«A EUCARISTIA É FONTE E ÁPICE NÃO SÓ DA VIDA DA IGREJA, MAS TAMBÉM DA SUA MISSÃO: “UMA IGREJA AUTENTICAMENTE EUCARÍSTICA É UMA IGREJA MISSIONÁRIA”. HAVEMOS, TAMBÉM NÓS, DE PODER DIZER COM CONVICÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS: “NÓS VOS ANUNCIAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS, PARA QUE ESTEJAIS TAMBÉM EM COMUNHÃO CONOSCO” (1 JO 1, 2-3). VERDADEIRAMENTE NÃO HÁ NADA DE MAIS BELO DO QUE ENCONTRAR E COMUNICAR CRISTO A TODOS!». (S. S. Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis)
terça-feira, 14 de junho de 2011
AMÉRICA/HONDURAS - A maior parte das crianças que trabalham abandonam a escola
Tegucigalpa (Agência Fides) - O Instituto Nacional para a Formação Profissional de Honduras promoveu diversas atividades para o Dia mundial contra o trabalho infantil, celebrado domingo, 12 de junho. Segundo o relatório sobre as famílias, do Instituto Nacional de Estatística, em Honduras trabalham 377.182 crianças e a maior parte delas não frequenta escolas. Muitas trabalham em atividades perigosas, que as expõem a situações de risco e a limitadas possibilidades de crescimento. Existem trabalhos arriscados por natureza, que podem causar danos diretos a crianças e adolescentes. Dentre estes tipos de trabalho, estão a pesca submarina, atividades submarinas e no setor minerário, as minas, a produção de fogos artificiais e outros trabalhos que preveem o uso de faíscas, empregos na construção civil ou semelhantes. Outras ocupações são perigosas em função das condições em que se realizam. Mesmo não sendo perigosas em si, algumas atividades podem sê-lo por causa do contexto em que se realizam: a higiene, a segurança ou o ambiente de trabalho, como a exposição a agentes químicos, biológicos, mecânicos ou psico-sociais. O trabalho infantil tem uma série de conseqüências no processo educativo porque grande parte das crianças e adolescentes que trabalham não vão às escolas, frequentemente as abandonam prematuramente, ou ainda, devem repetir o ano escolar ou registram um baixo rendimento escolar, que as desmotiva.
(CE) (Agência Fides, 13/06/2011)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário