segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VATICANO -"Sejam os novos missionários": o Papa convida os jovens de todo o mundo a "ouvir o chamado de Jesus a anunciar o seu Evangelho"



Cidade do Vaticano (Agência Fides) - "Queridos jovens, queria vos convidar a escutar no íntimo de vós mesmos a chamada de Jesus para anunciar o seu Evangelho... Sede vós o coração e os braços de Jesus. Ide testemunhar o seu amor, sede os novos missionários animados pelo seu amor e acolhimento! Segui o exemplo dos grandes missionários da Igreja, como São Francisco Xavier e muitos outros". É o apelo dirigido pelo Santo Padre Bento XVI aos jovens de todo o mundo em sua Mensagem para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro (Brasil).
O Papa convida os jovens a prepararem-se para este evento meditando sobre o tema do encontro, "Ide e fazei discípulos entre as nações!" (cfr Mt 28,19), "a grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual ainda hoje, dois mil anos depois". O Pontífice prossegue: "Agora este mandato deve ressoar fortemente em vosso coração... me alegro que também vós, queridos jovens, sejais envolvidos neste impulso missionário de toda a Igreja: fazer conhecer Cristo é o dom mais precioso que podeis fazer aos outros". Diante de não poucos jovens "duvidam profundamente que a vida seja um bem, e não vêem com clareza o próprio caminho", Bento XVI recorda que Deus "ama mesmo quem se distanciou ou esqueceu Dele" e que "Cristo enviou os seus discípulos para levar a todos os povos este alegre anúncio de salvação e de vida nova" e destaca: "a Igreja, para continuar esta missão de evangelização, conta também convosco".
"O compromisso missionário é uma dimensão essencial da fé: não se crê verdadeiramente, se não se evangeliza" - prossegue a Mensagem, que ressalta: "ser missionário significa acima de tudo ser discípulo de Cristo", e portanto, "é necessário conhecer aquilo em que se crê, para podê-lo anunciar". Aos jovens são confiados dois campos específicos para seu compromisso missionário: as comunicações sociais, de modo especial o mundo da internet, e o mundo da mobilidade. "Queridos jovens, não tenhais medo de testemunhar a vossa fé também nesses contextos: para aqueles com quem vos deparareis, é um dom precioso a comunicação da alegria do encontro com Cristo".
O Papa destaca a importância da oração e dos Sacramentos, pois "a evangelização autêntica nasce sempre da oração e é sustentada por esta: para poder falar de Deus, devemos primeiro falar com Deus". Em sua Mensagem, além de recordar o dever de rezar "pela missão de toda a Igreja, segundo o desejo explícito de Jesus, Bento XVI "agradece pelo grande dom dos missionários, que dedicam toda a sua vida ao anúncio do Evangelho até os confins da terra... pelos sacerdotes e os consagrados, que ofertam inteiramente as suas vidas para que Jesus Cristo seja anunciado e amado... e por todos os fiéis leigos que se empenham por viver o seu dia-a-dia como missão, nos diversos lugares onde se encontram". (SL) (Agência Fides 17/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário