terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arcebispo reflete sobre férias e missionários seminaristas



Imprimir
E-mail
Nacionais
Escrito por Fúlvio Costa
Qua, 23 de Novembro de 2011 16:11

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Palmas (TO) dom Pedro Brito, volta a escrever artigo neste site. Desta vez, ele reflete sobre “O Missionário Seminarista”. Em seu texto, dom Pedro destaca a lógica da formação do futuro sacerdote hoje; de modo enfático, sobre o período das férias dos seminaristas. “Não podemos ficar indiferentes ou dar por descontada: as experiências missionárias, pedagogicamente programadas, para o período das férias”.

Segundo o arcebispo, um dos pontos negativos da atual formação dos seminaristas é ter sua base muito voltada para a formação intectual que segue fielmente o ano letivo normal. “A formação, no entanto, não entra de férias, a espiritualidade não tira férias. Todo tempo, espaço e evento são formativos e não apenas no período acadêmico”, exorta.

É de seminaristas missionários que a Igreja precisa, afirma ainda dom Pedro Brito ao falar da finalidade do processo formativo para os futuros padres. “No final do processo formativo de um seminarista, para além do trocadilho, temos que optar ou por um seminarista missionário ou por missionário seminarista”, diz. O prelado completa ainda dizendo como pode ser trabalhada a dimensão missionária dos seminaristas. “Férias devem ser entendidas como tempo de formação, de fazer aquilo que durante o período de estudo normal não pode ser feito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário