sábado, 10 de dezembro de 2011

AMÉRICA/BRASIL - 2013: Ano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil


Teve início, em 8 de dezembro, na sede nacional as Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, a 16ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que se concluirá no domingo 11 de dezembro. Segundo a nota enviada à Agência Fides pelas POM do Brasil, estão presentes 25 participantes representantes de todos os Estados do Brasil, excluídos Mato Grosso e Paraná. As atividades iniciaram ontem à noite com uma oração guiada por 30 crianças das IAM da Paróquia de São João Batista da Gama (DF), e depois o momento de acolhimento e apresentação dos participantes.

As conferências são confiadas a quatro sacerdotes das POM e ao Coordenador editorial das Edições - CNBB, Padre Valdeir dos Santos Goulart. A primeira manhã será dedicada à espiritualidade, guiada pelo ex-Diretor Nacional das POM (1989-1999), Padre Joao Panazzolo. Foram também convidados a participar o diretor executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), Padre Stefano Raschietti; a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Marian Abrósio; o Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha.

Estará presente o vencedora do Concurso de Desenho organizado pela IAM, Mayara Pinheiro Mendes, de 11 anos e sua mãe.

A dinâmica da Assembleia foi dividida em quatro fases, segundo a metodologia da IAM, ilustrada pelo Secretário Nacional da IAM, Padre André Luiz de Negreiros:"Na primeira parte (ver) se falará dos progressos que foram feitos, das dificuldades e esperanças. Na segunda parte (iluminar) se entra no momento da espiritualidade missionária, ou seja, si concentra no carisma da IAM. No agir, veremos o momento da formação e espiritualidade de ação no trabalho missionário e isto nos oferecerá uma base para a ação nas sedes estatais, regionais e diocesanas. Na parte do celebrar, teremos enfim espaço para a planificação de atividade da IAM para 2012". Padre André também anunciou que daqui a dois anos se celebrará o Ano da Infância e Adolescência Missionária no Brasil e o tema será tratado durante essa Assembleia.

FONTE: Agência Fides - 09/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário