Brasília (Agência Fides) – A formação missionária requer hoje uma intensa preparação humana, espiritual, intelectual e prática. Por este motivo, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) realizou de 22 a 31 de julho um curso de teologia e espiritualidade Missionária para sacerdotes, com o tema “consagrados e enviados a todos os povos”.
O objetivo deste curso é redescobrir o ministério sacerdotal à luz da perspectiva missionária, reforçar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão, para enfrentar as questões fundamentais, aumentar a consciência missionária dos participantes e guia-los a uma prática de evangelização sempre mais inculturada, considerando o horizonte universal.
Segundo o secretário executivo do CCM, Padre Stefano Raschietti, o curso suscitou a redescoberta do ministério sacerdotal na missão de hoje. “A missão se refere à identidade mais profunda do sacerdote; do mesmo modo, a missão se refere à própria essência da Igreja”. Padre Raschietti vê o efeito positivo do Vaticano II na crescente atividade missionária. “Com efeito, o Concílio Vaticano II diz que a Igreja peregrina é missionária por natureza. Não é por acaso que a pratica missionária representa uma dimensão privilegiada no exercício do ministério sacerdotal”.
O secretario nacional da Pontifícia União Missionária e um dos relatores, padre Savio Corinaldesi, explicou aos participantes que o sacerdote é um termômetro da sociedade; por isso, o ele deve sempre se manter motivado, seja na vida como no trabalho missionário. “O Sacerdote não pode se acomodar. Devemos estar sempre acordados, prontos, preparados. Isto significa obter o máximo de nosso trabalho, que é a evangelização e a missionariedade”.
O curso, de 10 dias, teve 15 participantes. O CCM promove cursos de formação missionária em sintonia com a Comissão Episcopal da Pastoral Missionária e a Cooperação Intereclesial; a Comissão episcopal para o ministério ordenado e da vida consagrada; a Comissão Episcopal para a Amazônia, o Conselho Missionário Nacional a Conferência dos Religiosos do Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias, a Comissão Nacional dos Sacerdotes e a organização dos seminários e institutos do Brasil.
(CE) (Agência Fides, 03/08/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário