sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Avaliação marca início da Assembleia da IAM


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início à 16ª Assembleia Nacional de Coordenadores Estaduais da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O evento acontece na sede das POM, em Brasília, e reúne 25 participantes de todos os estados do país. Na tarde de hoje, 9, o diretor da entidade, padre Camilo Pauletti, falou aos participantes sobre a organização e dinâmicas do 3º Congresso Missionário Nacional de Palmas, que acontece em julho do próximo ano.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, relatou os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2011 e as diversas formações feitas pelo Brasil inteiro. De acordo com ele, a caminhada da JM está dando frutos por todo Brasil. O secretário lembrou que a Assembleia da JM será realizada no próximo fim de semana. Ano passado teve a participação de 23 coordenadores estaduais da Juventude Missionária. A previsão é que aumente este ano. “Foi um ano muito proveitoso de intensos trabalhos que resultaram em experiências bonitas por todo o nosso Brasil. As dificuldades existem, claro, mas sem elas nós não crescemos”, avaliou o ano padre Marcelo em sua exposição.

Para a coordenadora da IAM no estado do Amapá, Silvia Maria, que trabalha à frente da Obra há 16 anos, o encontro apresentou logo nesse primeiro dia de atividades que será proveitoso com possibilidades de aprendizado para todo o grupo. “Serão alguns poucos dias de estudo, formação e aprendizado com esse grupo. Este ano temos muitos rostos novos que já somam conosco na IAM do Brasil”, disse. Também está animada com o encontro a coordenadora no estado do Ceará, Arlane Markely. “Gostei das dinâmicas do encontro. A programação está bem organizada e os momentos de espiritualidade que teremos irão fazer bem a todo o grupo presente”, afirmou. “Um encontro como esse é importante porque passamos a perceber que não estamos sozinhos nas bases, mas sim numa rede de aprendizado e planejamento para que façamos um bom trabalho para a Infância e Adolescência Missionária”, pontuou Rudson Adriano, da diocese de Caxias do Sul (RS).

Ainda no período da tarde, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Sávio Corinaldesi, fez algumas considerações e informações sobre como andam as duas Obras que ele está à frente. Da mesma forma, também avaliou a caminhada em 2011 o secretário da IAM, padre André Luiz de Negreiros, ao falar dos encontros realizados ao longo do ano por todo o país.

O dia de atividades encerrou com um momento de oração ao redor da casa. Na manhã deste sábado, o ex-diretor das POM nos anos de 1989 e 1999, padre João Panazzolo, irá fazer o momento de espiritualidade do encontro. As atividades têm início a partir das 7h com a celebração da santa missa.

FONTE: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário