«A EUCARISTIA É FONTE E ÁPICE NÃO SÓ DA VIDA DA IGREJA, MAS TAMBÉM DA SUA MISSÃO: “UMA IGREJA AUTENTICAMENTE EUCARÍSTICA É UMA IGREJA MISSIONÁRIA”. HAVEMOS, TAMBÉM NÓS, DE PODER DIZER COM CONVICÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS: “NÓS VOS ANUNCIAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS, PARA QUE ESTEJAIS TAMBÉM EM COMUNHÃO CONOSCO” (1 JO 1, 2-3). VERDADEIRAMENTE NÃO HÁ NADA DE MAIS BELO DO QUE ENCONTRAR E COMUNICAR CRISTO A TODOS!». (S. S. Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis)
quarta-feira, 23 de março de 2011
AMÉRICA/VENEZUELA - Preparando o CAM 4: a secularização é uma realidade que devemos reconhecer como presente, mas que deve ser administrada
Santa Cruz (Agência Fides) – Um dos objetivos do Encontro Continental dos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da América, realizado de 14 a 19 de março na Bolívia, (veja Fides 11/3/2011; 15/3/2011; 17/3/2011), foi a apresentação dos preparativos do Quarto Congresso Missionário Americano (CAM 4), ilustrada por Pe. Andrea Bignotti, Diretor das POM na Venezuela. “Nunca pensei em viver a celebração do CAM4-COMLA9 com a responsabilidade de Diretor nacional; é um evento que chegou tão cedo – disse padre Bignotti. A Igreja venezuelana acaba de realizar um Conselho Plenário, espaço de reflexões importantes sobre o trabalho a ser feito nos campos cultural, social, religioso e missionário”. Em setembro de 2010, a Venezuela hospedou o Congresso Continental da pastoral juvenil e agora se prepara para o Congresso Continental Missionário de 2012: são desafios importantes que certamente farão aumentar a comunhão eclesial que queremos promover na Venezuela, destaca pe. Bignotti. “Como premissa, realizou-se em janeiro, em Caracas, o primeiro Simpósio de preparação ao Congresso Continental sobre o tema da secularização, uma realidade existente não apenas na América Latina e no Caribe, mas em todo o mundo. O que é específico é o convite a sermos discípulos-missionários da América para o mundo” – disse o Diretor nacional das POM. “A secularização é uma realidade que devemos reconhecer como presente, mas que deve ser administrada e nós, como Igreja, devemos ver quantas forças existem na sociedade para promover a evangelização dos diversos campos: na cultura, no social, nas diversas situações e contextos de nossos países” – acrescentou pe. Bignotti, convidando todos a participar deste grande momento do CAM 4, tão importante para a Igreja missionária do continente: “começou a contagem regressiva, e a dinâmica em todos os países assume agora uma perspectiva missionária para perseguir os temas a serem propostos neste Encontro Continental”. (CE) (Agência Fides, 22/03/2011)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário