terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sugestões de atividades para o mês de Outubro

A celebração do Mês Missionário, que é a última e grande campanha do ano, oferece-nos a ocasião para realizarmos atividades capazes de movimentar todos os setores da Paróquia. Às comunidades paroquiais oferecemos algumas sugestões para a preparação e a realização do Mês das Missões.





1) FUNDAR O COMIPA
(Conselho missionário Paroquial). Trata-se de um grupo de pessoas que assume a tarefa de alimentar a dimensão missionária nos diversos setores da comunidade.


2) REFLETIR E CELEBRAR
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) todos os anos organizam e distribuem para todas as dioceses do Brasil, celebrações para reflexão do mês missionário. Neste ano de 2010, a novidade da Campanha Missionária é a substituição da costumeiras Celebrações semanais, por uma Novena Missionária, acompanhada de um DVD com testemunhos missionários. O DVD contém nove breves documentários com temas relacionados à Missão. Cada filme dura em média sete minutos, e os nove temas abordados estão em sintonia com o conteúdo do respectivo dia da Novena. Usem-no em seus encontros. (Procurem este e outros subsídios em sua Paróquia ou na Cúria Diocesana).


3) PROMOVER DEBATES
Às lideranças, grupos e movimentos propomos este debate:
1 - Como vai a nossa ação evangelizadora?
2 - Estamos dando atenção aos "sinais dos tempos" em vista de uma nova evangelização?
3 - Quem estamos atingindo?
4 - A nossa comunidade se preocupa com o mundo ainda a ser evangelizado? Como?
5 - Já enviou e se preocupa com o envio de missionários(as) para a evangelização dos não-cristãos?


4) GINCANA MISSIONÁRIA
Lançar, no início do mês missionário, uma "gincana missionária" envolvendo pastorais, movimentos e povo em geral.


5) TERÇO MISSIONÁRIO
Pode ser organizado pelos catequistas da comunidade, distribuindo cada Mistério e a apresentação dos diversos continentes entre as turmas de catequese. Será um momento forte de missionariedade. As crianças poderão convidar seus familiares e amigos.


6) PREGAÇÃO E LITURGIAS
Nas Santas Missas do mês, a pregação, os comentários, ofertórios vivos... Motivem para um maior empenho e abertura missionária. A própria coleta, no Dia das Missões, seja organizada de maneira que estimule a generosidade dos cristãos.


7) IMPRENSA MISSIONÁRIA
As revistas e sites missionários suscitam o espírito missionário universal! O mês missionário é uma oportunidade a mais para torná-los conhecidos:
- Revista Missões (www.revistamissoes.org.br)
- Revista Mundo e Missão (www.mundomissao.com.br)
- Jornal Missão Jovem (www.missaojovem.com.br)
- Boletim SIM/POM (www.pom.org.br)
- COMINA (www.alemfronteiras.org.br)


8) INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA/JUVENTUDE MISSIONÁRIA
Se ainda não existir, fundem "lnfância e Adolescência Missionária" e a “Juventude Missionária” em sua comunidade. Peçam ajuda a outras comunidades que já possuem a IAM e JM. Estarão trabalhando para formar as futuras lideranças e os missionários de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário