«A EUCARISTIA É FONTE E ÁPICE NÃO SÓ DA VIDA DA IGREJA, MAS TAMBÉM DA SUA MISSÃO: “UMA IGREJA AUTENTICAMENTE EUCARÍSTICA É UMA IGREJA MISSIONÁRIA”. HAVEMOS, TAMBÉM NÓS, DE PODER DIZER COM CONVICÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS: “NÓS VOS ANUNCIAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS, PARA QUE ESTEJAIS TAMBÉM EM COMUNHÃO CONOSCO” (1 JO 1, 2-3). VERDADEIRAMENTE NÃO HÁ NADA DE MAIS BELO DO QUE ENCONTRAR E COMUNICAR CRISTO A TODOS!». (S. S. Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis)
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
AMÉRICA/BRASIL - Da floresta amazônica à Serra Leoa: Tapauá ajuda a missão de Kamabai
Tapauá (Agência Fides) – Desde 2006, quando um grupo de leigos católicos da cidade de Tapauá participou de um encontro de animação missionária na sede da missão de Labrea, a paróquia de Santa Rita de Tapauá decidiu fazer um gesto concreto para encorajar a dimensão missionária da paróquia e ajudar as pessoas em situação difícil. Durante a reunião do conselho pastoral paroquial, propôs-se que toda a coleta da “feira missionária” fosse destinada à missão dos Agostinianos de Kamabai, na Serra Leoa. A proposta foi aprovada por unanimidade. O nome “Serra Leoa” parecia curioso para muitos tapauenses, que não sabiam aonde se encontrava tal localidade. Segundo o testemunho enviado à Agência Fides pelos Agostinianos Recoletos, a feira missionária de 2010 foi no final de outubro, mês missionário: víveres e outros gêneros alimentícios foram coletados e posteriormente vendidos na praça. O dia de festa e de solidariedade, que se encerrou à meia-noite, contou com o empenho do religioso Julio César Hernández, agostiniano, e de sua irmã Dora, religiosa oblata, que projetaram um vídeo sobre as feiras missionárias dos anos passados e sobre a missão de Kamabai, administrada pelos Agostinianos em Serra Leoa. “A generosidade dos tapauenses é enorme e o espírito missionário não dorme – destaca a nota enviada à Fides. Naquele dia, foram recolhidos 2.906 reais, o equivalente a 1.240 euros: seis meses de salário de um trabalhador médio em Tapauá”.
Tapauá situa-se na floresta brasileira, e pode ser acessada apenas por barco ou avião, porque não há vias de acesso por terra. É uma pequena cidade de cerca de 10 mil habitantes, de um município de 90 mil km2 (a dimensão territorial de Portugal), com 20 mil habitantes, metade dos quais residentes em pequenas aldeias espalhadas pela floresta. Em Kamabai, na Serra Leoa, 90% dos projetos de desenvolvimento são realizados pela Missão dos Agostinianos Recoletos: bolsas de estudo, formação de professores, escolas, cisternas de água potável, assistência de saúde extraordinária, formação profissional, etc. (CE) (Agência Fides, 24/11/2010)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário