Com o 1º Simpósio Internacional de Missiologia realizado de 24 a 27 de janeiro em Caracas (Venezuela), iniciaram-se os eventos de preparação do 4° Congresso Missionário Americano 4 (CAM 4), também 9° Congresso Missionário Latino-Americano 9 (Comla 9), que terá lugar em Maracaibo (Venezuela), de 22 a 27 de janeiro de 2013. O Simpósio teve como tema Secularização Presente e Futuro, Desafio para a Missão,
O tema – Discípulos-Missionários de Jesus Cristo, da América ao Mundo Secularizado e Pluricultural – e o lema – Discípulos-Missionários da América para o Mundo – do CAM 4 apontam para os desafios da Igreja em nosso continente. A equipe organizadora do Congresso diz que "toda a Igreja venezuelana e da América está se preparando para viver na plenitude do Espírito Santo a maravilhosa experiência do CAM 4–Comla 9. (...) Sem dúvida, será um tempo de Salvação em que compartilharemos de novo a graça de termo-nos encontrado pessoal e comunitariamente com Jesus Cristo e de termos sido enviados para dar vida plena a nossos povos".
O Simpósio contou com cerca de 110 participantes, representando 12 países do Continente Americano. Do Brasil foram quatro delegados: Mons. Daniel Lagni, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Ir. Israel Nery, pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o leigo Robson Ferreira, representando os Conselhos Missionários Regionais (Comires), e Pe. José Altevir da Silva, CSSp, pelo Conselho Missionário Nacional, Comissão Missionária da CNBB e Missão Continental.
Conferências do Simpósio: Visão Histórica da Secularização, pelo Prof. Enrique Ali, Doutor em Sociologia; A Conversão Pastoral, por D. Mário Moronta, Bispo da Diocese de San Cristóbal (Venezuela); Vivência e Transmissão do Cristianismo quando não Há Transmissão Ambiental, pelo Pe. Pedro Trigo, SJ, professor na Universidade Católica na Venezuela; Leitura da Realidade Secularizante à Luz da Fé, pela Drª Consuelo Veléz.
Todo material referente ao Simpósio pode ser acessado no site oficial do CAM 4–Comla 9: www.venezuelacam4.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário