quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ÁSIA/LAOS - Líder cristão preso porque "converteu 300 pessoas"


Muang Pakxan (Agência Fides) - A polícia laotiana prendeu o líder cristão Bountheung, da aldeia de Nongpong, no distrito de Khamkerd, na província de Borikhamxai (Laos central). A acusação é "converter 300 laotianos à fé cristã". Como informado à Fides, a prisão ocorreu uma semana atrás, depois que em agosto o líder foi duas vezes convocado e interrogado pelas autoridades provinciais. As perguntas se referiam à sua fé e à conversão de cerca de 300 laotianos ao cristianismo, realizada em maio passado. Os 300 fiéis, todos da aldeia de Nongpong, depois de ver e conhecer o homem, que há mais de 10 anos praticava a fé cristã, decidiram aderir livremente. Isto alarmou as autoridades locais. A ordem de prisão contempla também a expulsão de Bountheung da aldeia e intima os 300 cristãos residentes em Nongpong a renunciar à sua fé cristã em troca do direito de continuar a viver na aldeia. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dom Erwin sobre soltura do acusado de matar Dorothy Stang: “notícia envergonha a todos”


“Recebo essa informação com espanto”, declarou o bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler, após receber a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu alvará de soltura de Regivaldo Pereira Galvão, condenado pelo Tribunal do Júri de Belém (PA) a 30 anos de reclusão pelo homicídio que vitimou a missionária Dorothy Stang. O pedido foi deferido pelo ministro Marco Aurélio Melo, do STF.
“Não posso admitir que seja esta a Justiça de nosso país. Que Deus tenha pena de todos nós”, afirma o bispo, que avalia que a decisão do STF desconsidera o que foi determinado pelo Tribunal de Júri do Pará. “Esta notícia envergonha a todos”. 

Com a decisão do STF, o juiz de Altamira (PA) Raimundo Moisés Flexa, expediu o alvará de soltura. Regivaldo foi solto na tarde desta quarta-feira. Está marcado, para o próximo dia 3, o depoimento do policial federal Fernando Luiz Raiol, que recentemente protocolou documento em cartório, revelando fatos sobre o assassinato da missionária que poderão ensejar a reabertura do caso.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Infância e Adolescência Missionária prepara celebração dos seus 170 anos



Em 2013, A Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebra 170 anos de fundação. Presente em todo o mundo, a Obra nasceu em 1843 e deve seu nome à vontade de confiá-la à proteção do Menino Jesus. “Com a convicção de que as crianças podem ser uma força espiritual e social para uma real transformação do mundo, a IAM pretende suscitar um movimento de crianças cristãs dedicadas a ajudar outras crianças”.

2º ERIM - "Missão na Saúde Pública"




Neste vídeo, Pe. André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) apresenta o resumo do tema "Missão na Saúde Pública", que trabalhou no 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do Regional Sul1 - SP, realizado nos dias 20 a 22 de julho de 2012 na Diocese de Araras.

Padre André aproveitou o momento para agradecer as colaborações do cofrinho missionário do ano passado que ajudaram as crianças e adolescentes no Paraguai, Moçambique e Haiti. "O cofrinho fez milagre. Ajudamos crianças no Haiti, no Moçambique e no Paraguai. E lá no Haiti, nossas irmãs brasileiras compraram ingredientes para confeccionar a multimistura e salvar crianças que estão desnutridas.", afirmou o sacerdote.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novos bispos visitam a sede nacional das POM


Nesta quinta-feira, 16, os 13 novos bispos do Brasil, nomeados entre agosto de 2011 e julho deste ano, devem visitar a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Eles se encontram no 23º Encontro dos Bispos Novos, que acontece na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

De acordo com o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, a visita à sede, que acontece por volta das 17h30, consiste em apresentar as quatro obras missionárias, a história dos fundadores o trabalho desenvolvido pelos secretários nacionais, as publicações e as campanhas desenvolvidas pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. Logo após eles seguem para o Centro Cultural Missionário (CCM) onde se confraternizam com um jantar.
Este encontro foi criado no Brasil em 1989 para que os novos bispos pudessem entender sua nova função dentro da Igreja. Depois, tanto o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) quanto o Vaticano seguiram o exemplo do Brasil e desenvolveram um evento semelhante.
Segundo o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, após a criação do encontro dos novos bispos pelo Vaticano, onde bispos do mundo inteiro participam, o CELAM então deixou de ministrar, priorizando o da Santa Sé.
O curso, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, teve início no último dia 13 e segue sexta-feira, 17.
Em 2011, as POM organizou a visita à sua sede pela primeira vez. Na ocasião visitaram a sede nacional 15 dos 19 novos bispos que fizeram o curso da CNBB.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como anda a missão em Moçambique



Terminou na manhã desta quarta-feira, 8 de agosto, a visita oficial das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil feita pelo seu diretor, padre Camilo Pauletti, a Moçambique, país que fica na costa oriental do continente africano e tem pouco mais de 20 milhões de habitantes.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fornecedor da Samsung na China é acusado de trabalho infantil



Crianças e adolescentes são frequentemente contratados por uma empresa parceira da Samsung na China para trabalhar excessivas horas e em condições abusivas, afirma o relatório da China Labor Watch, grupo de direitos trabalhistas do País. A HEG Electronics fabrica produtos como celulares, DVDs e MP3.

Em junho e julho, o grupo encontrou lá sete funcionários com menos de 16 anos no departamento de empacotamento. "O número preciso de crianças que trabalham na fábrica é desconhecido, porque nossos investigadores tiveram contato limitado com os empregados de outros departamentos", diz o relatório. O grupo suspeita que entre 50 e 100 crianças e adolescentes trabalhem sob as mesmas "duras condições" a que são submetidos os adultos. O salário delas, no entanto, corresponde a 70% do valor pago aos demais.

FONTE: O Estado de São Paulo - 08/08/2012

Famílias Missionárias preparam subsídio próprio



A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, acolheu nos dias 4 e 5, a segunda reunião para articular a proposta de mais uma atividade de animação missionária da Pontifícia Obra Propagação da Fé: as Famílias Missionárias. Participaram oito casais das cinco macrorregiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) especificamente dos estados de: Tocantins (Luzia e José Domingos de Palmas); Pará (Ellen e Rubens de Abaetetuba); Distrito Federal (Irene e Cândido do Gama); São Paulo (Renata e Robson de Franca); Paraná (Carolina e Renato de Irati); Maranhão (Raquel e Hélio de São Luis); Rio Grande do Norte (Elaine e Randenclécio de Natal) e Sergipe (Ana Maria e Genilson de Lagarto).

domingo, 5 de agosto de 2012

Feliz Dia dos Padres

Nós da Paróquia N. Sra. da Conceição, comunidade Santa Rita de Cássia, Quiririm, na pessoa de seus Sacerdotes, Padre Silvio e Padre Reinaldo, nesta pequena homenagem deseja a todos os Padres do Mundo um Santo, Abençoado e Feliz dia dos Padres.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vocação Sacerdotal



No dia 04 de agosto, celebramos o dia do Padre. O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Intenção Missionária - Agosto 2012


"Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra".