sexta-feira, 26 de março de 2010

CNBB Regional Sul 1 recebe visita de Bispo africano


À direita da foto, secretária administrativa, irmã Marizângela Clemente Rodrigues, recebe bispo Pascal Tongamba


O Regional Sul 1 da CNBB recebeu na tarde do dia 11 de março a visita de Dom Pascal Tongamba, Bispo da diocese de Bossangoa, localizada uns 300 quilômetros ao norte da capital Bangui, país da República Centro-Africana (RCA).

Durante a visita, o bispo conheceu a nova sede do episcopado paulista e o seu funcionamento, bem como a organização da Igreja no Brasil.

Acompanhado da irmã Neusa Vale, da Congregação das Filhas de Maria Missionária, Dom Pascal esteve no Brasil entre os dias 3 a 13 de março a fim de favorecer um contato com as congregações religiosas e dioceses do Regional Sul 1 onde elas possam enviar religiosos e religiosas, padres e leigos para a diocese de Bossangoa.

Na ocasião, eles conversaram sobre o Sínodo para África, além de possíveis parcerias entre CRB-SP, CNBB Regional e a realidade social e religiosa daquele país, especialmente da diocese de Bossangoa que devido uma grande rebelião militar, no começo de 2003 a 2004, sofre com a carência nos serviços sociais como a falta de remédios, hospitais, higiene e educação.

Dom Pascal, conta que, essa rebelião vitimou tantas pessoas a morte, sobretudo as lideranças; sem dizer das conseqüência que ela causou as populações locais, saqueamento e destruição em todas as estruturas das paróquias e da diocese. “O cenário da diocese e da região hoje é de abandono, mulheres violentadas, crianças órfãs e a infra-estrutura do Estado e da Igreja em condições precárias para assegurar o mínimo da Assistência à saúde e à educação para o povo. Devido justamente a rebelião e a insegurança da região muitas congregações femininas deixaram a diocese”.

O apelo de Dom Pascal é um convite as Congregações religiosas e particularmente a Igreja de São Paulo para ir fazer presença solidária junto ao povo da diocese de Bossangoa.

A secretária administrativa, irmã Marizângela destacou a importância da visita “é sempre uma alegria colocar-se à serviço do outro, por isso esta visita proporcionou a troca de experiência daquela diocese e a nossa solidariedade a Igreja da África”, comentou a secretária.

Fonte: Noticias CNBB Regional Sul 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário