sábado, 15 de outubro de 2011

VATICANO - "Dar voz às crianças": o cavalo de batalha da Secretária-Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária

"O compromisso da Pontifícia Obra da Infância Missionária (POIM) é aumentar a consciência das crianças sobre o fato de que têm um papel a desempenhar na Igreja de hoje e não apenas na de amanhã" - explica à Agência Fides a Dra. Baptistine Ralamboarison, Secretária-Geral da POIM, primeira mulher a ser nomeada para esta posição, apontando os desafios, compromissos, projetos e metas aos quais se dedica esta Obra Missionária em favor das crianças de todo o mundo.

"Precisamos fazê-los crescer na dimensão missionária - continua - promovendo entre eles a partilha de fé, da oração e dos bens materiais. É necessário formá-los desde pequenos usando uma linguagem adequada à sua idade; é um desafio particularmente importante para o mundo ocidental, onde o consumismo e o relativismo estão fazendo perder de vista os valores cristãos. A criança que recebe corretamente a formação missionária a levará em seu coração por toda a vida e a testemunhará".

"O meu cavalo de batalha - sublinha a Secretária-Geral da POIM - é dar voz às crianças, deixando-as testemunhar e partilhar a mensagem do Evangelho em todo o mundo e na forma deles, guiando-as certamente, mas não impondo-lhes a linguagem, mentalidade e a maneira de agir dos adultos. As crianças não são apenas os adultos de amanhã, são plenamente pessoas hoje, sabem testemunhar a Palavra com entusiasmo e com seu compromisso cristão provaram ser capazes de levar o Evangelho não só entre seus coetâneos, mas também entre os adultos. Por isto, a Infância Missionária promove sua animação e formação com grande benefício das missões". Falando dos encontros que participa regularmente em todo o mundo como Secretária-Geral, Dra. Ralamboarison disse: "nas últimas visitas que fiz à América Latina vi com alegria que a Infância Missionária está viva e presente em quase todas as dioceses da Argentina e do Peru. Apesar dos graves problemas enfrentados por esses países e, apesar da existência de crianças muito pobres, todos, sem distinção, ricos e pobres, partilham com alegria suas disponibilidades espirituais e materiais; até mesmo as celebrações da Missa são marcadas por muita alegria. O trabalho nesses países é uma realidade: as crianças são animadas, querem fazer, ser parte viva da Igreja".

As POIM financia cerca de 2.500 projetos em todo o mundo a cada ano, com um orçamento de 20 milhões de dólares disponibilizados para as crianças dos 5 continentes. As bolsas são destinadas a atividades espirituais que vidam a promoção da Obra, os subsídios especiais são uma ajuda muito especial para projetos como a construção ou manutenção de escolas, clínicas, abrigos, orfanatos, etc., tendo como beneficiários as crianças. Durante a última Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias, realizada em Roma, em maio, foram aprovados 261 projetos na África para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 24 para a animação e a formação missionária, 112 para educação pré-escolar, 491 para a educação escolar, 192 para a formação cristã e 404 para a proteção da vida. Na América foram aprovados 22 projetos para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 10 para a animação e formação missionária, 9 para a educação pré-escolar, 26 para a educação escolar, 24 para a educação cristã e 34 para a proteção da vida. NaÁsia 145 projetos para a Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 15 para a animação e formação missionária, 47 para educação pré-escolar, 588 para a educação escolar, 78 para a formação cristã e 308 para a proteção da vida. Na Europa foram aprovados 2 para educação pré-escolar, 5 educação escolar, 5 a formação cristã e 11 para a proteção da vida. Na Oceania: 13 projetos para o cuidado Pastoral da Criança (subsídios ordinários para as dioceses), 1 para animação e formação missionária, 1 para educação pré-escolar, 11 para a educação escolar, 7 formação cristã e 7 para a proteção da vida. O total é de 2.853 projetos em todo o mundo.

FONTE: Agência Fides - 13/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário