Chihuahua (Agência Fides) – Realiza-se em Chihuahua no México de 4 a 7 de fevereiro, o XIV Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (CONIAM), organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias do México. O objetivo principal do CONIAM é despertar o espírito missionário nas crianças e adolescentes mexicanos, reforçar o trabalho da Infância missionária e da Adolescência Missionária (IAM), além de promover o seu nascimento onde ainda não existem. Há 28 anos (1982) o México celebra os Congressos Missionários para as crianças e adolescentes: até hoje foram 13 e o atual è o 14°. O Congresso da IAM se realiza a cada dois anos numa diocese do país, sendo considerado um ótimo meio par despertar a consciência missionária das famílias e dos animadores a fim de responder ao mandato missionário de Cristo Ressuscitado.
Desta vez a diocese que hospeda é a Arquidiocese de Chihuahua, e o slogan é: "a tua vida, Padre Maldonado, nos convidou à missão". Padre Maldonado (1892-1937), sacerdote diocesano de Chihuahua, trabalhou com os índios Tarahumara. Foi assassinado brutalmente assassinato no povoado onde era pároco num momento em que era intensa contra a perseguição da Igreja por parte do governo mexicano. João Paulo II o beatificou em 1992 e o canonizado no ano 2000.
O congresso reúne milhares de crianças e adolescente de oito a quinze. A abertura e o encerramento particularmente intensos de oração e de festa para que todos os participantes se reúnam para celebrar a Santa Missa. Um dos momentos significativos, encerramento do congresso, é constituído pela Marcha missionária, onde as crianças e os adolescentes cantam, dançam, gritam e aplaudem enquanto caminha. A novidade deste Congresso 2010 é que as PP.OO.MM do México trabalharam para tornar possível a transmissão ao vivo deste encontro, a fim de que as pessoas que desejam participar diretamente possam vivê-lo por através do site web: www.ompemexico.org.mx. (CE) (Agência Fides, 05/02/2010)
Links:
Site das PP.OO.MM México:
http://www.ompemexico.org.mx
Nenhum comentário:
Postar um comentário