sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ÁFRICA/COSTA DO MARFIM - No país africano, a cada 36 horas uma criança sofre violência


Passado um ano da crise pós-eleitoral, na Costa do Marfim, foi registrado um total de 1.121 vítimas de violências sofridas por mulheres, meninos e meninas. Segundo o relatório "Vulnerabilidade, violência e graves violações dos direitos da infância. Relatório sobre o impacto da crise pós-eleitoral na tutela da infância na Costa do Marfim", publicado por Save the Children, Unicef e organizações locais que trabalham para a proteção dos menores, a cada 36 horas no país africano uma criança sofre violência.

O relatório reúne todos os casos de violações dos direitos registrados entre novembro de 2010 e setembro de 2011. Entre elas, mutilações, recrutamento ou uso de menores por parte de grupos armados, ataques a escolas e hospitais, violências sexuais, sequestro ou bloqueio das ajudas humanitárias para os menores. Entre os 1.121 casos registrados, 643 foram cometidos contra meninos e meninas, inclusive 182 casos de violência sexual. Segundo os dados, dois terços do total das vítimas são meninas, 60% das quais têm menos de 15 anos; 213 são casos de violência sexual; 45 de menores envolvidos em grupos armados; 79 menores mutilados ou feridos; 41 mortes infantis por arma de fogo, bombas, etc; 10 são casos de sequestros. Infelizmente, a maior parte dos casos não é registrada e, consequentemente, as violências são muito mais numerosas.

No relatório se evidencia um incremento significativo das violências entre os meses de março e abril deste ano, momento de máxima crise nas regiões mais atingidas pelos confrontos. A maior parte dos crimes permanece impunida e, não obstante se conheça a identidade dos autores de quase a metade dos crimes, foram realizados somente 52 processos. Muitos ainda têm medo de denunciar os culpados.

FONTE: Agência Fides - 07/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário