quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As Crianças e a Partilha




"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes" (Jo 6,9).


Todos conhecemos a passagem da multiplicação dos pães que Jesus realizou. Mas certamente poucas vezes atentamos para este pormenor: os pães multiplicados por Jesus eram de um menino, que os coloca em comum. Ninguém tinha nada para oferecer, só um menino. E, graças à sua solidariedade, o milagre acontece.


A Campanha Missionária (CM) de 2010, em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF), tem como tema Missão e Partilha. Ela nos convida a servirmos somente ao Senhor, que ouve "o clamor do povo" (Ex 3,7b), e vem libertá-lo, mas que quer contar também com a colaboração humana. Assim como a CF, também a CM nos convida a não nos apegarmos às nossas coisas, nossas posses, e assim sermos solidários com quem tem menos do que nós. Na Missão, retomamos Puebla 368, que nos convida a "dar de nossa pobreza".


Nesse aspecto temos muito que aprender das crianças, desse menino do Evangelho, e também dos milhares de meninos e meninas que são membros da Infância e Adolescência Missionária. Estas crianças e adolescentes fazem, todos os meses, algum sacrifício, e oferecem o seu valor material para o cofrinho missionário, que depois é encaminhado ás POM, e colocado à disposição do Fundo Universal de Solidariedade Missionária, para o mundo inteiro. E as ofertas das crianças do Brasil (em sua maioria, crianças pobres) cresce cada ano.


Os adultos somos convidados a imitar as crianças, ofertando por algumas razões precisas, como:


Por amor a Deus, que nos deu esses dons para compartilhá-los com os irmãos. Ele nos chama a fazê-lo com generosidade de coração, a amá-Lo, servindo-O nos irmãos.


Porque os irmãos necessitam e têm direito da nossa ajuda. São muitas as necessidades materiais e econômicas das Missões; não só para fundar a Igreja com estruturas mínimas (capelas, escolas, salas para catequese, moradia para órfãos, etc.), mas também para sustentar os missionários e as obras de caridade, de educação e promoção humanas, campo imenso de ação, especialmente nos países pobres. Reconhecemos que os necessitados são nossos irmãos, e que, ao ajudá-los, estamos servindo a Jesus presente neles. Que Jesus nos possa dizer: "Eu estava com fome, e me destes de comer" (Mt 25,35).


Por nós mesmos: para salvar-nos, administrando honradamente e compartilhando os bens que Deus nos deu para servir aos irmãos. Salvamo-nos, cumprindo fielmente nossa própria Missão de propagar nossa fé, com tudo o que somos e com tudo o que temos. Comunicamos nossa fé, compartilhando nosso pão. Partilhamos nosso pão, para comunicar nossa fé e fazer discípulos para Jesus.


Como vemos, motivos para sermos solidários com a atividade missionária da Igreja (que é dever de cada um de nós) não nos faltam. Aprendamos, pois, das crianças, e façamos nossa oferta generosa no Dia Mundial das Missões (dia 24 de outubro, penúltimo domingo do mês)!


Nossas vidas pela Missão além-fronteiras!


Pe. André Luiz de Negreiros - Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário