terça-feira, 30 de novembro de 2010

ÁSIA/MONGÓLIA - Pela primeira vez, Ulan Bator é “Cidade pela vida” contra a pena de morte

Ulan Bator (Agência Fides) – Ulan Bator, capital da Mongólia, adere pela primeira vez à iniciativa “Cidades pela Vida”, a grande manifestação organizada pela Comunidade de Santo Egídio contra a pena de morte, que se celebra amanhã, 30 de novembro, em mais de 1.300 cidades de todo o mundo. Dentre as novas adesões, além de Ulan Bator, registra-se o retorno de Bishkek (Quirguistão) depois de três anos em que foi proibida pelo governo.
A Mongólia está também entre os 107 países que votaram a favor da moratória universal da pena capital, durante a 65a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 11 de novembro passado. Em janeiro de 2010, a Mongólia proclamou a moratória unilateral das sentenças de morte e execuções. Agora, um projeto de lei que prevê a abolição da pena capital pelo Código Penal está sendo examinada pelo Parlamento.
Dentre as cidades asiáticas mobilizadas no projeto “Cidades pela vida”, estão também Lahore (Paquistão), Jacarta (Indonésia) e Dushanbe (Tajiquistão).
A iniciativa pede às cidades que participam ativamente que promovam um gesto visível à cidadania e ao mundo, como demonstração de seu compromisso concreto para a sensibilização da sociedade civil. Em muitas capitais do mundo, realizam-se concentrações, marchas, sit-in, espetáculos, assembleias públicas em escolas e universidades. Muitas cidades disponibilizam seu monumento principal como “local vivo”, iluminando-o e usando-o como palco de projeções que ressaltam o empenho e o diálogo com a cidadania por um mundo sem a pena de morte. 
A prima edição da Jornada Mundial das “Cidades pela vida – Cidades contra a Pena de morte” foi lançada pela Comunidade de Santo Egídio em 30 de novembro de 2002 e contou com a participação de cerca de 80 cidades. Hoje, aderem mais de 1.300 cidades em mais de 85 países no mundo, entre as quais 64 capitais, nos cinco continentes. (PA) (Agência Fides 29/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário