quarta-feira, 22 de junho de 2011

AMÉRICA/MÉXICO - "Até as crianças estão pegando em armas": Dom Vera Lopez denuncia o recrutamento dos menores por parte da criminalidade


Saltillo (Agência Fides) - Entre 14 e 15 mil membros de gangues juvenis de Saltillo já estão incorporados no crime organizado e se tornaram uma grave ameaça para a população: o alarme foi lançado pelo Bispo da Diocese mexicana de Saltillo, Dom Raul Vera Lopez, em um encontro com a imprensa local. O Bispo disse que durante a recente Marcha pela Paz (veja Fides 07/05/2011) foram divulgadas informações a dados: por exemplo, cerca de 70 mil jovens estão organizados em gangues e "20% dos 70 mil membros das gangues - disse - ou seja, cerca de 14/15 mil jovens, fazem parte dos esquadrões na capital do estado, foram já recrutados pela criminalidade organizada".

Segundo a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, pelo menos 23 mil jovens foram recrutados pelas organizações criminosas em todo o país, como informa a imprensa local. "É como nos países onde há a militarização por uma guerra civil, ao ponto em que as crianças começam a pegar em armas" - denunciou Dom Vera Lopez, que pediu ao presidente Felipe Calderon que mude de estratégia na guerra conduzida contra a criminalidade organizada.
"Durante a Marcha pela Paz, antes de chegar a Cidade do México, em 8 de junho, uma pessoa que trabalha nos bairros de Saltillo com 70.000 crianças organizadas em gangues, referiu que 20% delas estão já recrutadas por carteis da droga. Assim sendo - prosseguiu o Bispo - a cifra de 23 mil jovens recrutados pela criminalidade organizada no México, fornecida pela Câmara dos deputados, é aparentemente róseo". Dom Vera destacou, enfim, a gravidade da situação, ao lado da notícia dos "meninos-sicários", já identificados em algumas partes do país. (CE) (Agência Fides, 21/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário