Os representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) estão reunidos até o próximo dia 28 em Bacabal (MA) em sua 20ª edição do Curso de Formação Missionária, que acontece no Centro Franciscano de Animação Missionária e tem como tema “Missão dos Cristãos nas políticas públicas”.
Com início no dia 14 de janeiro, o curso reúne 60 participantes, entre agentes de pastorais, religiosos e sacerdotes vindos de Tocantins, Roraima, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Maranhão. Tal diversidade cultural entre os participantes fomenta, de acordo com os organizadores, uma espiritualidade de comunhão e participação que colabora para que a missão seja reconhecida não como tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã.
Na abertura o bispo de Bacabal, dom Armando Martin Gutierrez, que também é o referencial das missões no Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) presidiu a celebração eucarística.
Já passou pelo encontro o padre João Maria Van Dammem que apresentou uma “Análise de Conjuntura”, em nível nacional e global, ressaltando o valor dos movimentos sociais. Em seguida, o antropólogo Ivo Poleto assumiu a assessoria do evento, refletindo sobre a importância da postura cristã diante das políticas públicas de seus municípios. Também será feita a apresentação do projeto missionário para os Regionais Nordeste 4 (Piauí) e 5 (Maranhão), além da reflexão da dimensão missionária da Campanha da Fraternidade desde ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário