sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Equipe da IAM no Regional Sul1 avalia 1º ERIM. Reunião Aconteceu em Taubaté - SP


No último domingo, 31 de julho, representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1 – SP estiveram reunidos na cidade de Taubaté, realizando mais uma reunião da Equipe Executiva. O destaque da pauta foi a avaliação do 1º ERIM (Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária) realizado nos dias 16 e 17 de julho, com a presença de 130 crianças e adolescentes de 17 dioceses do Estado de São Paulo.


Durante a avaliação, a equipe destacou o envolvimento das crianças no bom êxito do encontro “Todos torcíamos pelo sucesso do encontro, mas não esperávamos que fosse tão bom... A dinâmica das atividades, a animação e comprometimento das crianças e dos próprios assessores foi o que garantiu o sucesso do nosso primeiro ERIM” – destacou Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora estadual da IAM.


Com o tema ‘Missão e Ecologia’ e lema ‘Infância e Adolescência Missionária e a Vida no Planeta Terra’, a equipe buscou tornar presente as questões discutidas pela Campanha da Fraternidade e pela Campanha Missionária que será realizada no mês de outubro. Para Aline Cristina Siqueira e Roni Martins, coordenadores da IAM na Região Episcopal Brasilândia (Arquidiocese de São Paulo), o tema vai ajudar na animação e promoção da Campanha Missionária; “as crianças e adolescentes voltaram empolgados, todos com novas idéias e com o ardor missionário renovado para trabalhar em seus grupos e comunidades”.

Com estas observações, a equipe decidiu manter sempre uma relação do tema a ser trabalhado no ERIM, com os temas das Campanhas da Fraternidade e Missionária.

Outro destaque apontado pela equipe foi a transmissão online realizada através do blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com). “Este foi o primeiro encontro da Infância Missionária transmitido via internet. Além do envolvimento com os presentes, mantemos um contato direto com outras crianças, jovens e famílias do Brasil e de outros países”. “A repercussão continuou durante a semana, em sites e jornais católicos. Não temos nem noção aonde o nosso encontro chegou, e ainda vamos colher muitos frutos” – apontaram, respectivamente, Rodrigo Alves Piatezzi e Felipe Gonçalves de Souza, coordenadores da IAM na Diocese de São Miguel Paulista.

Já Elisangela Rodrigues, coordenadora da IAM na Diocese de Limeira, enfatizou a escolha da diocese para a realização do 2º ERIM, a ser realizado entre os dias 20 a 22 de julho de 2012. “Para nós foi uma alegria imensa sabermos que vamos sediar o próximo ERIM e já estamos nos mobilizando para repetir essa experiência”.

A equipe ainda destacou o empenho e participação de todos os assessores. “Não podemos esquecer de cada paróquia e diocese que se esforçou para enviar as crianças e adolescentes e a todos que nos ajudaram na concretização deste encontro, na animação, nas oficinas, nos momentos de oração e aqueles que, mesmo não presentes, nos ajudaram financeiramente.” - reforçou Nádia Maria, que aproveitou a ocasião para estruturar a equipe estadual que hoje conta com cerca de vinte membros, oriundos da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses de Limeira, Santos, São Miguel Paulista e Taubaté.

Formação Permanente dos Assessores
Na reunião a equipe ainda preparou o Encontro de Formação para os Coordenadores Diocesanos da IAM que será realizado nos dias 12 a 14 de agosto, com assessoria do Secretário Nacional da IAM, Padre André Luiz de Negreiros.

São convidados os coordenadores e assessores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária e Juventude Missionária. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10, através do seguinte e-mail: nadia.iam@hotmail.com.

Equipe Regional da IAM - Regional Sul1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário