quinta-feira, 8 de abril de 2010

Encontro Continental dos Diretores Nacionais das POM da América: projetos e iniciativas para o CAM 4, ajuda ao Haiti, o ano de Pauline Jaricot

Orlando (Agência Fides) – Mais de 20 nações do norte e sul da América foram representadas na reunião dos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionária (POM) realizada de 15 a 21 de março na sede das POM em Orlando, Flórida (USA) (ver Fides 12/3/2010). No encontro foram discutidos os projetos para o CAM 4 (Quarto Congresso Missionário Americano) e outras questões relativas à animação e à cooperação missionária. Monica Yehle, Diretora do Projeto de Desenvolvimento e Programas do Departamento Nacional das POM nos Estados Unidos, enviou à Agência Fides uma nota sobre o encontro e sobre as principais conclusões.
“Oferecemos também a solidariedade ao povo do Haiti e pessoalmente demonstramos o nosso apoio ao Padre Clarck que estava conosco" – ressaltou Dom John E. Kozar, Diretor Nacinal das POM dos Estados Unidos, que hospedou o encontro. Padre Clarck de la Cruz, Diretor Nacional das POM do Haiti, apresentou aos participantes um breve relatório sobre a situação após o terremoto, e contou suas experiências Padre de la Cruz vivia no seminário no momento do terremoto, o seminário foi destruído e muitos pensavam que ele tivesse morrido. Padre de la Cruz expressou pessoalmente seu agradecimento pelas orações e ajuda oferecida à nação, e pela assistência que durará a longo termo, depois de um estudo atento, por parte as Pontifícias Obras Missionárias.
Uma parte significativa das discussões dos Diretores Nacionais foi centralizada sobre o CAM 4/COMLA 9, que se realizará na Venezuela em 2012. Uma atualização oferecida pelo Diretor Nacional da Venezuela, Pe. Andrea Bignotti, que é também diretor executivo nacional da Comissão Executiva para o Congresso, e pelo Bispo auxiliar de Maracaibo, Dom Castor Oswaldo Azuaje Pérez, OCD, Presidente da Comissão executiva para o CAM 4. Foram dadas informações sobre datas específicas, sobre o alojamento, sobre lugares e sobre temas ligados. Entre os possíveis temas apresentados pela Conferência Episcopal da Venezuela para a revisão por parte dos Diretores Nacionais, estão: a missão "evangelizadora num mundo multicultural"; "discípulos missionários para⁄em Cristo Jesus, para dar vida aos nossos povos", "secularização". Os diretores discutiram estes temas e deram sugestões para a Comissão Organizadora na Venezuela.
No âmbito da semana de trabalho foi também apresentado um relatório sobre os desafios em andamento da Missão Continental, segundo o que foi definido em Aparecida, além das relações sobre atividades em fase de programação e sobre as assembleias regionais que se realizaram em vários países. Padre Timoteo Lehane Barrett, SVD, Secretário-Geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, participou dos trabalhos da reunião continental e iniciou um debate sobre uma discussão sobre a iniciativa de dedicar um ano à revisão, seguindo o exemplo da fundadora da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, Pauline Jaricot. Os Diretores nacionais deram seu consentimento. Muito bem acolhida foi também a apresentação por parte de Padre Lehane, do trabalho e da espiritualidade de Pauline Jaricot, que será traduzido em várias línguas e apresentada por ocasião da Assembleia Geral de maio das Pontifícias Obras Missionárias, que se realizará em Roma. (AR) (Agência Fides 30/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário