quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto de iniciativa popular em defesa da vida é lançado pela Diocese de Taubaté



A Diocese de Taubaté lnaçou no ultimo sabado dia 27 de novembro o projeto de iniciativa popular em defesa da vida. Dois momentos marcaram o lançamento do Projeto de Iniciativa Popular em defesa da vida, desde a concepção, proposto pela Diocese de Taubaté. Primeiro, no final da manhã, durante a XII Assembléia Diocesana de Evangelização e Pastoral, em que reuniu párocos, vigários, diáconos, coordenadores dos Conselhos Paroquiais, movimentos e comissões diocesanas, religiosos e leigos. O Bispo da Diocese de Taubaté exortou os presentes a aderirem ao Projeto de Iniciativa Popular, com muito mais de 300.00 assinaturas. “Podemos chegar a três milhões de assinaturas no estado de São Paulo!” O Prof. Hermes Rodrigues Nery (Coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida e Movimento Legislação e Vida) explicou aos presentes a importância da iniciativa popular e a contextualização da defesa da vida no Brasil. A proposta foi bem recebida por todos e muitos se prontificaram em coletar as assinaturas em suas paróquias. Depois, às 16 horas, em Missa Solene na Catedral de Taubate, cuja liturgia ficou por conta da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, presidida por Dom Carmo João Rhoden, concelebrada pelo Pe. Ethewaldo L. Naufal Júnior (Padre Assessor da Comissão em Defesa da Vida) e o Pe. Marco Eduardo Jacob Silva (pároco da Catedral de Taubaté). A Vice-Coordenadora da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Antonia Helena Couto Silva também participou da celebração. Dom Carmo João Rhoden foi o primeiro a assinar o Projeto de Iniciativa Popular. Pouco antes, várias mulheres grávidas que estavam no altar se juntaram ao bispo, ao que o Coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida perguntou: “Vocês acreditam que o que vocês trazem em seu ventre não é já um ser humano? Ou só depois que nascem?” E todas elas responderam que sim, que traziam em seu ventre um ser humano, e por isso já eram mães, só por estarem grávidas. Foi um momento de emoção e júbilo, de valorizaçao da vida nascente. “Que voz defenderá aquele que é o mais fragilizado, a vida humana nascente, totalmente indefesa?” Indagou o Coordenador. E completou Dom Carmo, em sua fala: “O mundo está cheio hoje de muitos Herodes!”
Em seguida, o bispo da Diocese de Taubaté fez a consagração a Nossa Senhora, ajoelhado com os padres concelebrantes, orou a oração a Virgem Maria, do final da Encíclica do papa João Paulo II, Evangelium Vitae: “A Vós Maria, confiamos a causa da vida!”. Cada mulher grávida, recebeu uma imagem de Nossa Senhoras das Graças, das mãos de Dom Carmo.

Todas as paróquias da Diocese de Taubaté recolherão as assinaturas, e reenviarão para o Secretariado Diocesano de Pastoral, que reencaminhará os formulários ao Seminário Cura d’Ars, que ficarão aos cuidados do Padre Ethewaldo L. Naufal Júnior. Quando tiverem chegado a 300 mil assinaturas, marcaram uma data para entregar o abaixo-assinado ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ao Governador eleito Geraldo Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário