segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pontifícias Obras Missionárias lançam novo subsídio para crianças


Por Jaime C. Patias   
24 / Abr / 2013 15:43
Com o objetivo de ajudar as crianças em fase de alfabetização a dar os primeiros passos na metodologia da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, lança o subsídio “Hora de Evangelizar”.
Inspirado em trabalhos do padre Remo Marinai, missionário Comboniano, da extinta revista infantil “Alô Mundo”, a publicação é um caderno pedagógico todo ilustrado, com 34 páginas de atividades. O conteúdo tem como fonte os três pilares da IAM: o protagonismo, a abertura sem fronteiras e a solidariedade presentes na vida das crianças desde o período da alfabetização.
“Escutando as bases nas assessorias pelo Brasil, pude perceber a urgente necessidade de olharmos de forma especial para a fase da alfabetização infantil, pois a mesma proporciona à criança ter o primeiro contato com o mundo fora da família por meio da escola e da Igreja”, afirma padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM, responsável pela publicação. “Acredito que devemos apresentar a Igreja missionária para estas crianças despertando nelas desde já, a consciência missionária, através do carisma da IAM que cria compromisso com todas as crianças e adolescentes do mundo”, ressalta padre André.
Com tiragem inicial de cinco mil exemplares, “Hora de Evangelizar”, caderno N. 1, está à disposição dos grupos de IAM para ser utilizado na evangelização das crianças. Mais informações: POM (61) 3340 4494 - Emailmaterial@pom.org.br
Pedidos pelo site: "Hora de Evangelizar"

Paquistão: A cada ano, 87 mil crianças morrem de doenças que podem ser prevenidas



Imprimir
E-mail
No Paquistão, 435 mil menores de cinco anos morrem anualmente e destes, 20% morrem de pólio, pneumonia, tuberculose, sarampo, tétano, coqueluche e hepatite B, doenças que podem ser prevenidas (VPD) com a vacinação.

Papa Francisco exorta jovens a arriscarem a vida por grandes ideais



Neste domingo, 28, Papa Francisco presidiu uma missa na qual crismou 44 jovens dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé.
O forte sol e calor desta manhã de primavera contribuíram e a Praça São Pedro ficou tomada por 100 mil fiéis, em grande maioria, jovens. Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia.

IAM realiza encontro de formação para assessores em Caçapava/SP



Aconteceu no dia 03 de março, o primeiro encontro de formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária do ano, na paróquia Menino Jesus, em Caçapava, capacitando assim novas pessoas a trabalharem com grupos de crianças e adolescentes missionários.

Ano da Infancia e Adolescência Missionária no Brasil


2013 será o ano da Infância e Adolescência Missionária no Brasil. Uma série de atividades está na agenda nacional para destacar 2013 como o Ano da Infância e Adolescência Missionária no Brasil. A abertura oficial será no mês de maio.


Durante todo o ano de 2013 diversas ações envolvendo as crianças e os assessores da infância missionária serão realizadas por todo país, informou a jornalista Andrea Bonatelli no JCTV da Rede Vida.

Paróquia em Taubaté/SP, realiza primeiro retiro da IAM



No sábado, 14, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, comunidade São Judas Tadeu, no bairro do Bonfim, em Taubaté – SP, o primeiro retiro paroquial da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Neste estiveram presentes 27 crianças e adolescentes, que com muita alegria e participação, abrilhantaram esse encontro.

Infância e Adolescência Missionária do estado de São Paulo realiza encontro para coordenadores diocesanos



O Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo) promoveu nos dias 19 a 21 de abril, mais um encontro de formação para coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM). As reflexões contaram com a assessoria do secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que abordou temas como: o Ano jubilar da IAM, as Famílias Missionárias, a IAM no Ano da fé, as conclusões do 3º Congresso Missionário Nacional e a preparação para o Congresso Americano Missionário (CAM 4 - Comla 9). Padre André apresentou ainda, um panorama geral dos preparativos para o 1º Congresso Americano da IAM programado para o mês de maio de 2014 em Aparecida (SP).