Fides - 22/05/2011
Também na China, Maria é exemplo de evangelização
Celebrar o Ano da Evangelização dos Leigos e o Mês Mariano, exortar os fiéis a imitarem o espírito de Maria, seguindo-a como exemplo de evangelização: esses são os objetivos da primeira Semana Cultural dedicada a Nossa Senhora, que foi organizada pela paróquia de Xi Tang em colaboração com a diocese de Pequim, de 8 a 15 de maio.
Segundo as informações divulgadas pela diocese, depois de dois meses de preparação, a paróquia celebrou a Semana Cultural com uma mostra artística, um seminário cultural e um concerto inteiramente dedicado a Nossa Senhora.
Sobretudo, o seminário contou uma ampla participação de fiéis e também de não cristãos, que acompanharam com atenção a apresentação de três temas:
- 'significado da presença de Maria na vida de hoje';
- 'a arte da pintura católica chinesa da Universidade católica de Fu Ren';
- 'arte chinesa e inculturação da Igreja'.
Um concerto mariano concluiu solenemente a primeira Semana Cultural dedicada a Nossa Senhora.
A paróquia de Xi Tang, dedicada a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, foi fundada em 1723 pelos missionários lazaristas italianos, é a última igreja construída das quatro principais igrejas de Pequim.
Desde quando a paróquia foi reaberta, em 1994, os párocos sempre deram importância à reconstrução espiritual e estrutural da comunidade, iniciando cursos de catecismo, de leitura bíblica, coro e grupo de coroinhas, promovendo atividades pastorais e de evangelização. Em 19 de julho de 2009, depois de um complexo trabalho de restauração, a igreja foi novamente inaugurada e enriquecida pelo campanário e pelo batistério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário