quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ÁFRICA/EGITO - "Passarei o Natal com os meninos do bairro dos coletores de lixo", disse Pe. Verdoscia




"Eu estou na loja, com os meus colaboradores, para escolher as roupas a serem distribuídas às crianças no dia de Natal"- disse à Agência Fides Pe. Luciano Verdoscia, missionário comboniano que trabalha há anos em Mansheya, o bairro dos coletores de lixo (chamados de "Zabbaleen"). "Eu e minha associação acompanhamos cerca de 650 crianças, dando-lhes uma educação e uma pequena ajuda financeira", explica o missionário.

Sobre a situação social do Egito, Pe. Luciano lembra que em 23 de dezembro, "realizou-se o protesto contra a violência contra as mulheres, que danificou a imagem do Exército. No dia 22, em outra praça no Cairo, realizou-se uma manifestação a favor do exército. No entanto, é bom ter em mente que o Exército tem uma força numérica considerável: basta dar ordens aos seus membros de enviarem suas famílias para as ruas e as ruas se enchem".

"A população está um pouco confusa", prossegue Pe. Luciano, "mas, ao mesmo tempo, as pessoas continuam suas atividades. O protesto está concentrado apenas em alguns lugares específicos, começando pela Praça Tahrir. Em suma, a situação é muito mais complexa do que parece. Agora desculpe-me, mas devo sair porque tenho de terminar de descarregar os pacotes", concluiu o missionário.

FONTE: Agência Fides - 23/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário