Entre os dias 27 e 29 de abril, foi realizado na cidade de São Paulo (SP), o Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que reuniu cerca de 35 participantes de 16 (Arqui) Dioceses do Regional Sul1 da CNBB.
Relacionando o tema com as diretrizes da Infância e Adolescência Missionária, Pe. André esclareceu algumas dúvidas ainda existentes com relação ao trabalho da IAM e da Catequese. “A Infância Missionária não substitui a Catequese, ela é prioridade, já que prepara as crianças para o Sacramento da Eucaristia. Nós somos um braço na animação missionária, portanto, incentivem e encaminhem as crianças para participarem da Catequese, e procurem não chocar os horários dos encontros, para que as crianças que estão em idade, e desejam, participem de ambos os trabalhos.”, alertou.
Ainda pela manhã, o assessor apresentou o perfil de diferentes tipos de crianças, destacando as crianças tecnológicas, que aprendem, desde cedo, o funcionamento dos mais diferentes aparelhos eletrônicos ; as crianças superdotadas, educadas, carentes de carinho e atenção, viciadas em desenhos animados, briguentas, vítimas do consumismo e do bullying. Segundo Pe. André, “estas situações se apresentam como ‘novos areópagos’, ou seja, novos campos de missão e exigem nossa especial atenção”.
A tarde, os coordenadores puderam apresentar a realidade da IAM em cada diocese, relatando a quantidade de grupos, as dificuldades, destaques da caminhada e como está a implantação dos grupos da Juventude Missionária.
Já no período da noite, foi realizada a celebração e cerimônia de inauguração da sala-sede da IAM do Regional Sul1, que leva o nome“Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro”, ex-secretário nacional da IAM, e fica localizada na sede das Obras dos Cenáculos Missionários, no bairro da Lapa, em São Paulo.
A solenidade foi celebrada pelos padres André e Jaime C. Patias, diretor da Revista Missões, e contou com a participação dos coordenadores diocesanos da IAM, de representantes da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM) e do pai e irmãos do Pe. Edson Assunção, que vieram de Minas Gerais especialmente para participar da homenagem.
Nádia Maria iniciou a cerimônia recordando o trecho do Documento de Aparecida que cita a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária - “Fomentar a instituição da Infância Missionária” nº 441 i - e era comumente utilizada pelo Pe. Edson em suas formações. “Padre Edson comemorou quando publicaram o Documento de Aparecida, ele dizia que o trecho era do tamanho da IAM: ‘pequeno, mas grandioso’, lembrando o Papa João Paulo II que afirmava que as crianças eram ‘pequenos grandes missionários’”. – recordou Pe. André.
A celebração foi marcada por depoimentos e homenagens, sempre recordando a presença amiga e alegre do Pe. Edson Assunção e do trabalho que desenvolveu à frente da Infância e Adolescência Missionária.
Família do Pe. Edson durante inauguração da sede Regional da IAM. |
O domingo, 29, foi reservado para o planejamento. Pe. André apresentou a organização e iniciativas para a celebração do Ano da IAM no Brasil, que será realizado entre maio de 2013 e 2014 e comemorará os 170 anos de fundação da Obra. “São inúmeras as iniciativas que serão realizadas em todo o mundo para comemorar os 170 anos da IAM. No Brasil, a partir de 2013, promoveremos, todos os anos, a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, uma campanha de animação, oração e solidariedade; para ajudar nesta celebração, distribuiremos cartazes, roteiros de celebração e encontros com o tema e lema da jornada. Estamos, também, em processo de criação de novos materiais e subsídios, como o lenço e escudo, que já estão disponíveis para venda; o manual, que está em fase de desenvolvimento e apresentará todos os símbolos da Obra; uma série de três cadernos com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças que estão sendo alfabetizadas; a bandeira oficial, que será lançada durante o 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas (TO), no próximo mês de julho; estamos reeditando todo o material da IAM com os novos personagens e ícones, que trazem características próprias das crianças brasileiras. Além disso, estaremos realizando um concurso para escolher o Hino da IAM do Brasil, já que o que cantamos é uma adaptação do hino da Infância Missionária da Colômbia e, para encerrar as festividades, em maio de 2014, será realizado aqui no Brasil o Congresso Americano dos Assessores da Infância e Adolescência Missionária”, destacou o secretário.
Em seguida, a equipe regional, apresentou os materiais e estrutura do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), que será realizado com o apoio da Diocese de Limeira, entre os dias 20 e 22 de julho, na cidade de Araras e terá como tema: “Missão na Saúde Pública” e lema “Infância e Adolescência Missionária: mãos unidas ajudando a difundir a saúde sobre a Terra”. “Repetindo a experiência do primeiro ERIM, o tema e lema estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade; o tema central será exposto pelo nosso secretário nacional, Pe. André. Além disso, as crianças e adolescentes participarão de cinco oficinas: Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Brincadeiras e jogos lúdicos, Redesenhando a Vida e Alimentação Saudável, esta, sob responsabilidade da Pastoral da Criança”, informou Nádia, coordenadora regional da IAM. Durante o encontro ainda serão realizadas a Via-Sacra das Crianças, a Expo IAM e o Festival de Artes, que promete animar a noite de sábado. São esperados cerca de 200 participantes de todo o Estado de São Paulo.
O encontro foi finalizado com a celebração de envio, onde os coordenadores se comprometeram em repassar em suas dioceses as temáticas trabalhadas e a rezar e colaborar com maior ênfase, pelas crianças de todo o mundo e pelo bom êxito do 2º ERIM e do Ano da Infância e Adolescência Missionária no Brasil.
Rodrigo A. Piatezzi
Assessor de Comunicação da IAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário