quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novos bispos visitam a sede nacional das POM


Nesta quinta-feira, 16, os 13 novos bispos do Brasil, nomeados entre agosto de 2011 e julho deste ano, devem visitar a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Eles se encontram no 23º Encontro dos Bispos Novos, que acontece na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

De acordo com o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, a visita à sede, que acontece por volta das 17h30, consiste em apresentar as quatro obras missionárias, a história dos fundadores o trabalho desenvolvido pelos secretários nacionais, as publicações e as campanhas desenvolvidas pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. Logo após eles seguem para o Centro Cultural Missionário (CCM) onde se confraternizam com um jantar.
Este encontro foi criado no Brasil em 1989 para que os novos bispos pudessem entender sua nova função dentro da Igreja. Depois, tanto o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) quanto o Vaticano seguiram o exemplo do Brasil e desenvolveram um evento semelhante.
Segundo o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, após a criação do encontro dos novos bispos pelo Vaticano, onde bispos do mundo inteiro participam, o CELAM então deixou de ministrar, priorizando o da Santa Sé.
O curso, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, teve início no último dia 13 e segue sexta-feira, 17.
Em 2011, as POM organizou a visita à sua sede pela primeira vez. Na ocasião visitaram a sede nacional 15 dos 19 novos bispos que fizeram o curso da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário