sexta-feira, 15 de junho de 2012

AMÉRICA/BRASIL - O CIMI denuncia assassinatos de indígenas e invasões para a exploração de suas terras



Brasília (Agência Fides) - O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organização da Igreja católica no Brasil, apresentou em Brasília os dados de 2011 sobre a violência contra as populações indígenas (veja Fides 06/06/2012). O Relatório anual do CIMI, preparado com pessoas que trabalham no campo, aponta que entre 2000 e 2011 registraram-se 555 suicídios de índios em Mato Grosso do Sul, estado com o maior grupo étnico do país, os Guarani Kaiowá. Somente em 2011 houve 45 casos de suicídios de índios, três a mais do que em 2010. A notícia alarmante é o aumento dos jovens suicidas e sua idade, de 14 a 18 anos, e de 21 a 30 quando se trata de adultos. 
"Os dados apresentados no relatório revelam a agressão à dignidade humana das populações indígenas do Brasil, sua dor e sofrimento" - escreve Dom Erwin Kräutler, Bispo da Prelazia do Xingu na Amazônia e Presidente do CIMI, na introdução do documento. O relatório mostra um aumento do "dano ambiental", revelando que no ano passado, foram assinalados 42 casos de "invasões para posse e exploração ilegal de recursos naturais", um número em aumento em relação a 2010.
O CIMI critica também "a lentidão do governo federal ao demarcar e entregar as terras aos indígenas", afirmando que este comportamento "expõe ulteriormente os territórios à degradação ambiental". "Em 2010, somente três terrenos foram devolvidos pela Presidente Dilma Rousseff, o pior resultado no primeiro ano de governo desde os tempos de Jose Sarney". Dom Erwin conclui ressaltando o significado da terra para as populações indígenas: "Para o índio a terra é sobrevivência; para a sociedade, mercadoria". (CE) (Agência Fides, 14/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário