sexta-feira, 27 de julho de 2012

ÁFRICA/MALI - Alarme sobre crianças-soldado e a desnutrição que as afeta


Bamako (Agência Fides) - A insegurança alimentar e a instabilidade política, doenças, maus-tratos e violências tornaram-se parte há meses da vida da população de muitos países africanos. As divisões culturais, religiosas, étnicas e os conflitos para o controle fizeram deste continente um lugar violentas desordens. O Mali é um desses países, onde a guerra continua afetando mais de 150 crianças recrutadas por grupos armados como soldados. Segundo estimativas da ONU, desde o mês de março foram inscritos mais de 175 não adultos de 12 a 18 anos de idade e 8 meninas foram abusadas sexualmente por grupos armados. Muitas são as crianças que são mortas e muitas são também as que têm as pernas e os braços mutilados por causa dos explosivos usados. O Mali não é oficialmente governado por ninguém e a guerra contribuiu para dividir ainda mais o país causando consequências graves especialmente para as crianças. Esta situação favorece também a proliferação de doenças como a cólera. Muitas crianças não têm nada para comer, 560 mil estão em risco de desnutrição aguda e morte. (AP) (26/7/2012 Agência Fides)

ÁSIA/CAMBOJA - Alarme sobre epidemia de febre aftosa humana que afeta principalmente as crianças desnutridas


Phnom Penh (Agência Fides) - Segundo alguns especialistas, o alto índice de desnutrição no Camboja causou a rápida propagação de uma epidemia de febre aftosa humana que, desde abril passado, matou 54 meninos e meninas pobres. No país foram fechados os jardins de infância e todas as escolas primárias para tentar conter a propagação do Enterovírus-71 (EV-71) que é supostamente responsável pela epidemia da doença conhecida também como exantema viral de mãos, pés e boca (HFMD). O HFMD afeta particularmente as crianças e o contágio ocorre através do contato com a mucosa, a saliva ou fezes de alguém infectado. Os surtos geralmente ocorrem no sudeste asiático durante a estação chuvosa. No Hospital Kantha Bopha da capital cambojana, a maioria das crianças infectadas morreram entre abril e junho. Em várias províncias foram registradas formas leves da doença, e podem existir centenas de casos não detectados por causa dos serviços de saúde muito limitados no país. É impossível estabelecer o índice de mortalidade de forma grave do HFMD. Só recentemente o governo do Camboja começou a colaborar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a sua monitoração.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

II ERIM 2012. MARAVILHOSO

Olá pessoal que curte nosso blog. Nos dias 20, 21 e 22 de julho, aconteceu na cidade de Araras, Diocese de Limeira, nosso II Encontro Regional da Infância Missionária (II ERIM). Foi simplesmente maravilhoso a participação de todos: crianças, adolescentes e assessores, cerca de 200 pessoas no total. Nesse encontro dando continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade, teve como tema "Missão na Saúde Pública" e o lema: "INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA: mãos unidas ajudando a difundir a saúde sobre a terra".
Partilhamos com vocês alguns momentos desse encontro, onde nossa Diocese de Taubaté esteve presente através da paróquias: Menino Jesus e São Pio X (Caçapava) e  Nossa Sra. da Conceição (Quiririm).
Ano que vem tem mais. Bragança Paulista, até 2013!!!!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

II ERIM - Araras 2012

Foto oficial do II ERIM acontecido na Diocese de Limeira, cidade de Araras, nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2012. Publicaremos posteriormente fotos de todo encontro, inclusive com os representantes de nossa Diocese de Taubaté. Aguardem....

segunda-feira, 16 de julho de 2012

3º Congresso Missionário Nacional é concluído em Palmas




O 3º Congresso Missionário Nacional foi concluído na manhã deste domingo, 15, no Colégio Marista de Palmas, no Tocantins. Foram quatro dias de muito diálogo e debates sobre a vida missionária conduzida por religiosos, religiosas, padres, diáconos, seminaristas, bispos, leigos e leigas, que formam um mosaico colorido levando luz e vida a todo o mundo.

Mutirão da IAJM apresenta novidades para os próximos dois anos



Neste sábado, 14, Dia da Partilha no 3º Congresso Missionário Nacional (CMN), as atividades do evento continuaram com a dinâmica dos mutirões. No mutirão da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAJM), a parte da manhã foi dedicada às novidades esperadas para os próximos dois anos.

Confira os subsídios de animação missionária presentes no 3º CMN



Marcam presença no 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas (TO), editoras, produtoras e várias bancas de publicações missionárias. O objetivo dessas instituições e empresas é apresentar seus trabalhos aos participantes do evento, para que tenham opções de subsídios, para desenvolver seus trabalhos missionários nas bases, onde atuam.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palmas, pulmão missionário do Brasil



E-mail

Aqui, em Palmas, ultimamente, só se respira missão. Durante o processo de preparação para o 3º Congresso Missionário Nacional, convencionamos chamar Palmas de “Casa da Missão do Brasil”. É que todos os caminhos missionários do Brasil apontam para Palmas. Conseguimos, mesmo às duras penas, colocá-la no mapa da missão. Agora, na reta final da contagem regressiva, faltando apenas três dias para a abertura do referido Congresso - tempo de respiro, de suspiro e de transpiro -, vamos agora trabalhar com outra imagem: “Palmas, pulmão missionário do Brasil”.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Céu recebe mais uma protetora da Infância e Adolescência Missionária



Na manhã desta quarta-feira, 04, faleceu, em Londrina/PR, a Irmã Anna Chiletti, Missionária Xaveriana. Fez parte da primeira leva das Missionárias Xaverianas que vieram para o Brasil, em 1957. Por vários anos trabalhou com a Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Região Episcopal Brasilândia, da Arquidiocese de São Paulo/SP e atualmente colaborava com a Obra no Estado do Paraná. Foi internada na manhã desta terça-feira no Hospital Evangélico de Londrina, com suspreita de dengue, contudo, os médicos constataram Leucemia.

Participe do 2º ERIM do Regional Sul1/SP



A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), desde sua fundação, em 19 de maio de 1843, vem ajudando as crianças de todo o mundo através da cooperação material e espiritual das crianças e adolescentes missionários. Atualmente, as moedinhas recolhidas com o sacrifício dos pequenos missionários, financiam mais de três mil projetos em todo o mundo: são centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua, escolas infantis, hospitais, entre outros; além disso, são milhares de projetos de solidariedade apoiados nos grupos e comunidades.

Tudo pronto para o 2º ERIM do Regional Sul1



No domingo, 01, a equipe da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1 da CNBB, se reuniu em sua sede, localizada na Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no bairro da Lapa, em São Paulo-SP, para definir os últimos detalhes do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), que será realizado nos dias 20 a 22 de julho, na cidade de Araras.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Seminaristas e sacerdotes estudam “Igreja em estado permanente de missão”, no CCM


"Para uma Igreja em estado permanente de Missão”. É com este tema que acontece no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, desde o dia 1º de julho e segue até sábado, 7, o Curso de Teologia e Espiritualidade Missionária para Seminaristas e Presbíteros. Ao longo de toda a semana de formação, os cursistas estudam a teologia e espiritualidade missionária mediante a abordagem de questões fundamentais que fortaleçam a consciência missionária, inculturada e com horizonte universal.