«A EUCARISTIA É FONTE E ÁPICE NÃO SÓ DA VIDA DA IGREJA, MAS TAMBÉM DA SUA MISSÃO: “UMA IGREJA AUTENTICAMENTE EUCARÍSTICA É UMA IGREJA MISSIONÁRIA”. HAVEMOS, TAMBÉM NÓS, DE PODER DIZER COM CONVICÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS: “NÓS VOS ANUNCIAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS, PARA QUE ESTEJAIS TAMBÉM EM COMUNHÃO CONOSCO” (1 JO 1, 2-3). VERDADEIRAMENTE NÃO HÁ NADA DE MAIS BELO DO QUE ENCONTRAR E COMUNICAR CRISTO A TODOS!». (S. S. Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis)
terça-feira, 29 de maio de 2012
DF: 25% das crianças desaparecidas este ano não voltaram ao lar
Triplicou o número de sumiços de meninos e meninas sem retorno ao lar, registrados no Distrito Federal nos primeiros quatro meses do ano. Em 2010, apenas 8% dos 1.234 perdas registradas não foram resolvidas. De janeiro a abril de 2012 já chega a 28% do total (343). São 97 crianças que não foram encontrados.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
AMÉRICA/PERU - O Dia da Infância Missionária para as crianças pobres do mundo
Lima (Agência Fides) - Despertar nas crianças uma consciência missionária universal, incentivando-as a partilhar sua fé, amor, esperança e bens materiais com as crianças pobres e abandonadas do mundo: essa é a finalidade do "Dia da Infância Missionária 2012", que a Igreja Católica no Peru celebra em 27 de maio, Domingo de Pentecostes, com o slogan "Sinta Jesus em seu coração e o anuncie com alegria".
A celebração, organizada em todas as dioceses pelas Pontifícias Obras Missionárias, envolve mais de 5.000 crianças e se concentra na animação missionária nas paróquias. Em Lima, para a celebração, centenas de crianças das escolas católicas animam o "Festival da Infância Missionária" com músicas, jogos, exposições de trabalhos e momentos de oração. Em todos os lugares será promovida uma coleta de fundos para a Infância Missionária, que se realizará nas escolas e instituições educacionais. Os fundos serão enviados à Santa Sé para ajudar nos projetos missionários em favor das crianças pobres do mundo. (CE) (Agência Fides, 26/05/2012)
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Missionários estrangeiros visitam a sede nacional das POM Nacionais
Na tarde desta quarta-feira, 16, um grupo de 25 missionários estrangeiros visitou a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília. Eles participam da edição 107 do Centro de Formação Intercultural (Cenfi) do Centro Cultural Missionário (CCM).
Durante a visita, a equipe de padres das POM apresentou a casa, os fundadores das quatro Obras Missionárias e a equipe de funcionários da sede. O secretário da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros, relatou um pouco sobre seu trabalho na Obra e os fundadores. O padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, apresentou a Obra e algumas atividades que ele também desenvolve pelo Brasil, enquanto que o diretor nacional, padre Camilo Pauletti, apresentou o trabalho desenvolvido pelas POM e as instalações da sede.
O Cenfi 107 teve início no dia 26 de fevereiro e termina no próximo dia 25 de maio. É dirigido a missionários recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações que acompanharam sua primeira formação.
Desta vez, o Cenfi conta com a participação de 27 missionários, sendo que a maioria veio do continente asiático, 14; da África, seis; da América, quatro, e da Europa com três. Esses missionários aprendem ao longo dos três meses de curso quatro propostas integradas. São elas: ensino sistemático da língua portuguesa; estágio nas casas de família; introdução à sociedade e a Igreja no Brasil; uma vida em comum que proporciona um valoroso intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.
Mais informações: www.ccm.org.br
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Capas para Facebook
Para ajudar na comemoração da celebração dos 169 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), criamos uma série de capas para serem utilizadas na linha do tempo do Facebook. Ajude a divulgar a IAM... Seja também um pequeno grande missionário na internet!
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Cardeais recordam o Beato João Paulo II como Mensageiro da alegria, da paz e da salvação
Com motivo do primeiro aniversário da beatificação de João Paulo II, o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado do Vaticano durante o pontificado do Papa João Paulo, o recordou como um grande mensageiro da alegria, da paz e da salvação.
Ao presidir a Santa Missa em honra ao Beato João Paulo na Igreja de São Estanislau dos Poloneses, o antigo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Sodano, explicou que “já passou um ano desde o último 1 de maio, e ainda temos gravado em nossa mente a grandiosa cena da Praça de São Pedro convertida naquele dia no coração do mundo”.
sábado, 5 de maio de 2012
ÁFRICA/MOÇAMBIQUE - Jovem missionário morto durante assalto à missão de Liqueleva
Liqueleva (Agência Fides) - Pe. Valentim Eduardo Camale, dos Missionários da Consolata (IMC), foi barbaramente morto em 3 de maio de 2012 durante assalto à missão de Liqueleva (Moçambique), ocorrida às 20h. Segundo informações enviadas à Agência Fides, Pe. Valentim foi atacado por quatro ladrões, e reagiu imobilizando um dos bandidos, mas os outros três o agrediram até a morte. Encontrado numa poça de sangue por Pe. Fabio Malesa, que voltava do trabalho pastoral, foi transportado urgentemente ao hospital, mas morreu a caminho.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Sede da IAM em São Paulo leva o nome do Pe. Edson Assunção
No último sábado, 28 de março, a Infância e Adolescência (IAM) inaugurou sua sede regional em São Paulo, nas dependências da Obra dos Cenáculos Missionários, localizada na Rua Barão de Itaúna, 237 - Alto da Lapa, e que leva o nome "Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro", ex-secretário Nacional da IAM, que faleceu no dia 03 de maio de 2010, num acidente de carro, quando vinha de Araguaiana a Barra do Garças, em Mato Grosso, após um EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária).
Parabéns Pontifícias Obras Missionárias
“Nós somos católicos e devemos fundar uma obra católica, isto é universal. Não devemos ajudar esta ou aquela missão, mas todas as missões do mundo”. Foi com estas palavras que, no dia 3 de maio de 1822, foi declarada a origem carismática das Obras Missionárias Pontifícias, em Lyon, França. Naquele dia estavam reunidos diversos grupos missionários.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)