomba com o terrorista suicida a bordo. Eles o pararam e começaram a fazer-lhe algumas perguntas. Em seguida, houve a explosão. Eram 10h25 e a Missa ainda estava em andamento", disse à Agência Fides Dom Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos.
Perguntamos ao Arcebispo se há notícias sobre a identidade dos autores do atentado. "Suspeitamos que sejam membros da Boko Haram, mas ninguém no momento pode dizer se os criminosos que cometeram o atentado de domingo são pessoas do local ou provenientes de outros lugares", disse Dom Kaigama.
Segundo fontes da imprensa local, quando a notícia do atentado se espalhou pela cidade, houve episódios de represália feito pelos jovens cristãos contra algumas áreas habitadas por muçulmanos. Os mortos teriam sido uma dezena. A área de Jos vive um frágil equilíbrio étnico e religioso. Há anos existem episódios de violência comunitária entre as populações locais (na sua maioria cristã e sedentária) e as populações provenientes do norte (de maioria muçulmana e em vários casos nômades). Perguntamos a Dom Kaigama se, em sua opinião, existe uma estratégia destinada a romper o frágil equilíbrio entre as diferentes comunidades da área. "Pergunto-me qual é o objetivo que essa gente pretende atingir, atacando igrejas. Lembro-me que há duas semanas apenas, sempre em Jos, foi atingida com uma modalidade parecida uma igreja protestante". (L.M.) (Agência Fides 12/3/2012)

AMÉRICA/MÉXICO - Crianças de rua e migrantes forçados à prostituição em troca de comida e dinheiro

Tapachula (Agência Fides) - O fenômeno da prostituição infantil continua a ser uma chaga muito triste também entre a população de Tapachula. Estima-se que uma média de 80 menores vagueiem pelas ruas fazendo uso de drogas, como marihuana e solventes. A cada dia eles aumentam, não têm famílias nem um ponto de referência. Alguns encontram refúgio no centro de acolhimento Ejército de Salvación, ong fundada por voluntários de diversas denominações protestantes, que, entre outros serviços, oferece cursos de alfabetização e ajudas alimentares. Estes menores são muitas vezes encontrados nas ruas, de madrugada, por voluntários que os convidam para entrar no centro de acolhimento. Os testemunhos recolhidos pela responsável pela casa indicam que os menores saem com adultos para jantar e são explorados sexualmente em troca de água, comida, dinheiro, celulares ou outros objetos de pouco valor. Atualmente, são assistidas de modo permanente de 10 a 25 crianças, a quem são fornecidos educação, alimento e cuidados médicos. (AP) (13/3/2012 Agência Fides)

segunda-feira, 12 de março de 2012

ÁFRICA/UGANDA - Um vídeo sobre Joseph Kony e as crianças-soldado é visto milhões de vezes na rede: as palavras do Bispo

Bangassou (Agência Fides) - Uganda se tornou repentinamente "o centro do mundo" graças à rede: um vídeo sobre Joseph Kony, definido "o tirano das crianças-soldado" teve mais de 70 milhões de espectadores no Youtube e foi divulgado em todo o mundo graças aos blogs e às redes sociais. O documentário, chamado "Kony 2012" e realizado pela Ong americana "Invisible Children", conta a vida das crianças-soldado em Uganda. As crianças foram alistadas pela "Lord Resistence Army" (LRA), conhecida organização militar guiada por Konui que luta contra o governo ugandense desde 1987. Em 25 anos, segundo o vídeo, o LRA utilizou mais 20.000 crianças sequestradas em tribos e vilarejos, e explorou meninos e meninas para a prostituição. Joseph Kony desde 2005 é procurado pela Corte Internacional de Justiça de Haia por crimes contra a humanidade e crimes de guerra. O documentário criou um terremoto midiático, mas, segundo os observadores, "conta uma meia verdade, porque o conflito diminuiu consideravelmente nos últimos anos e não alcança as proporções mencionadas no vídeo". Segundo a Igreja local, o vídeo tem o mérito de chamar à atenção um fenômeno e uma guerra que criou sofrimentos imanes à nação. Comentando o documentário, Dom Juan José Aguirre, Bispo de Bangassou, declarou: "Contei cada lágrima deste povo e o encorajei a não perder a esperança. Sobretudo, dirijo-me às inúmeras famílias que viram seus filhos sequestrados e doutrinados com a força e as filhas transformadas em escravas sexuais. Há muitos anos, a Igreja ugandense denuncia este fenômeno, mas nada foi feito. Agora que nosso monstro acordou, queira Deus possa desaparecer para sempre". (CE) (Agência Fides 10/3/2012)
Assista ao vídeo abaixo:

terça-feira, 6 de março de 2012

IAM será implantada em Colégios Maristas de todo o Brasil


O secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros, se reuniu nesta segunda-feira, 5, em uma videoconferência, com um grupo de coordenadores pedagógicos de 38 colégios Maristas de todo o Brasil. Algumas regiões contaram também com a participação dos coordenadores estaduais da IAM (Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo, Alagoas).

Cada núcleo contou com dois ou três coordenadores pedagógicos. Durante a conversa, o padre André apresentou a história e o carisma da IAM no Brasil e no mundo; a metodologia de trabalho; IAM na escola; e os materiais de preparação ao ano Obra, que será em 2013 e 2014.

O resultado da videoconferência foi animador. “A IAM será implantada nas redes de ensino Marista de todo o território nacional e realizaremos um Seminário Nacional sobre a presença da IAM nas escolas”, comemorou o secretário Infância e Adolescência Missionária.

Segundo padre André, muitos têm sido os convites para a implantação da Obra no Brasil, ponto positivo que ele também celebra. "Recebi o convite como um presente de Deus, pois, ultimamente, estou recebendo muitas solicitações para implantação da IAM nas Escolas.  Percebi a necessidade de elaborarmos juntos um material direcionado a este novo areópago infantil. Ao mesmo tempo foi importante a interatividade gerada por meio deste veículo de comunicação que nos possibilitou um contato com as mais variadas realidades existentes em nosso país. Acredito que poderemos desenvolver grandes trabalhos, uma vez que o protagonismo das crianças e adolescentes pode ser gerado também por meio de alianças com as escolas católicas que proporcionam um envolvimento com educadores, pais e responsáveis pelas mesmas", concluiu.

FONTE: POM

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lançado o material para o 3º Congresso Missionário Nacional


O Conselho Missionário Nacional - Comina, e as Pontifícias Obras Missionárias - POM, realizou na manhã deste sábado, 3, durante a Assembleia que acontece em Brasília - DF, uma coletiva de Imprensa para lançar o material preparatório para o 3º Congresso Missionário Nacional - 3º CMN, que acontecerá de 12 a 16 de julho de 2012, em Palmas -TO e terá como tema "Discípulo missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do vaticano II".

Na Coletiva foram apresentados aos meios de comunicação e aos participantes da Assembleia o Instrumento de Trabalho, o Cartaz, a Logomarca e o Site que reúne todas as informações sobre o 3º CMN. Participaram da coletiva dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária da CNBB e do Comina e bispo de Ponta Grossa - PR; padre Camilo Pauletti, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias - POM e padre José Altevir da Silva, assessor nacional da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e secretário executivo do Comina.

Padre Jaime C. Patias, assessor de imprensa do Congresso, disse da importância do envolvimento dos meios de comunicação católicos na cobertura do evento em Palmas -TO. "Os meios fazem com que todo o Brasil participe deste momento. Nesse sentido, missão e comunicação tem tudo a ver: é colocar esse espírito missionário em movimento". Destacou ainda que todos os meios católicos são convidados a participar do Congresso e que haverá uma estrutura montada em vista do trabalho da Imprensa, no evento.

Dom Sérgio Braschi expôs as motivações para a realização do 3º CMN: "É a terceira vez que o Brasil se reúne em Congresso missionário, o primeiro aconteceu em Belo Horizonte (2005), o segundo em Aparecida (2008) e agora em Palmas -TO, para tornar mais fácil a participação de regiões como Norte e Nordeste. O tema está ligado ao 4º Congresso Americano Missionário - CAM 4 e 9º Congresso Missionário Latino-Americano - Comla 9, que acontecerá em 2013, na Venezuela. "Temos no tema três palavras importantes: ‘discípulo-missionário', ‘do' e ‘para'. Do' Brasil ‘para' o mundo secularizado o que compreende uma dinâmica de sair em missão, de olhar para fora, para um mundo marcado pela secularização e sobretudo, para essa grande diversidade cultural e à luz do Concílio Vaticano II, que comemora 50 anos do seu início', concluiu o bispo presidente do Comina.

Sobre o instrumento de trabalho lançado durante a Assembleia, padre Camilo Pauletti relatou que ele vem em auxílio aos grupos, aos regionais, coordenações e delegados que participarão do Congresso. "O texto-base serve de instrumento de trabalho para a preparação do Congresso. O documento contém as motivações para o Congresso, os objetivos, a programação, a organização e três textos de reflexão de autoria do Irmão Nery, padre Paulo Suess e padre Estevão Raschietti", acrescentou.

Padre José Altevir explicou que o Cartaz do 3º CMN, foi produzido a partir do Cartaz do CAM 4 - Comla 9. A arte e os símbolos lembram que a missão deve acontecer no mundo e para toda a humanidade. "Num mundo globalizado os conflitos têm uma dimensão que ultrapassa a região e o país. A missão é sem fronteiras", explicou.

A Logomarca traz esferas nas cores vermelha, amarelo, azul e verde que indicam a diversidade cultural do Brasil. No centro do mapa formado, precisamente da capital mais nova do Brasil, Palmas, Tocantins, erradia uma cruz que simboliza o local do 3º CMN.

Dom Jaime Kohl, membro da Comissão para a Missão Continental, bispo de Osório - RS, ressaltou que o Congresso, "vem ajudar a Igreja a passar de uma pastoral de mera conservação para uma dimensão estritamente missionária. A América Latina está em estado permanente de missão que é uma forma de criar essa sensibilidade do compromisso missionário para todos os batizados", disse. "O slogan discípulo-missionário traduz a compreensão que a Igreja tem de si, de seus fiéis no dia de hoje e que é compromisso de todo cristão tornar conhecido o Cristo e uma forma muito simples de partilhar a própria fé através do próprio testemunho de vida, divulgando o Reino de Deus".

O responsável pela organização do Congresso em Palmas, Padre Fábio Gleiser Veira, disse que a arquidiocese entrou num clima de expectativa e de alegria por sediar este evento. Afirmou ainda que "o Congresso acontecerá no Colégio Marista e a infraestrutura já está organizada com salas de imprensa, secretaria, doze equipes de trabalho (saúde, transporte, alimentação), dentre outros serviços. A chegada da cruz da JMJ - Rio 2013, na arquidiocese nos ajudará a preparar espiritualmente para o congresso. A nossa expectativa é que possamos ter uma visão ampla da Igreja do Brasil, em sua diversidade e que ele desperte a vida dos fiéis em Palmas para a missão".


Sobre como o Congresso pode atualizar o Documento de Aparecida e o lugar da Vida Religiosa Consagrada na Igreja, o teólogo padre Paulo Suess lembrou que, "Aparecida fala da conversão pastoral, que quer dizer conversão missionária no sentido do Concílio Vaticano II, onde pastoral e missionariedade coincidem. Aparecida dá umas dicas, inclusive para a Vida Religiosa: Ser Casa dos pobres, ser "Samaritana", ou seja, a Igreja que serve, que entende esse serviço a partir do samaritano que era proibido de entrar no templo, mas que fez aquilo que era importante para conseguir a vida eterna. Aparecida propõe ainda uma Igreja "advogada dos pobres". A Igreja não é tutora dos pobres, não é juíza, ela toma partido, é advogada dos pobres. Vamos converter o mundo nos colocando ao lado dos pobres", sublinhou.

A Assembleia do Comina encerrou seus trabalhos neste domingo, dia 04. Dom Sérgio agradeceu a participação de todos e, de maneira especial, o padre José Altevir que deixa o cargo de assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária da CNBB, para assumir a direção da Congregação dos missionários Espiritanos no Brasil.

Fonte: Assessoria de imprensa CRB

Terra de Missão?






O saudoso Papa João Paulo II, em sua bela encíclica Redemptoris Missio, nos fala que hoje já não se convém mais falar em “terra de missão”, mas em “situações de missão”, visto que, frequentemente, em um mesmo território, convivem simultaneamente três diferentes situações: a primeira delas é aquela daqueles que ainda não conhecem Jesus como Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar (a esta chamamos "ad gentes”); em seguida temos a dos católicos praticantes, que estão sempre em nossas igrejas (a esta situação chamamos “pastoral”); e, finalmente, temos uma situação intermédia, que é daqueles cristão adormecidos, que,embora batizados, não vivem sua fé ou não se identificam mais com Cristo e sua Igreja (a esta situação chamamos “nova evangelização).

Como disse o Papa, três situações distintas mas as vezes coexistentes em um mesmo território e que pedem ações diferentes da Igreja. Das três situações prevalece no mundo a situação ad gentes (no Brasil prevalece a situação da nova evangelização). Ainda são bilhões (83% da população mundial) aqueles que ainda não conhecem Jesus como Ele realmente o é. Alguns deste até já ouviram falar em Jesus como um personagem histórico, que dividiu o calendário em aC e dC mas apenas isto. Outros (tal é o caso dos dois bilhões de mulçumanos) conhecem Jesus como um grande profeta, mas menor que o profeta Maomé. Mas ainda há aqueles que nem sequer ouviram pronunciar o nome de Jesus. Pode parecer incrível com os meios de comunicação que hoje temos,mas tal fato é real. Jesus ainda éum ilustre desconhecido para milhões de seres humanos.

Daí que João Paulo II insistia que as maiores e melhores forças da Igreja deveriam voltar-se para a missão ad gentes, o que, na prática, ainda não acontece.

Proporcionalmente, se 83% da população mundial ainda é composta de pagãos, 83% de todas as forças vivas da Igreja deveriam orientar-se em tal direção, não é mesmo? Mas não é o que acontece. A missão ad gentes ainda continua sendo um desafio, dentro e fora de nossas fronteiras.

Uma subdivisão que comumente também se faz quando se fala da missão ad gentes é “ad intra” (dentro do próprio território em que se vive) e “ad extra” (em outros países, os antigamente chamados “terra de missão”). Em ambos os casos é um desafio.

Porém, a missão ad gentes ad extra é ainda mais desafiadora, pois o missionário deve adaptar-se a uma nova cultura, um novo modo de pensar, de falar e de agir e ali anunciar que “Deus amou tanto o mundo que lhe enviou seu Filho único, para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,16).

Como tal aspecto da dimensão missionária da Igreja exige uma especial vocação, peçamos a Deus que faça brotar entre nós muitas vocações para a missão ad gentes ad extra e, ao mesmo tempo, que o Senhor nos faça compreender e aceitar tal vocação como enriquece também a Igreja local, para que assim possamos entregar com gosto tais vocações ao serviço que o Senhor quer necessitar.

Fica a dica também de implantarmos e incentivarmos a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (DAp 441) que trabalha com os “pequenos-grandes missionários” a dimensão missionária e as crianças e adolescentes que são o futuro da Igreja já vivenciam o presente por meio de seu testemunho fiel e cativador.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM