segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vem aí o 3º Congresso Missionário Nacional



Pe. Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas (TO), falam do 3º Congresso Missionário Nacional no Programa Bem-Vindo Romeiro, da TV Aparecida.

domingo, 29 de abril de 2012

AMÉRICA/BRASIL - "Defender os povos indígenas e sua terra, pois está em ato um verdadeiro genocídio": nota dos Bispos



Aparecida (Agência Fides) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou à Agência Fides a nota apresentada à imprensa em 24 de abril, sobre a defesa dos territórios e dos direitos das populações indígenas, dos Quilombolas, dos pescadores e de outros povos tradicionais.
Nesta nota, os Bispos deploram profundamente "o adiamento do processo administrativo da demarcação", como "a invasão e a exploração das terras dos povos tradicionais". O texto destaca as "condições de discriminação e dos assassinatos de que é vítima o povo Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul". 

sábado, 28 de abril de 2012

Pontifícias Obras Missionárias: dois anos sem padre Edson Assunção






Neste dia 3 de maio de 2012, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lembram dois anos da morte do padre Edson Assunção Santos Ribeiro, ex-secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O sacerdote faleceu tristemente num acidente de carro, quando vinha de Araguaiana a Barra do Garças, em Mato Grosso. Estavam com padre Edson o também padre Wiliam e o leigo Fausto que tiveram apenas ferimentos leves.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Infância e Adolescência Missionária de São Paulo inaugura sede regional neste sábado.


Inauguração acontecerá durante o Encontro dos Coordenadores Diocesanos e homenageará Pe. Edson Assunção.

Coordenadores Diocesanos reunidos com Pe. Edson, em abril de 2009.

Nesta sexta, 27, terá início em São Paulo o Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Neste ano, em sua sexta edição, são esperados cerca de 35 participantes de todo o Estado de São Paulo.

O encontro será assessorado pelo Secretário Nacional da IAM, Pe. André Luiz de Negreiros que trabalhará os temas "Sacramentum Caritatis", "Estatuto da Criança e do Adolescente" e "Perfil das crianças da Infância e Adolescência Missionária". "Estes são temas de extrema importância, principalmente para o nosso trabalho com as crianças e adolescentes. Estudando o Sacramentum Caritatis, que é o documento do Papa Bento XVI sobre a Eucaristia, vamos trabalhar, principalmente, a Missa ou Celebração da Palavra com crianças; veremos também a realidade social e cultural de nossas crianças e adolescentes, por isso vamos estudar o Estatudo da Criança e do Adolescente, dando ênfase à problemática do trabalho infantil no Brasil e no mundo" - declarou o secretário.

Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM no Estado de São Paulo, informou que o encontro tem por objetivo oferecer uma formação permanente aos coordenadores diocesanos e manter a unidade da Obra no Regional. "A importância desse encontro, em primeiro lugar, é a formação em si; depois destaco a articulação, pois nos encontrando reforçamos nossos laços de amizade, conhecemos a realidade de cada diocese e partilhamos experiências, dando uma maior unidade ao trabalho da Infância Missionária em nosso regional" - destacou Nádia.

Ainda durante o encontro será inaugurada a sede Regional da Infância e Adolescência Missionária. A sede ficará nas dependências da Obra dos Cenáculos Missionários, localizada na Rua Barão de Itaúna, 237 - Alto da Lapa, e levará o nome do Pe. Edson Assunção, que foi secretário nacional da IAM entre os anos de 2006 e 2010, quando faleceu em um acidente automobilístico. Seu pai, Manoel Linhares, e irmãos, Paulo e Maria das Graças, virão de Minas Gerais especialmente para participar da homenagem. "Para nós será uma alegria muito grande inaugurarmos nossa sede regional, já que, a partir de agora, teremos um local para atendermos e formarmos nossos assessores e coordenadores; a alegria se reforça por contarmos com a presença da família do padre Edson, que homenagearemos com o nome de nossa sede", comemorou Nádia Maria. A missa e cerimônia de inauguração serão transmitidas ao vivo, no sábado, dia 28, a partir das 19h, através no blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com).

Já no domingo, será apresentada a estrutura e material do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) que será realizado em julho, na Diocese de Limeira, e pretende reunir cerca de 220 crianças, adolescentes e assessores de todo o Estado de São Paulo.

Rodrigo A. Piatezzi

terça-feira, 24 de abril de 2012

A pedagogia da Infância e Adolescência Missionária



A Obra da IAM propõe-se a seguir o exemplo de Jesus para concretizar sua pedagogia. Vale a pena lembrar da música de Pe. Zezinho: “amar como Jesus amou, sentir o que Jesus sentia”... Jesus mostrou em sua vida a presença da misericórdia e do poder salvífico de Deus. Compreendeu cada um dos apóstolos, dos discípulos, em sua própria cultura, realidade e identidade. Acolheu, criou relações de amizade, ajudou, perdoou, consolou, fortaleceu, serviu chegando ao extremo de dar sua vida, em resgate por muitos (cf Mc 10, 45).

Jesus esforçou-se para compreender o ouvinte em sua própria realidade. O caminho que Jesus faz é o de se fazer próximo, compreendendo a pessoa e procurando conhecê-la, amá-la e ajudá-la em suas dúvidas e necessidades.

Jesus ajuda seu ouvinte a descobrir uma nova realidade, ou a interpretá-la de modo novo. Jesus parte da experiência vivida na comunhão com os irmãos, para que todos vivam em família, em comunidade. Sua pedagogia realiza-se na comunhão com os irmãos. É uma pedagogia voltada para a Missão, para ir e fazer discípulos (cf. Mt 28,19).

Jesus quer que todos descubram a alegria da Boa-Nova do Reino. A descoberta de um tesouro provoca uma grande alegria, necessariamente partilhada com irmãos e irmãs.  Dentro da pedagogia existe uma metodologia na formação e organização da Obra da Infância Missionária que ajuda as crianças e assessores a tornar realidade o seu protagonismo. Esta formação acontece principalmente nos encontros semanais e a partir deles. Estes encontros compreendem quatro áreas integradas de formação missionária: Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Compromisso Missionário e Vida de Grupo ou Testemunho Missionário. Para tanto, são constituídos grupos de 12 crianças, que simbolizam os 12 apóstolos, aos quais Jesus confiou a missão da evangelização até os confins do mundo (cf. Mt 28,16s).

“Para um grupo da Infância Missionária crescer, é necessário organizar os serviços e contar com a colaboração de todos. O grupo necessita de: coordenador, vice-coordenador, tesoureiro, espiritualizador, cronometrista, ambientador,  animador  e demais serviços necessários, para tornar os encontros mais participativos, criativos e comprometedores com a ação evangelizadora.

É objetivo das quatro áreas integradas de formação ajudar a criança e o pré-adolescente a se tornarem verdadeiros missionários. Por isso, cada encontro tem seu dinamismo e metodologia própria:

1ª Semana: Realidade Missionária
Consiste no estudo de um tema, em contato direto com a Palavra de Deus, para que as crianças e pré-adolescentes amadureçam na fé, no conhecimento da pessoa, da vida e obra de Jesus, da Igreja e da Missão. Aprendem os elementos básicos do ser missionários. Escrevem, desenham, tiram conclusões, memorizam as principais mensagens. É um encontro de muito estudo. Para ser bom missionário é necessário ter uma boa formação.

2ª Semana: Espiritualidade Missionária
Consiste no “esforço de assimilar, viver e celebrar o que se apreendeu no encontro da Catequese Missionária. Todos procuram tornar-se parecidos com Jesus. Aprendem a ver o caminho do seguimento de Jesus, iluminados pelo Espírito Santo. Trata-se de interiorizar a mensagem estudada. Mais do que estudo, é um encontro de celebração e de vivência espiritual. Existem muitas formas de realizar este encontro: Celebrações da Palavra, representações de passagens bíblicas, Celebrações da Eucaristia, orações e reflexões comunitárias e pessoais, momentos de deserto, etc”.

3ª Semana: Compromisso Missionário
“Este encontro quer encaminhar ações concretas. As crianças, os pré-adolescentes e os assessores procuram colocar em prática o que aprenderam nos encontros anteriores. É o serviço e o testemunho. É o encontro que leva a sair e evangelizar, comunicando a outros o que foi aprendido e vivido. Leva a perceber as necessidades das crianças pobres, abandonadas, excluídas, experimentando o mesmo amor e misericórdia de Jesus, que acolheu as crianças e foi em busca da ovelha perdida. Deve ser preparado de acordo com as necessidades do lugar. Podem-se propor visitas a outros grupos, animar missionariamente outras crianças, visitar doentes, famílias necessitadas, idosos, presos”.

4ª Semana: Vida de grupo ou Testemunho Missionário
“Este encontro quer proporcionar às crianças e pré-adolescentes uma oportunidade de conhecimento recíproco de suas realidades, estreitando os laços de amizade entre os membros do grupo e entre os grupos, criar mais unidade, fraternidade e ajuda mútua. É crescer juntos como amigos de Jesus. É também uma oportunidade, para revisar a vida do grupo e fortalecer a vivência fraterna.

Todo esse dinamismo de encontros constitui ajuda na formação integral de estudo, oração e espiritualidade, ação, lazer e confraternização, que se prolonga durante a semana, auxiliado pelos princípios de ação: conhecer Jesus, rezar, oferecer sacrifícios, comungar e ser missionário com Jesus”.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

Conheça mais sobre o trabalho missionário no Brasil


A cidade de Palmas (TO) se prepara para receber, em julho, cerca de 600 pessoas de todas as regiões do país na 3ª edição do Congresso Missionário Nacional. O evento, que será realizado de 12 a 15 de julho, terá como tema “Discipulado missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”. A atuação missionária deve estar em pauta na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta terça-feira, 24.

O Congresso vai preparar o Brasil para o 4º Congresso Missionário Americano (CAM 4 - Comla 9), agendado para 2013, em Maracaibo, na Venezuela. Para o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Missionária da CNBB e do COMINA, Dom Sérgio Braschi, além de promover essa preparação, o Congresso vai ajudar a despertar a Igreja no Brasil para a dimensão além fronteira.

Nessa sociedade secularizada em que nós vivemos, o mundo mudou muito e não se pauta mais com os valores do Evangelho, isso mesmo nos países que já foram há muito tempo evangelizados. A reflexão primeira é nessa linha: vermos como que um discípulo missionário vai viver, vai anunciar nesse mundo tão secularizado, tão pluricultural”, explicou.

Ação missionária no Brasil
Dom Sérgio, que está participando da 50ª Assembleia Geral da CNBB,  informou que, no Brasil, a área mais carente de ação missionária  é a Amazônia, existindo também uma grande carência no Nordeste e Oeste do país. De acordo com o bispo, são regiões que sofrem com a falta de sacerdotes, leigos missionários e religiosos, tendo que enfrentar também as dificuldades de locomoção.

O deslocamento da maioria é apenas por rio, então todas essas dificuldades fazem com que muitas comunidades permaneçam longamente sem a eucaristia, sem a presença do sacerdote e também sem a evangelização”, ressaltou.

E não só a Igreja está envolvida nessa missão. Além de leigos que podem desempenhar o trabalho missionário, Dom Sérgio ressaltou a importância dos meios de comunicação atuarem com a informação missionária, o que também contribui com o processo de formação. Ele citou algumas formas de contribuição desses meios para a atuação missionária.

Divulgando as notícias sobre como a Igreja no mundo inteiro está evangelizando, trazer, talvez, clipes sobre o trabalho missionário de brasileiros e brasileiras no exterior ou então em regiões no Brasil. Isso poderá ajudar porque na informação vem também a formação do nosso povo. Esse é o grande papel em que os meios de comunicação poderão ajudar”.

Sobre os desafios a serem vencidos, o bispo destacou que é muito amplo o campo da missão. Segundo ele, existe a questão da formação do povo numa consciência missionária e dos futuros padres numa óptica missionária para que tenham uma abertura para partir em missão. “Temos também os desafios logísticos, práticos, de ajudar a manter os missionários no exterior”, acrescentou.

Tema na Assembleia da CNBB
De acordo com Dom Sérgio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possui 12 comissões principais. Entre elas, está a Comissão de Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial, que ainda terá seu espaço na 50ª Assembleia da CNBB que está sendo realizada em Aparecida (SP). “Provavelmente, terça-feira, vai ter o seu espaço para apresentar o seu programa quadrienal, todas as metas que nós temos”, informou.

Indo além da abordagem do tema em comissões específicas, o bispo ressaltou o caráter universal da atuação missionária. “O tema missão está continuamente presente, porque ele perpassa toda a ação evangelizadora da Igreja. Não é uma gaveta, é algo que deve cada vez mais estar presente em todas as outras atividades da CNBB e da Igreja no Brasil”, salientou.

Concílio Vaticano II
O Congresso Missionário deste ano será realizado à luz do Vaticano II. O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM),  padre Camilo Pauletti, que também participa da 50ª Assembleia Geral da CNBB, informou que o Concílio Vaticano II deu uma abertura muito grande para a questão missionária.

Tem lá dentro um documento que se chama ad gentes que é para isso.  A partir do Concílio, a Igreja se abriu muito. Tem um valor para os nosso dias, uma importância muito grande. Por isso que nós dizemos que o Concílio Vaticano II, apesar de ter começado há 50 anos, é muito atual, tem muita força, tem essa linha missionária muito forte

Padre Camilo também salientou a necessidade de se preparar vocações e a consciência missionária para que se possa ir além e celebrar o que se tem. “Nós temos não muito, mas temos coisas boas nessa linha ad gentes, além fronteiras, os testemunhos missionários que vão ser dados no Congresso é no sentido de fazerem perceber que temos alguma coisa e precisamos caminhar muito mais”, destacou.

FONTE: Canção Nova

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Brasil: Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos

Crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA), onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravos após denúncia de trabalhadores que não quiseram se identificar. A libertação aconteceu no início de março e foi realizada por ação conjunta de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal.

A propriedade em que foram flagradas condições degradantes pertence à Líder Agropecuária Ltda., empresa da família Figueiredo, que tem como sócios o deputado estadual Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo (PSD/MA), além de Rogério Carneiro Figueiredo, Rodrigo De Lellis Salem Figueiredo e Camilo De Lellis Carneiro Figueiredo Filho. À Repórter Brasil, o deputado Camilo afirmou desconhecer as denúncias e disse que a fazenda é administrada por seu pai, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ex-prefeito de Codó. Biné, por sua vez, nega que seja administrador e alega que não há trabalhadores na propriedade, "apenas moradores".

A água consumida no local era a mesma que a utilizada pelos animais da fazenda. Retirada de uma lagoa imunda, repleta de girinos, ela era acondicionada em pequenos potes de barro e consumida sem qualquer tratamento ou filtragem. Os empregados tomavam banho nesta lagoa, e, como não havia instalações sanitárias, utilizavam o mato como banheiro. De acordo com o auditor fiscal Carlos Henrique da Silveira Oliveira, que coordenou a ação, todos estavam submetidos às mesmas condições degradantes, incluindo as crianças pequenas.

Pecuária
A propriedade da família Figueiredo era utilizada para criação de gado para corte. Os trabalhadores resgatados cuidavam da limpeza do pasto com a retirada de ervas daninhas e arbustos, atividade conhecida como roço da juquira, e ficavam alojados em barracos feitos com palha. Os abrigos não tinham sequer proteção lateral, apesar de serem habitados por famílias inteiras, incluindo crianças. Os resgatados declararam aos auditores fiscais que em noites de chuva as redes onde dormiam ficavam molhadas e que todos sofriam com o frio.
A maioria dos trabalhadores era de Codó (MA), a 30 km de distância, e estava há cerca de dois meses na fazenda. Os resgatados não tinham Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS) assinada e não contavam com nenhum equipamento de proteção individual no roço da juquira. "Todas as irregularidades e ilegalidades constatadas constituíram total desrespeito a condições mínimas de dignidade da pessoa humana, distanciando-se da função social da propriedade e ferindo assim, além dos interesses dos trabalhadores atingidos, também o interesse público", explica o coordenador da ação.

Responsabilidade
A empresa Líder Agropecuária consta na declaração de bens do deputado estadual Camilo Figueiredo. Por telefone, ele se disse surpreso ao ser informado pela reportagem sobre a libertação na Fazenda Bonfim. "Isso de trabalho escravo é novidade para mim. Até agora não tomei conhecimento desta situação, vou entrar em contato agora para saber o que houve", disse. Ele confirmou que seu pai, Biné Figueiredo, é o responsável por administrar a propriedade.

Biné, que foi prefeito do município de Codó em duas ocasiões, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008, negou, por telefone, qualquer responsabilidade. Ele alega que não é administrador da propriedade, e, questionado, disse não saber nem a quem a terra pertence. "Eu não acompanhei a fiscalização e não sei se a situação foi solucionada, mas acredito que sim", afirmou.

Não é a primeira libertação de escravos envolvendo políticos na região. Em 2009, equipes de fiscalização libertaram 24 pessoas na fazenda do então prefeito de Codó, José Rolim Filho (PV), o Zito Rolim.

ÁSIA/AFEGANISTÃO - Apreensão pelas crianças deficientes da Associação Pró-Crianças de Cabul



Ao que parece, o "Ataque de primavera", desencadeado no país dos talibãs no último dia 15 de abril, e que inclui também três províncias orientais (Nangarhar, Logar e Paktia), concluiu-se com um saldo de 51 mortos e 74 feridos. "Depois de uma noite de apreensão devido ao contínuo barulho de tiros e granadas, nos levantamos com muita preocupação pelo futuro deste país, por nossas crianças e suas famílias" - conta uma das 4 religiosas que trabalham na comunidade Pró-crianças de Cabul, centro inter-congregacional de apoio às crianças com deficiências surgido em 2004.

"O motorista chegou ao trabalho às 6h - continua a religiosa - enquanto se ouviam os tiros de armas de fogo e a explosão das bombas, para garantir que tudo estava calmo nas ruas e que às 7h30 poderia fazer a sua ronda para recolher as crianças, no horário e em segurança" - escreve em uma nota enviada à Agência Fides fr. Carlo Fondrini, guaneliano e responsável legal do centro. "Meia hora antes do ataque, estavam na área da Embaixada Italiana, onde somos obrigados a passar para poder ir à Missa, na única Igreja no Afeganistão, que se encontra dentro da Embaixada" - diz fr. Fondrini. Depois de um intenso período de formação, as religiosas, de várias Congregações, chegaram a Cabul em novembro de 2004.

Desde 24 de maio de 2006, hospedam crianças com deficiências em salas especialmente equipadas com materiais, jogos educativos e brinquedos doados para contribuir e oferecer-lhes um futuro de esperança. Deixaram seus hábitos religiosos, vestem à maneira das mulheres afegãs, cobrem a cabeça, mas não escondem sua identidade.

FONTE: Agência Fides - 18/4/2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chegando para Missão Ad Gentes na África...


 
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho
a toda criatura. Aquele que crer e for batizado
será salvo”(Mc 16,15-16*Festa da Ascensão).    

Dia 08 de março do corrente ano, às 14h e 30min, desembarquei no Aeroporto de Nampula, norte de Moçambique, África. Esse continente, berço da humanidade, acolhia mais um dos inúmeros missionários que no decorrer dos últimos séculos por aqui têm ancorado. Venho pelo Evangelho. Todavia, não chego sozinho: estou a serviço de um projeto da Igreja no Rio Grande do Sul. Então, não estou só: nós estamos aqui. A Missão é de todos nós Católicos gaúchos. Mesmo separados pela distância física, devemos estar em comunhão nessa Missão além fronteiras tão especial à Igreja.
Desembarco no solo da África com estes objetivos: servir e aprender. Como cristão e padre me coloco a serviço desse povo tão sofrido, espoliado e explorado, no passado e nos dias de hoje. Nós brasileiros sabemos da gigantesca dívida social que temos para com nossos irmãos africanos. Também nós, na época da escravidão legal, sugamos essa gente. Particularmente, carrego o desejo de aprender esse jeito de ser Igreja na África. De modo particular, aqui em Moçambique onde se vive uma Igreja radicalmente ministerial. Uma multidão de leigos comprometidos, especialmente na catequese e na animação das comunidades. Gerando e mantendo um dinamismo eclesial impressionante e encantador.
Igualmente, aspiro aprender a dialogar na convivência pacífica e respeitosa com os muçulmanos, pois eles formam a grande maioria dos habitantes: mais de setenta por cento. Por exemplo, na vila onde moramos existe várias mesquitas. Os cristãos aqui residentes são a minoria e até esse momento não há clero nativo em número suficiente para atender a animadores e comunidades. Por isso, ainda é necessária nossa presença junto a eles.
Por enquanto, estou me situando no contexto cultural e pastoral. Convivendo com as pessoas e ouvindo suas histórias. Temos inúmeros momentos para isto, especialmente nas reuniões em comunidade (são quase 150); nos encontros de animadores e pastorais; na preparação aos Sacramentos (levados bem a sério pelos catequistas e Equipe Missionária); nos eventos diocesanos e da região pastoral; na acolhida alegre do povo e no cotidiano cheio de particularidades dessa gente simples e encantadora.  A comunicação com as pessoas ainda é um grande desafio para mim. A língua portuguesa é a oficial, mas nosso povo fala e celebra em macua. Por isso, já estou tendo aulas e aprendendo a me comunicar na língua nativa.
Padre Rodrigo, da Diocese de Osório, e eu, da Arquidiocese de Porto Alegre, residimos na casa da missão em Moma, província de Nampula em Moçambique. Somos padres Fidei Donum do projeto Igreja Solidária do Regional Sul 3 da CNBB. Conosco na Missão, espalhadas pelo vasto território de nossas duas paróquias, convivem algumas religiosas brasileiras igualmente comprometidas com a causa missionária. Pois, embora o jeito de ser dessa gente possua valores maravilhosos, devemos fazer com que o Evangelho de Cristo ilumine e purifique sua cultura.
Os desafios são grandes. Mas, estou muito bem e feliz. Tenho certeza que Deus me chamou para estar aqui. Agradeço a Igreja pelo presente e pela confiança que depositou em mim ao me confiar missão tão Evangélica. Confesso que me sinto pequeno e às vezes assustado. Por isso, conto com a oração de todos na Missão que é nossa. Estamos em comunhão.
Kòxukhuru (obrigado).
Padre João Carlos Andrade da Silveira
Missionário Fidei Donum em Moçambique – África

Moma, 12 de abril de 2012.

Infância Missionária do Regional Sul1 prepara 2º ERIM.


No último domingo, 15, a equipe da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1, São Paulo, esteve reunida na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, na Lapa, realizando sua segunda reunião anual. A reunião contemplou a preparação do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) e o Encontro dos Coordenadores Diocesanos da IAM, que será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês.



Para o 2º ERIM, que será realizado entre os dias 20 e 22 de julho na Diocese de Limeira, são esperados mais de 200 participantes de todo o Estado de São Paulo. O encontro contará com a presença do Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária, Pe. André Luiz de Negreiros, que trabalhará o tema central: "Missão na Saúde Pública"; além disso, serão oferecidas cinco oficinas, sendo uma delas assessorada pela Pastoral da Criança da Diocese de Limeira, que apresentarão às crianças dicas de alimentação saudável.

Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora estadual da Obra lembrou que o tema e lema escolhidos estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. "Decidimos trabalhar a mesma temática da Campanha da Fraternidade dando à ela uma ótica missionária, por isso escolhemos o tema 'Missão na Saúde Pública' e lema 'Infância e Adolescência Missionária - Mãos unidas ajudando a difundir a saúde sobre a Terra.', lembrou a coordenadora.

Elisângela Silva, coordenadora da IAM da Diocese de Limeira e membro da equipe estadual apresentou como a diocese está se mobilizando para este ERIM, "estamos nos preparando desde o ano passado: a imagem de São Francisco Xavier com o banner do ERIM, entregues no último encontro, em Embú das Artes, estão peregrinando por todos os grupos da IAM da Diocese; contamos com o apoio do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e do clero  local; além disso, estamos buscando parcerias para que o encontro ocorra da melhor forma possível" - observou.

Ainda durante a reunião foram feitos os últimos preparativos para o Encontro dos Coordenadores Diocesanos da IAM, que será realizado nos próximos dias 27 a 29 na cidade de São Paulo. O encontro será assessorado pelo Secretário Nacional da Obra e são esperados cerca de 35 representantes de todo o Estado. "Fomos os pioneiros neste encontro com os coordenadores diocesanos e, neste ano, chegamos em nossa sexta edição que terá muitas surpresas, entre elas, a inauguração da nossa sede regional." - afirmou Nádia Maria.


Rodrigo Alves Piatezzi

domingo, 15 de abril de 2012

AMÉRICA/BOLÍVIA - Maltratadas 850 mil crianças trabalhadoras em condições precárias

La Paz (Agência Fides) - Metade da população boliviana, mais de 5 milhões de pessoas, tem 17 anos ou menos, e destas, cerca de 850 mil crianças e adolescentes trabalham em atividades perigosas ou mal retribuídas, como a coleta de cana de açúcar e castanhas, trabalho em minas, no setor da pesca, da construção civil, na venda de bebidas alcoólicas, coletando lixo, em hospitais, ou trabalhando como seguranças ou domésticos. Um estudo do Ministério do Trabalho aponta que a saúde e a integridade física dos menores está comprometida pelo ambiente de trabalho. 76 mil menos e 58 mil meninas de 5 a 13 anos trabalham em áreas urbanas, enquanto 160 mil meninos e 143 mil meninas estão empenhados principalmente no campo da agricultura. Em relação à faixa etária de 14 a 17 anos, na área urbana, cerca de 99 mil trabalhadores são rapazes e 73 mil jovens meninas, e nos campos, os rapazes são 78 mil e as moças, 58 mil. Além das dificuldades econômicas familiares, as crianças são forçadas a trabalhar por causas como pobreza, migração, irresponsabilidade dos pais e divisão das famílias. (AP) (13/4/2012 Agência Fides)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ÁSIA/CHINA - Comunidade católica chinesa em Nova York: na Páscoa 154 batizados e 216 crismas


Nova York (Agência Fides) - Durante a Santa Páscoa recém-celebrada, realizaram-se 154 batizados e 216 crismas nas três igrejas da comunidade católica chinesa em Nova York, segundo informam à Agência Fides fontes da Faith de He Bei. Pe. Giuseppe Rang, responsável pastoral da comunidade católica chinesa em Nova York, informa que "nas Igrejas de São José e de Santa Terezinha foram batizados 120 catecúmenos (86 adultos e 34 crianças) e 216 fiéis (130 ao lado dos 86 recém-batizados adultos) foram crismados. Na Igreja da Transfiguração houve 34 batizados: dois jovens imigrantes chinesas da nova geração, dois de Hong Kong e trinta adultos do continente. Muitos imigrantes católicos chineses assistiram com entusiasmo estes momentos de grande impulso da fé".
A Igreja dedicada a São José em Nova York é considerada a Igreja dos imigrantes e a solene celebração da Páscoa foi um momento de profunda espiritualidade para a comunidade, como confirma pe. Lino Gonsalves, de origem indiana, pároco de São José: "todos os anos, os cursos de catecismo e a celebração de batizados oferecem um grande impulso à evangelização e à pastoral paroquial". Tudo isso graças também ao esforço de sacerdotes responsáveis pela comunidade e aos sacerdotes que estudam nos Estados Unidos e simultaneamente ajudam no serviço pastoral aos imigrantes, em uma ajuda recíproca. Os jovens chineses continentais afirmam: "fomos enviados aqui para estudar, não imaginávamos poder oferecer serviço pastoral aos nossos fiéis do continente. Para nós, estudar e evangelizar são dois compromissos complementares e harmoniosos, uma ajuda recíproca".
Pe. Giuseppe Rang, que é original da província de Fu Jian, e depois de obter o Doutorado em teologia moral na Pontifícia Universidade Lateranese em Roma, foi chamado a Nova York para trabalhar na pastoral da comunidade católica da diáspora. Ele recorda que no Natal foram celebrados 175 batizados nas paróquias de São José e Santa Terezinha, 95 dos quais, de adultos. (NZ) (Agência Fides 2012/04/12)

terça-feira, 10 de abril de 2012

CNBB convoca Igreja para Vigília de Oração pela Vida

----- x -----

Por ocasião do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 11, sobre a descriminalização do aborto de anencéfalo, casos em que o feto tem má formação no cérebro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta na última sexta-feira, 6, a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida às vésperas do julgamento.
Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (...) Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis.
O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede,  que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.
O julgamento do STF tem início às 9h, em sessão extraordinária. 

domingo, 8 de abril de 2012

Divulgado o relatório dos cofrinhos da IAM de 2011




A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) divulga nesta quinta-feira, 5, o relatório dos cofrinhos da IAM referente ao ano de 2011. De acordo com os dados enviados pelos grupos espalhados por todo o Brasil, os cofrinhos arrecadados vieram de 124 (arqui) dioceses, colégios, universidades; de 186 paróquias e 118 cidades de todas as regiões do país.
O valor arrecadado foi de R$ 20.583,84 (vinte mil, quinhentos e oitenta e três reais e oitenta e quatro centavos). Alguns ainda estão com dados incompletos devido às informações que não chegaram como solicitado pela secretaria da Obra, em Brasília. Segundo o secretário, padre André Luiz de Negreiros, ainda não foram enviadas aos grupos as cartinhas de agradecimento por conta de informações que ainda não chegaram às Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Para onde vai o dinheiro arrecadado
A IAM, através do dinheiro arrecadado com os cofrinhos, financiam três mil projetos  no mundo inteiro, desde 2004. “São projetos que protegem a vida, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência  de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis são prioridades”, explica padre André. “Também há projetos que visam a formação cristã mediante a construção de salas para o catecismo, edição de publicações religiosas e animação missionária entre as crianças”, completa. O continente que mais ajuda recebe é o africano com 52% do total arrecadado. Em seguida aparece a Ásia, para onde é destinado 40% dos donativos. A América Latina aparece em terceiro e, em seguida a Oceania. Os dois últimos recebem juntos 8% do total.
Como surgiu a ação concreta da IAM
Quando o bispo francês dom Carlos Augusto de Forbin-Janson fundou a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária em 1843, seu desejo era que todas as crianças do mundo pudessem conhecer a Jesus e ter uma vida digna, mas que as próprias crianças com suas orações e donativos fizessem isso ajudando-se no mundo inteiro.
Por isso, as crianças da IAM cooperam materialmente com ofertas que são fruto de seus sacrifícios, as quais se destinam a obras materiais dedicadas a crianças e sua evangelização. Estas ajudas são necessárias, e destinam-se exclusivamente em favor das crianças e adolescentes. Elas, cada mês, com alegria, por que fruto do seu sacrifício, entregam uma oferta para crianças necessitadas em todo o mundo. Conforme o terceiro compromisso da IAM, as crianças e adolescentes missionários comprometem-se a “repartir seus bens com os que têm necessidade, mesmo à custa de sacrifícios”.