O Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou Jeanne Baptistine Ralamboarison Secretária-Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária (ou Santa Infância).
A nova Secretaria-Geral nasceu em 6 de maio de 1951, em Ambatondrazaka (Madagascar). Depois do Ensino Fundamental no seu país, prosseguiu com o Ensino Médio e estudos universitários na França, onde se formou em Direito e em Letras. Iniciou a trabalhar para a Pontifícia Obra da Infância Missionária em 1983, quando o Secretariado Geral foi transferido de Paris para Roma. A nomeação, para o quinquênio 2010-2015, tem a data de 1° de dezembro de 2010. É a primeira mulher a desempenhar esta função.
A Pontifícia Obra da Santa Infância, ou Infância Missionária, foi fundada em 19 de maio por Charles August Marie de Forbin-Janson, Bispo de Nancy (França), para educar as crianças ao espírito missionário, sensibilizando-as acerca das necessidades materiais e espirituais de seus coetâneos, sobretudo dos países de Missão.
A Obra encontrou a seu favor pessoas e instituições fortemente envolvidas na educação cristã, e difundiu-se rapidamente. O Papa Leão XIII promoveu-a com a Encíclica Sancta Dei Civitas (3 de dezembro de 1880), e o Papa Pio XI declarou-a Pontifícia, em 3 de maio de 1922.
Todo ano, na Solenidade da Epifania do Senhor, ou em outra data considerada mais adequada por motivos pastorais – como é o caso do Brasil –, em cerca de 150 países do mundo, é celebrado o Dia da Infância Missionária, estabelecido em dezembro de 1950, com uma Carta Apostólica do Papa Pio XII. As ofertas recolhidas nesta ocasião e em várias iniciativas promovidas pelas crianças e adolescentes durante o ano – com o lema Crianças Ajudam Crianças – apoiam centenas de programas de educação religiosa, assistência alimentar e médico-hospitalar, fornecimento de roupas e material escolar, organização de salas para catequese e centros para a infância, compra de remédios, ajuda às crianças pobres, proteção da vida... em todo o mundo.
No Brasil contamos atualmente com cerca de 25 mil grupinhos da Infância e Adolescência Missionária. Acreditemos no protagonismo dos pequenos missionários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário