segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mensagem do Papa para a Quaresma: “formar sociedades justas, onde todos recebam o necessário para vive segundo a própria dignidade de homens e onde a

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – “A justiça de Deus está manifestada por meio da fé em Cristo” (Rm 3, 21-22) é o tema da Mensagem do Santo Padre para a Quaresma 2010. Bento XVI começa ilustrando o significado do temo “justiça”: “Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei… São certamente úteis e necessários os bens materiais – no fim de contas o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena centenas de milhões de seres humanos á morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos - , mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o “suo” que lhe é devido. Como e mais do que o pão ele de fato precisa de Deus”.
Procurando as causas da injustiça, o Papa afirma que ela é fruto do mal, “não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal… o homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro. Aberto por natureza ao fluxo livre da partilha, adverte dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros: é o egoísmo, consequência do pecado original”.
A “relação profunda” entre e fé em Deus e a justiça com o próximo está também na palavra que em hebraico indica a virtude da justiça, sedaqah significa, dum lado a aceitação plena da vontade do Deus de Israel; do outro, equidade em relação ao próximo, e maneira especial ao pobre, ao estrangeiro, ao órfão e á viúva… Para entrar na justiça é portanto necessário sair daquela ilusão de auto – suficiência , daquele estado profundo de fecho, que á a própria origem da injustiça”.
“O anúncio cristão responde positivamente á sede de justiça do homem, como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos: “ Mas agora, é sem a lei que está manifestada a justiça de Deus… mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes… Deus pagou por nós no seu Filho o preço do resgate, um preço verdadeiramente exorbitante. Perante a justiça da Cruz o homem pode revoltar-se, porque ele põe em evidencia que o homem não é um ser autárquico , mas precisa de um Outro para ser plenamente si mesmo. Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade.”
A Mensagem se encerra recordando que “graças a esta experiência, o cristão é levado a contribuir e formar sociedades justas, onde todos recebam o necessário para viver segundo a própria dignidade de homens e a justiça seja vivificada pelo amor”, e desejando que “este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça”. (SL) (Agência Fides 5/02/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário